segunda-feira, 8 de junho de 2009

O Ragnarök se aproxima...

Não, não é nenhuma propaganda do jogo online massivo com o nome de Ragnarok Online, muito menos de seu sucessor (que parece que não emplacou) Ragnarok 2. O assunto é realmente sobre a mitológica batalha entre os deuses nórdicos que cuminaria com o fim do mundo conhecido por eles.

No mito é narrado que os deuses, aesirs e vanirs liderados por Odin, irão enfrentar as forças malignas, que são gigantes, jotuns e monstros liderados por Loki. Esta batalha seria épica e vários outros eventos encadeados ao mesmo tempo, como Nidhogg, a cobra devoradora iria finalmente conseguir roer todas as raízes de Yggdrasil, a árvore do mundo, que sustenta os planos dos deuses, monstrons gigantes e dos humanos. Os sol e a lua também são consumidos pelos lobos que os perseguiam, Skoll e Hati. No final, tudo é consumido por uma enorme incêndio que acaba com tudo.

Este cenário é um tanto interessante quando comparamos com o nosso mundo que conhecemos. Nele nós vivemos reinantes como praticamente deuses, criando e destruindo o que bem entendemos. Já criamos vida fora de um corpo humano a tempos e recentemente conseguimos copiar um ser vivo, clonando-o. Basicamente somos deuses com poderes e principalmente consciência limitada.

Ontem, assistindo o Fantástico, que teve como motivação inicial o acidente do voo 447 da Air France que caiu no Atlântico para exibir os caminhos da correntes marítimas no quadro Forças da Natureza. Mas mostrou que o aquecimento global corre o risco de acontecer o que teria acontecido a milhões de atrás, antes mesmo dos dinossauros. Nessa época a Terra sofreu um aquecimento tão grande que levou ao efeito de aquecimento das águas, acabando com as correntes marítimas. Sem movimentação, os oceanos pararam de movimentar oxigênio e gerar vida, que pode final resultou na extinção de 90% dos seres vivos na época. Além disso mostrou que existe uma única e enorme corrente marítima que une todos os oceanos e que faz águas frias e quentes se movimentarem. Não teve como não lembrar do mito de Nidhogg quando exibiu-se como esta corrente estaria envolvendo o nosso planeta. Assim lembrei do Ragnarök...

Existem outra teorias de que o derretimento das geleiras dos pólos, além de elevar o nível do mar, também resultaria em redução da salinidade dos oceanos, atingindo as correntes marítimas. Estas influenciam efetivamente no clima do mundo, como o famoso El Niño, que é simplesmente aquecimento de uma zona de águas do pacífico. Quando ocorreu o já citado acidente do voo 447, um senhor entrevistado (acho que era um brigadeiro) no Jornal Hoje citou que muitas tempestades fortes tem ocorrido na região do equador, onde os aviões que cruzam de um hemisfério a outro precisam passar. Ele citou que o provável responsável seria o aquecimento global e com muitos fundamentos.

Ondas de calor onde não ocorriam, frio extremo como nunca antes registrado, tempestades mais e mais fortes, dentre outros fenômenos climáticos que não ocorriam com tanta frequência passaram a ser mais comuns são uma das faces do aquecimento global. Algo que a coisa de 10 anos se discutiam como se fosse ser sentido apenas para nossos filhos, agora está mostrando que o ser humano em sua prepotência de achar que conehce tudo simplemente subestimou a natureza e agora sente de fato os efeitos de políticas que ignoravam o problema de aquecimento global. Agora estamos tendo que correr atrás do prejuízo de ter ignorado tanta coisa por tanto tempo.

A Natureza como um sistema complexo e interligado como é não pode ser considerada de forma isolada. Esse tratamento de separar problemas ecológicos acabou resultando no que estamos vivendo e sabe-se lá como ficará o clima daqui a 10 anos se o ritmo de degradação irresponsável do planeta por parte do ser humano continuar como está. Poderá simplesmente resultar em um quadro irreversível onde teremos que saber como lidar com um mundo novo e totalmente diferente, passando a sermos refêm efetivamente da Natureza. Ou quem sabe o Ragnarök profeciado pelos nórdicos esteja se aproximando realmente...

Sorte do dia by orkut: Amigo é aquele que conhece e ama você como você é

4 comentários:

Anônimo disse...

Ragnarok 2? Tão famoso que eu nunca ouvi falar! XD~

Natália disse...

Olá!!
alguém que assiste fantástico, forças da natureza *-*
Eu vi essa matéria (na verdade, eu tento ver todoos os domingos, mais as vezes não da´).
Sim, não serão os Deuses que vão acabar com a vida na Terra e sim o próprio ser humano!!
Vamos dizer que estamos colhendo o que plantamos. hihihihi
essa mitologia que você citou é a mitologia nórdica (mitologias são tão legais, aprendi alguma coisa vendo CDZ)

que legal saber que você gosta de Star Wars, e meu filme favorito tbm é o império contra-ataca!! xD
é legal ver isso.. xD

O raganarok está cada vez mais perto
será que tem alguma chance de salvar o planeta?
acho que só quando os humanos deixarem de pensar que são deuses!!

falei demais como sempre!1 xD
bye bye

Chiizuda disse...

eu kero é ragnarok o jogooXDD

Hidekee disse...

>Anne:

Vc que é mal informada xD

>Naty:

Eu gosto desses quadros, que na verdade são uma das poucas coisas que se salvam no Fantástico, que está mais fraco a cada semana -_-'

Espero que dê tempo para salvar o planeta sim, pq senão o ser humano irá pagar pelos seus atos u.u~

E que bom que vc gosta de SW e O Império Contra-Ataca! \o/

>Chiizuda:

Poxa, não tem jogo aqui não *chuta* XDDD