domingo, 18 de outubro de 2009

Mulheres de armadura

Acima está um belo exemplo de uma armadura feminina, embora cubra só o busto e os ombros, mas já é uma proteção extra que o normal. Interessante notar que hoje em dia cada vez mais vemos personagens femininas em ficção que usam armaduras como cavaleiros, assim como a personagem Celia de Walkure Romanze, um jogo ainda não lançado da Ricotta, a mesma produtora de Princess Lover, de onde veio a personagem Sylvia mostrada acima. Mas a porque tantas mulheres vestindo armadura? Porque tanta gente gosta delas?

Eu não tenho bases científicas, apenas meu "achismo" mas posso imaginar uns detalhes interessantes. Primeiro que as mulheres com armadura geralmente são personagens fortes, não só fisicamente para aguentar o peso das vestimentas de guerra, mas também em personalidade. Geralmente se aproximam do padrão "mulher-macho" ou tsundere de ser, mas mesmo as mais femininas e doces, demonstram determinação e confiança.

Estes detalhes provavelmente são os que chamam atenção tanto em homens quanto em mulheres. Em homens por fugirem da ideia de princesa que espera seu príncipe encantado. A ideia de mulher-princesa não é vista com grande desejo pelos homens quanto a tempos atrás, gerando provavelmente a atração. E as mulheres pelo motivo óbvio de que elas representam a força que muitas mulheres queria ter em tais situações, já que após o movimento feministas poucas mulheres querem ser princesinhas esperando o príncipe encantado (embora saiba que ainda existam mulheres assim). Muitas destas personagens conseguem ser fortes e não perder a feminilidade dela. Algumas conseguem ainda ser elegantes, como Charlotte de Samurai Spirits.

Mas você deve estar se perguntando: tudo isso por conta de uma armadura? E eu respondo: sim! A armadura simboliza muito mais que uma mera proteção para batalha. Nas épocas em que eram usadas, seja no ocidente ou no oriente, eram trajes típicos de homens honrados e preparados para batalha. Notem que eram trajes de homens, exclusivamente homens. Quem ia a campo de batalha com armaduras eram os homens. Além de que armaduras bem trabalhadas era sinônimo que aquele homem não era um qualquer mas um braço armado do seu senhor, um cavaleiro ou análogo a ele, como os samurais que podemos fazer uma analogia bem básica para comparar. Portanto seria em muitas culturas um certo simbolismo de masculinidade e virilidade.

Aí entra a uma figura feminina e usa uma armadura que simbolizava toda a masculinidade do homem da época, isso significa a quebra do machismo, a conquista da mulher de seus direitos e acesso onde não tinha. Na história ocidental a maior referência disso é sem dúvida Joana D'Arc (ou Jeanne D'Arc ou Joan of Ard e variantes de seu nome). Ela teve uma profecia e um argumento religioso para acessar o direito de batalhar e comandar homens em uma guerra, mas ela representa exatamente uma mulher que vestiu armadura, lutou firme por seus direito e mesmo traída por quem lutou continuou firme em seus pensamentos. Não é coincidência que ela é a figura histórica que mais admiro e admirada por muitos também, chegando até a ser idolatrada após ser considerada santa. E no ocidente tem outras histórias de mulheres que usaram armadura e batalharam por seus direitos, seu país, sua família e suas convicções. Uma delas é Tomoe Gozen, mulher que se tornou samurai e lutava usando uma naginata. Estas só para ilustrar, pois há outras histórias de mulheres que ocuparam postos masculinos ao longo da história.

Enfim, mulheres de armadura sempre agradam e tem gente que tem certa admiração por esse tipo de personagem, como eu mesmo. Eu adoro personagens que fortes e decididas, que se usarem uma armadura e lutar mesmo, acaba me conquistando. Na ficção minhas favoritas são Teresa de Claymore, Agrias Oak de Final Fantasy Tactics e Saber de Fate/Stay Night. Gosto tanto deste tipo de personagem que coloquei a Celia do jogo citado no início no meu desktop atual. Acho que as personalidades e os simbolismos envolvidos que me atraem no final de contas, chegando a ser uma tara quase hahahahaha...

Sorte do dia by orkut: Envie uma mensagem para um velho amigo hoje

5 comentários:

Caio Blacksand Mellis disse...

Não curto muito quando a armadura é completa. De uma maneira, parece que tentam "ocultar" seu lado feminino ao invés de usar a favor em combate.

Prefiro quando a armadura se ajusta mais ao corpo e, em geral, não é feita de aço, pois a graciosidade e velocidade imperam nos movimentos.

Acho que o melhor exemplo do que tento ilustrar seria Xena, A Princesa Guerreira (série velha...).

Anônimo disse...

Mulheres de armadura, isso me lembra qualquer jogo RPG XD, e claro Ragnarok Online e Fate/Stay Night, mas de resto...

Legal o blog heim, se quiser visita o meu tambem, mas o meu ta mais só assunto sobre Touhou XD(alias encontrei esse blog atravez do google, pesquisando sobre touhou ehuehueh)

Hidekee disse...

>Blacksand:

Mas que coisa VELHA isso de Xena xD

Mas entendi o que queria passar, mas ainda prefiro algumas como armaduras de aço, como Charlotte de Samurai Spirits xD

>Reyd:

Saber! Nem coloquei ela aqui pq seria manjado demais, mas ela é uma das tops em minha preferência XD~~

Valeu, que bom que gostou do blog. Vou ver o seu tb cara o/

E Touhou é mto foda. Personagens carismáticas e dificuldade absurda hauhauhauhuahauhua...

Anônimo disse...

EU ADORO GAROTAS COM ARMADURA ERZA BRILHA ASSIM COMO TERESA DO SORRISO APARENTE E SABER CARA VC TEM OS MEUS PENSAMENTOS !!!!!

Anônimo disse...

Nossa,demais essa matéria! Não sei dizer se sou a única,mas concerteza umas das poucas a AMAREM ARMAS CLÁSSICAS E MEDIEVAIS,ALEM DE ARMADURAS LOL.Dificil achar materias a respeito de armaduras femininas e de modelos usados também.
Fico muito satisfeita com o rompimento de velhos costumes e opiniões,a mulher tem seu lado forte e nobre e nada melhor que mostrá-lo.Infelizmente a era medieval se foi,jamais voltará e a idealização com relação ao surgimento de uma nova era com mulheres guerreiras vestindo armaduras é uma utopia.Mas mesmo nos dias atuais...ja temos nossas armaduras...rsrs:) boa materia e bjus