segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Animes da temporada de outubro

Como sempre, deixo para ver mais do que o primeiro episódio dos novos animes, ou pelo menos a maioria. Assim venho agora trazer a vocês um pequeno resumo dos animes que para mim se edetacaram, que são muitos, fazendo esta temporada muito boa em minha opinião, não só pela quantidade como também pela variedade e qualidade. Como são muitos, vou parar de papo-furado e vamos a um breve resumo dos animes que estão se destacando nesta temporada.

Bakuman - Um anime que era bem badalado antes de estreiar por vários motivos. Eu não lia o mangá e fui ver o anime sem grandes espectativas. Minha opinião até agora e que não deve mudar é que o anime é bom. Não dá para dizer mais do que isso, pois não há nada demais no anime em si. Conta a história de dois alunos que decidem ser mangaká, autor e/ou desenhista de mangá. Há muitas referências a mangás, citações e explicação de como a vida de um mangaká é complicada, bom para quem acha que esse meio é algo fácil e divertido. O anime segue sem grandes apelos, mas acho que essa simplicidade é o que faz prender a atenção no anime. Possuindo uma boa animação e diálogos interessantes mas dinâmicos, os pontos negativos que notei é a abertura chata, que me faz pular sempre, coisa rara quando assisto anime, e o protagonista, Mashiro Moritaka, e a garota que ele gosta não me agradarem, ainda mais que a garota que ele acha bonita eu particularmente acho bem feia. Estou vendo mais pelo personagem que lembra o Raito de Death Note, Tagaki Akito. Terá 25 episódios.

Star Driver - Um anime de mechas produzido pelo estúdio BONES, mesmo produtor de Eureka Seven e FMA. O que se espera disso? Bem, as espectativas eram enormes, mas eu era meio cético quanto a isso. Eu até agora, talvez por não ter grandes espectativas, estou até gostando do anime que é estremamente espalhafatoso, ou como dizem por aí, fabulous. O herói se entitula Ginga Bishounen, algo como "O Lindo Garoto Galático" ou similar. Seu mecha tem enfeites e usa poses de gosto duvidoso quanto a sua masculinidade. Mas mesmo assim é interessante de ver, pois o herói também é extremamente confiante em si e nas suas capacidades e faz tudo para defender a sua heroina. O "noivo" prometido da garota está sempre ao lado deles mas parece que terá grande importância na história do anime. Antes da estréia consideravam uma versão do BONES de Gurren-Lagann. Depois da estréia eu percebi que os elementos do anime sem noção da Gainax fica apenas pela semelhança dos mechas espalhafatosos e a determinação do herói. Só isso. A história e outros detalhes me lembram muito mais Utena e a série de jogos Persona. A produção é caprichada e como terão apenas 25 episódios, talvez desta vez BONES não faça sua típica queda de qualidade no meio da temporada...

Ore no Imouto ga Konnani Kawaii Wake ga Nai - Ou simplesmente Oreimo, já que o título é enorme mesmo. A tradução do título seria algo como "Minha irmãzinha não pode ser tão fofa". O anime é justamente sobre o que sugere: um irmão que descobre que sua irmã não é o demônio que imaginava antes. Ele descobre que por baixo da capa de uma provável idol, já que é popular no colégio e na cidade, faz campanhas publicitárias e posa em revistas, ela é na verdade uma otaku (ou para os mais chatos, otome) viciada em eroges e gosta de anime estilo Precure. O legal do anime é que além das referências e situações que qualquer otaku já passou, o mundo mostrado no anime é bem próximo da nossa realidade e muito mais da realidade dos japoneses, onde otaku ainda é algo visto com muito preconceito, especialmente entre os mais velhos, mas também entre jovens, já que ser otaku por lá pode significar realmente morte social. Portanto a irmã de Kyousuke, Kirino, precisa ocultar seus gostos inclusive da família conservadora. A animação e a dublagem são muito boas, além de que com apenas 12 episódios o anime não deverá ter queda de qualidade, mantendo o nível, mas depois dos altos e baixos de HOTD acho que não posso garantir muita coisa atualmente...

Super Robot Taisen OG: The Inspector - Anime que vem para retratar a série extremamente popular no Japão e com muitos fãs fora dele mas que até então teve a sua conversão para anime feita de forma desastrosa. Ao contrário da primeira série que foi muito ruim, esta logo de cara apresenta uma abertura cantada pelo Jam Project e feita com muita animação, mostrando muitos personagens. O anime em si começa sugerindo de cara a motivação da história, dando uma espectativa de como o enredo será desenvolvido. O primeiro episódio é ação do início ao fim. No segundo tem ação mas é só do meio par ao final, introduzindo cenas mais lights e com piadinhas esperadas, especialmente da Excellen, o que não é ruim para quem é fã da série e nem para quem gosta de anime de mecha, só sendo fator ruim para quem espera anime mais sério e tenso mesmo. A espectativa é que esse misto de momentos mais lights e ação se mantenha até o final da série. Com 26 episódios, prevejo muitas suspresas, pois o anime está tendo até agora a história contada de forma rápida.

Panty & Stocking with Garterbelt - Um anime que eu não dava NADA, mas nada mesmo. Fui ver apenas porque era um anime de comédia e feito pela GAINAX. Mas não é que o anime é BOM mesmo? Até o momento o anime tem proporcionado ótimas risadas e conseguiu em 3 episódios manter o nível do primeiro, mas sem repetir a fórmula inicial, coisa rara para um anime que segue o estilo mais cartoon de ser, como Meninas Super Poderosas, tendo 2 histórias por episódios. Embora não necessariamente desconexos, dá para aproveitar cada história de modo separado também, mais uma vez lembrando cartoon. O legal é que o humor é do estilo adult swin de ser, com muitas piadas adultas, muitas delas sexuais, mas sem apelar ne minha opinião. Panty & Stocking são anjas que precisam purificar Dante City de ghosts, espécie de pessoas que morreram com amargura no coração e passam a ser como demônios assombrando a cidade. Elas não fazem isso porque são boazinhas, mas porque precisam de moedas recebidas a cada eliminação de ghosts, enviando suas almas para os céus. Só com estas moedas elas poderão voltar ao céu. Estas irmãs angelicais são diferentes entre si, pois enquanto Stocking é uma gulosa viciada em doces, Panty é uma anja entregue à luxúria e que só pensa em sexo. Para ter ideia do nível dos inimigos que elas enfrentam, no primiero episódio elas enfrentam um ghost feito de merda que assombra os vasos sanitários! Terá 13 episódios de 25 min, resultando em 26 histórias curtas.

Kami nomi zo Shiru Sekai - Também conhecido como "The World God Only Knows", este anime mostra a vida de um otaku mudada com a chegada de uma garota especial. Até aí não difere muito de outros animes de harém, certo? Mas é justamente nos detalhes que o anime mostra todo seu potencial. O otaku em questão é Keima, um garoto que conquistou várias garotas na sua vida, mas todas de jogos! Ele é conhecido como o deus da conquista e por conta desta fama ele recebe vários emails de pedido de ajuda nos jogos. Entretanto ele recebe um email que parece um desafio, que acaba aceitando. Este é o contrato que ele assina com a enviada do inferno Elcea, e que agora será obrigado a conquistar garotas reais, caso contrário ele poderá literalmente perder a cabeça. A graça está que Keima não é um nerd bobão ou que fica fugindo ou chorando quando chega perto de uma garota. Ele simplesmente não se interessa pelo mundo real, pois o considera "um jogo chato", mas é esperto e sempre planeja suas ações. Mas o outro lado legal é que as garotas não são bobas. Isso é visto logo no primeiro episódio. Embora o anime mostre que há similaridades entre o mundo 2D e 3D, as garotas só irão se apaixonar por quem demonstre ser capaz de conquistá-las. Além destes detlahes que mudam o anime do patamar de mais um anime de harém, o anime conta com uma animação muito boa, traço bonito, dublagem de qualidade e a abertura que na minha opinião é a segunda melhor abertura da temporada. Embora não haja previsão de episódios, é suposto que sejam 13 apenas, pois uma segunda temporada já foi confirmada, logo devem seguir com temporadas de poucos episódios, um estilo que me agrada em geral na verdade.

Arakawa Under the Bridge x Bridge - Segunda temporada do anime do jovem filho de empresário Kou que vai viver debaixo da ponte com a garota que se entitula venusiana Nino e seus vizinhos excêntricos. Quem não gostou da primeira temporada nem chegue perto desta, pois quem gostou da primeira vai gostar dela, já que embora tenha visto apenas um episódio (fansubbers lentos!) eu gostei do que vi e senti que manterá o mesmo nível em tudo. Destaque com gostinho de novidade para mim foi a abertura que é simplesmente linda e com a música altamente agradável, que me deixa ouvir em loop por muito tempo, mesmo sendo com tamanho de TV. Na abertura há várias referências a Alice in Wonderland, com indicação dos casais sugeridos ou formados durante a primeira temporada. Suponho que terá 13 episódios, assim como a primeira temporada.

Otome Youkai Zakuro - Um anime que tem uma história interessante, pois se passa numa versão alternativa do Japão da Era Meiji (época da reforma japonesa e abertura para os estrangeiros), onde youkais e humanos convivem juntos. Entretanto esta convivência não é das mais amigáveis e o governo japonês decide criar um ministério para justamente tentar resolver este problema. Para isso ele designa 3 jovens militares para trabalharem e conviverem com 4 youkais (na verdade meia-youkais). A Zakuro no caso é a protagonista, uma garota que parece como uma humana comum, exceto pelas orelhas de gato. Ela luta para "purificar" os youkais enlouquecidos ou fora de controle e para isso conta com o encantamento das outras 3 companheiras, 2 sendo gêmeas, que fazem uma espécie de ritual com dança e cânticos usando galhos de cerejeiras. O traço do anime e algumas situações, como nos momentos em que o Tenente Agemaki querer ser bishounen com elas aparecer rosas ao lado de sua imagem cheia de brilhos, lembrarem muito Ouran HS. A dublagem me agradou bem, assim como a animação. Mesmo tendo visto apenas 1 episódio e não tendo previsão de quantos episódios terão (suponho que seja 24) eu gostei e devo acompanhar.

Hyakka Ryouran: Samurai Girls - Esse anime teve uma prévia antes mesmo da temporada começar e por este primeiro episódio que irei comentar aqui, já que ainda não vi o segundo que saiu a pouco tempo. Pelo que notei o anime consegue se diferenciar um pouco do que seria sua melhor e mais próxima referência: Queen's Blade. O anime de cara mostrou que tem história, mesmo não sendo nada complexo, mas tem e é interessante, pois se passa no Japão alternativo, onde o regime feudal não acabou e evoluiu até os tempos modernos seguindo este estilo de governo. As famílias famosas das histórias japonesas estão presentes, como Tokugawa, Hatori e etc. O anime contorna muito bem a censura imposta com efeitos de pincéis no estilo SFIV, não ficando assim uma censura tosca como ocorrem em muitos animes de apelo ecchi. Claro que o festival de ecchi está lá e não esperem algo profundo do anime, mas promete divertir nos seus 12 episódios, provavelmente substituindo o filão aberto por Queen's Blade.

Ainda há mais dois animes que pretendo ver, um deles sendo Iron Man, que baixei e dei uma olhada por alto, onde o que vi foi um anime com traço tendendo para o cartoon mas ficando feio por não ter identidade definida e tendo uma história confusa até o momento. Outro que quero ver é Shinrei Tantei Yakumo, que trata de um detetive sobrenatural com um dos olhos vermelho que permite ele ver e se comunicar com os espíritos. Infelizmente eu tive problemas para baixar o anime e meio que desanimei, mas depois vou baixar de novo e tentar ver, pois o estilo do anime promete me agradar.

Como puderam ver é uma temporada com boas sugestões e bem variada, indo de mechas a comédias com qualidades claras, mesmo quem não goste de um estilo ou outro. Negócio e ver quais irão sobreviver até o fim da temporada com o mesmo fôlego que iniciaram...

Pensamento do dia: A vida é a variedade. Assim como o paladar pede sabores diversos, assim a alma exige novas impressões. Coelho Neto

3 comentários:

Natália disse...

Olá!!
uau, quantos animes nessa temporada hein?
o único que eu meio que conheci (porque ja vi o nome em algum lugar) é Panty & Stocking with Garterbelt.
Eles fizeram uma imagem de Evangelion no estilo desse anime. Se você quiser dar uma olhada na imagem feita, é só ir no site da Henshin ^^
o que aconteceu para vocÊ ficar tantos dias sem postar?
beijos, até mais

Hidekee disse...

@Naty:

Sim, mtos animes bons e Panty & Stocking é BEM legal mesmo hauhahahuhau...

Poxa, fiquei sem postar por pura falta de tempo mesmo, pois está bem complicado para mim atualmente ç.ç'

Valeu mesmo e beijos =***

Mei Linwau disse...

hahah! sabia que não era a única achando a abertura de bakuman escrota demais! XD
já basta meu pai ouvindo esse tipo de música quando está bêbado xD

Oreimo não vi ainda, mas pela sua descrição, me lembrei de Nogizaka Haruka no Himitsu >O<// talvez eu veja

Ainda quero ver muitos animes dessa temporada, e pelo visto vou ter tempo pra aproveitar, já que a próxima parece só ter 2 animes interessantes~