segunda-feira, 13 de abril de 2009

Se deixando manipular

Aqueles que manipulam os outros em qualquer história é considerado o vilão ou no mínimo o mau carácter da história. Mas e quando as pessoas gostam de ser manipuladas?

Sério, não é algo estranho nem de qualquer história de teoria conspiratória, mas é fato que muitos seres humanos são sim preguiçosos e quanto menos trabalho para eles, melhor. Assim muitas pessoas se deixam ser manipuladas, mesmo sabendo disso, apenas para não terem trabalho de pensar!

Pode soar esquisito, mas é assim que funciona em muitos casos. Notem aqui mesmo no Rio de Janeiro. Está acontecendo hoje uma greve de trens, sendo que já houve greve de ônibus em 3 áreas do estado, sendo que ao que parece a que mais deu dor de cabeça foi a de semana passada na Baixada Fluminense e tudo indica que haverá outra essa semana.

Mas o que tem isso a ver com se deixar manipular? Simples: qual cidadão, sabendo da crise mundial que o mundo passa iria ficar exigindo 20% de aumento salarial? Com vários setores tendo empregados demitidos, como exigir aumento de salário?

É isso que os empregados das empresas de transportem exigem. Note que os valores são muito aproximados nas suas exigências e "coincidentemente" ocorre em um ano anterior a ano eleitoral. Que coisa hein?

Fora que com o que presenciei em meus anos de universidade e colégio é como as assembléias sindicais são muito bem manipuladas por um ou outro grupo político, fazendo suas graças, querendo usar uma categoria de massa de manobra para conseguir atingir seus objetivos políticos. Sei que muita gente vai se doer com tudo isso que estou declarando, mas sinceramente, marcar uma assembléia para decidir greve, a greve perder em votação e uma hora depois ter nova assembléia e assim ir até ao absurdo de 4 assembléias no mesmo dia dizer que é algo democrático é no mínimo uma piada. Eu presenciei essa palhaçada (não há termo melhor para descrever isso) e simplesmente porque foi uma decisão sindical, quem era contra e tinha votado na primeira assembléia teve que acatar.

O mais legal que dentre os que permaneciam em todas eram justamente aqueles que nem estavam aí para o trabalho que faziam e queriam mais era "tirar umas férias". Ou seja, se deixando ser usado por era vantajoso.

Não duvido nada que as greves atuais estejam correlacionadas de alguma forma, mas como estou a margem de movimentos políticos atuais no ramo sindical, fico só no achismo mesmo.

Mas isso foi apenas uma parte exemplificatória de pessoas que se deixam levar ou ser manipuladas. Há vários outros, desde de Movimento Sem Terra, que começou como algo legítimo mas logo virou massa de manobra política, a pessoas que votam em candidato B porque o A é tido como "candidato da zona sul".

Claro que nessa história de se deixar manobrar tem muita ignorância e sabemos que quanto mais ignorante uma pessoa, mais fácil de ser influenciar e manipular. Lógica utilizada largamente pelo regime militar no Brasil e utilizada até hoje em muitos outros lugares do mundo, além do Brasil também, mas aqui ela aparece de forma mais velada e com auxílio da mídia. Sempre é bom ter alguém que pense por você do que ter o trabalho de pensar sozinho né? Pelo menos é assimq ue muitos pensam...

Retornando para o exemplo das greves recentes, só para finalizar, nessa brincadeira toda, assim como as greves em universidades, quem se ferra bonito é a população que nada tem a ver com isso e só é usada de refém. Porque ninguém cumpre a determinação de que deve haver um percentual mínimo em movimento em caso de greve em sistemas essenciais para a população.

Sorte do dia by orkut: A pontualidade é a virtude dos entediados (mas se você for a uma entrevista de emprego, não se atrase)

Nenhum comentário: