segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Não jogue fora o seu voto!

No próximo fim de semana o Brasil estará elegendo um novo presidente, novos ou reeleger senadores (podendo votar em dois), deputados federais, deputados estaduais e governadores. Sei que muitos devem já ter seus candidatos e seguindo minha idéia de falar menos sobre política nessa época para não "fazer a cabeça" de ninguém, já que eu deixaria transparecer bem minhas idéias políticas aqui, acabei nem postando nada sobre política por aqui. Mas agora venho justamente falar com aqueles que não sabem em quem votar ou se pensam em anular ou votar em branco. Pensem muito antes de jogarem seu voto no lixo!

Há uma certa lenda que espalham nessa época, onde dizem que se vc anular o voto e todos fizerem a eleição será cancelada. É mentira! Durante o governo FHC tal possibilidade foi realmente tirada, e mesmo antes era algo contestável. Votar em branco, como o próprio nome diz, é dar carta branca para que os outros decidam por você. Durante um tempo atrás houve uma onda de "apolitização", onde pessoas se diziam muito entendidas e com certa pose de intelectuais diziam com o peito inflado que eram apolíticos! Ora, se vivemos em sociedade, nós somos por definição seres políticos. O único jeito real de você ser apolitizado é simplesmente se isolando em uma montanha e sendo um ermitão. Se não se isolar da sociedade, não tem como fugir da política. Isso é apenas uma mera ilusão criada para achar que não tem responsabilidade pelos erros ocorridos pelos políticos e assim só reclamar da vida política do país, não fazendo nada de efetivo para mudar o país de verdade.

Votar em branco ou nulo é simplesmente jogar fora o direito de escolher um representante para criar leis e administrar o seu estado e o seu país. O ponto é que quem tem noção política do poder do voto não o joga fora e pode, em casos extremos claro, sua vida daqui a 4 anos ser decidida por uma pequena minoria, caso a maioria pense em jogar o voto no lixo.

Querendo ou não, as nossas vidas são sim influenciadas pelas escolhas dos outros, já que vivemos em sociedade, mesmo quando há a mera ilusão de que as coisas só dependem de nós. E na política ocorre a melhor representação disto, pois a decisão de um grupo de deputados podem influenciar os demais e assim algo que por lógica técnica não teria sentido de ocorre. Daí porque você não escolheu o que melhor representa seus ideais e preferiu jogar o voto fora, uns deputados eleito por uma minoria, lançam uma proposta que vai previlegiar aquela minoria que o colocou no poder e você quem vai ser prejudicado por conta disso. Então posso dizer que quem pode votar e vota nulo ou em branco se nega a assumir a responsabilidade política mas sente na pele o resultado de sua omissão.

Por isso que reafirmo que pensem antes de votar. Se acharem que não há ninguém bom para votar, reanalise novamente todos os candidatos e escolha mesmo o "menos pior" dentre aqueles que estiverem diante de você. Pois mesmo usando esta lógica, você estará escolhendo o que mais se adequa a sua realidade e aos dos outros. Mas vale lembrar que a nossa responsabilidade não termina no voto. Apenas começa um processo de cobranças das promessas e das responsabilidades do candidato. E mesmo que não tenha elegido o que assumiu o poder, você e eu, todos nós, temos o direito de cobrar responsabilidades políticas. Então fiquemos atentos a isto, gravando em quem votou e nas promessas de quem foi eleito também. Lembrem-se disso.

Pensamento do dia: O presente não é um passado em potência, ele é o momento da escolha e da ação. Simone de Beauvoir

5 comentários:

Tinitta disse...

Pior que não adianta, vão jogar fora o voto ¬¬

Natália disse...

Pior que não adianta, vão jogar fora o voto ¬¬ [2]
acredita que no meu trabalho, quase todo mundo diz, vou votar em branco ou vou anular meu voto. Tudo bem que eles não tem estudo (a maioria só tem ensino médio, isso se tem ensino médio).
É o que o meu irmão disse. Eles só não podem reclamar de nada do governo nesses 4 anos, já que eles não participaram da escolha.
vou indo
beijos, até mais

Ichigo Fujiwara disse...

Eu tive que votar em branco no segundo senador pois... a lista de senadores era muito pequena, votei numa só. E trabalhei essas eleições *cry*

Hidekee disse...

@Tinitta:

Pior que eu sei disso ç_ç

@Naty:

Seu irmão tá certo. Povo sabe que nem conta-se os votos brancos e nulos, então é a mesma coisa que nada po! u_u

@Ichigo:

Ah, as listas de senadores por aqui tb tava fraca e acabei usando eleminação para escolher ç.ç'

wc disse...

não preocupam sobre politicos.
estão dentro dilma rousseff em pixiv com shermie(king of fighters oficial e king of fighters cultura brasileira disfarçada).