sábado, 26 de junho de 2010

Angel Beats & Durarara!!

Hoje fiquei órfão de dois animes que estava acompanhando e gostei muito de ambos e os recomendo muitíssimo: Angel Beats e Durarara!!

Começando por Durarara!!, o anime que tem o nome estranho mas que no fundo é uma onomatopéia em japonês para uma moto acelerando e fazendo "Drrrrr!!". O anime tem a proposta de mostrar a vida de vários personagens no distrito de Ikebukuro na cidade de Tóquio. As histórias pessoais dos personagens vão se cruzando conforme se desenvolvem. Mas podemos considerar aqui dois ou três arcos tratados. Até um terço do anime tratamos de uma simples introdução dos vários personagens, com depois mostrando até pouco mais da metade o desenrolar da Celty, uma Duhallan, uma cavaleira sem cabeça, que vaga pelo distrito na forma de uma motoqueira negra, em uma moto negra que ao acelerar dispara sons de cavalo, e o envolvimento de uma "gangue" diferente das outras que habitam o local, pois ao contrário das demais por não usar nenhuma cor para identificá-la, considerando assim este grupo chamado Dollars como "incolor". O último arco é em decorrência do primeiro e não posso falar muito para não dar margem a spoiler sem querer.

Só afirmo que a vida vai desenrolando ao longo do anime de forma natural. No final das contas percebemos que cada um dos personagens ali retratados tem sempre uma coisa estranha e única mas ao mesmo tempo uma coisa tão comum que faz com que acabamos nos identificando com algum deles. Isso faz do autor da obra, Ryohgo Narita, o mesmo de Baccano!, um sujeito com talento impecável. O anime mostra que mesmo em meio a algumas estranhezas e coisas incomuns, no geral todos tem suas vidas normais quando se olha no aspecto geral. E assim a vida vai seguindo e nós vamos vivendo. Ou seja, um anime de dia a dia mas sem cair na mesmice da vida, pois reúne elementos pontualmente incomuns, já que não é em qualquer lugar que uma motoqueira sem cabeça, um homem que pode arremessar uma máquina de refrigerantes a metros de altura só com as mãos, um médico ilegal do submundo e alguns estudantes de colegial convivem pacificamente (ou nem tanto) diariamente... Durarara!! ainda apresenta um final dígno do anime inteiro e é um grande concorrente ao anime do ano, coisa que duvido que os animes que virão este ano possam superar.

O segundo anime é Angel Beats, um anime que sinceramente, me conquistou aos poucos. Tanto que conforme ia atualizando no meu MAL o anime ia aos poucos subindo de nota. Começou com mero 7 para fechar com um ótimo 10 (sou generoso mesmo quando gosto muito de um anime). O anime tem um traço que muitos estranham e outros sentem um ar de "já vi isso antes", especialmente se já viu Suzumiya Haruri, pois o traço é praticamente o mesmo, não por coincidência, pois boa parte da equipe trabalhou no anime da Suzumiya. O jeito da Yuri (Yurippe carinhosmente chamada pelos colegas) lembra um pouco a Suzumiya, daí muitos consideravam que Angel Beats deveria ser algo similar, coisa que nunca foi proposto na verdade. O anime sim faz referências a Suzumiya e a outros animes e jogos pops, mas de modo meio discreto e em forma de paródia. Isso o fez ficar leve de início. Entretanto com o desenrolar da trama é notado que o plot é mais tenso e complexo do que se pensava. Isso me cativou a cada momento e chegou ao auge de me deixar mais ansioso para ver o próximo episódio do que Arakawa, que começou sendo o meu anime top desta temporada, para ter idéia.

O anime conta a história de Otonashi que ao morrer vai parar em uma escola no outro mundo. Lá é advertido por Yuri, líder de um grupo que luta para enfrentar Deus e seu destino, que ele deve ter cuidado com a representante de classe que é um anjo. Nesse momento ele vai falar com a tal anjo e é surpreendido por uma adaga que cresce na mão dela e atravessa o peito. Assim ele percebe que, ao acordar no dia seguinte, que ele não poderia morrer naquele mundo, pois já estava morto. Mas ele não tem memórias de sua vida no nosso mundo e assim entra na brigada liderada por Yuri, onde eles devem ser os alunos maus para que não sejam apagados por seguir a rotina da escola. O anime desenrola com combates bizarros entre os alunos equipados com armamento pesado lutando contra a tal anjo. Isso tudo misturado com músicas de qualidade produzidas pela banda fictícia do anime denominada Girls Dead Monster, banda esta que já lançou 3 singles em nosso mundo real. Inicialmente achei o anime estava abaixo do esperado pela equipe, mas simplesmente acabei amando o anime e o final é belo, emocionante, triste mas animador ao mesmo tempo. Não posso dizer muito mas dá a sensação de valorização da vida e das pequenas coisas no final das contas.

Interessante que no aspecto final, ambos animes tem algo em comum, pois mostram que a vida é simples e bela como é. Coisas incomuns acontecem sempre mas não é isso que fa a nossas vidas serem mais ou menos importantes, pois todos tem mesmo valor no final. Belas mensagens passadas de modo totalmente diferente e único por belos animes. E agora sigo esperando por outros animes de qualidade como estes para superar minha orfandade animesca temporária...

Pensamento do dia: A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos. Charles Chaplin

sábado, 19 de junho de 2010

Cosmic Break

Bem, primeiramente alteri o layout do blog novamente, colocando agora o tema com a Luka, minha Vocaloid favorita. Issa alteração foi porque agora estou entendendo melhor como este template escolhido funciona e que ouvi reclamações sobre o layout anterior, especialmente pela cor e pela bunda da C.C. no banner. Para não ficar desagradável a ninguém foi feita a mudança. Espero que gostem desse novo tema.

Indo ao que interessa... Semana passada eu baixei o jogo chamado Cosmic Break. Entrou em Open Beta Test (OBT) recentemente e o jogo que me chamou a atenção apenas pela pura curiosidade, já que ele tem um instalador menor do que 450 Mb, coisa rada hoje em dia, acabei descobrindo um dos jogos mais divertidos online que já joguei!

Eu creio que o jogo errou um pouco na propaganda, pois anunciava um shooter online em terceira pessoa, no melhor estilo GUNZ e S4 League, mas controlando robos moe. Tudo bem que realmente os primeiros robos que recebemos são como garotas, com a Crimrose tendo peitos claramente grandes e expostos, mas só ver personagens gostosinhas da cintura para cima em um gráfico simples, quase ultrapassado que lembra em alguns momentos lego, não é o que motiva alguém a jogar além de o teste de curiosidade. Talvez seja justamente esse o foco, chamar pela curiosidade, mas creio que ao mesmo tempo isso afasta alguns jogadores em potencial.

O jogo em si tem essas personagens moe sim, robos bem no estilo garotas bonitinhas e charmosas de anime, onde você escolhe dentre 3 tipos iniciais, air (que voa), land (que atoa no solo) ou artillery. (que dispara mísseis em geral). Escolhi a air para poder voar e atirar, pois me chamou atenção isso. Após isso você escolha a Union a que irá pertencer, uma espécie de nação com a qual há guerras territoriais nos canais. São 3 Unions ao todo, DOZ, BRD e WIZ. Eu escolhi a última. Logo em seguida vem um tutorial bem legal até, para então entrar na área de sua Union e lá participar da guerra, encarando outros jogadores em salas.

Até a parte da guerra existem cenas animadas explicando a história do jogo. E esse shooter se diferencia dos demais justamente pela história de fundo, pois saindo da área da Union para o Ground Area, é possível encarar missions em conjunto, como um jogo em party mesmo. E ainda há quests na Counter Area, que você vai encarando inimigos infinitos em uma determinada área afim de achar itens para o NPC que pediu. Esses dois modos podem ainda serem jogados no sozinho, bastando escolher solo quando cria-se uma nova sala na área de missions ou quests.

Além de ter esse charme especial, o jogo tem uma grande variedade de personagens a jogar. Primeiramente você escolhe um time com o qual vai participar das batalhas ou missões, com 3 robos, incluindo o primeiro com o qual se anda na área comum. Para mudar o personagem com o qual está andando basta mudar o primeiro do time, chamado de commando. Existem robos pequenos, médios e grandes, cada um com um estilo de vantagens e desvantagens. Tendo os 3 tipos citados disponíveis mais o tipo support, uma espécie de healler.

E esta variedade é completada com a grande possibilidade de costumização, comprando partes para os robos, melhorando-os, podendo pintar as partes como quiser e o melhor: pode-se editar o sprite do robo ou mesmo alterar os polígonos que montam o robo. Para ter idéia, é possível ter um Gundam no jogo, simplesmente pegando um robo grande e alterando seus polígonos de forma a cabeça, principal característica dos Gundams, ter a forma do Gundam Wing por exemplo.

O jogo ainda sofre de lags constantes, especialmente quando tem evento, mas como tem pouco tempo de OBT, creio que será devidamente contornado futuramente. Assim fica uma boa dica de jogo para quem quiser ter um para passa tempo. E nas duas últimas imagens são wallpapers de 1920x1200 de resolução que fiz recentemente. Bastam clicar nelas para ver em tamanho real. As demais imagens são de 800x600 tamanho, também só bastando clicar nelas.

Pensamento do dia: Nunca me preocupo com o futuro... muito em breve, ele virá. Albert Einstein

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Novo layout!

Depois de um bom tempo, um ano e meio praticamente, usando o layout anterior, aproveitei que o blogspot colocou como oficial o que vinha sendo testado como beta, a aba design. Assim após criar um blog de teste acabei vendo qual seria o melhor tema.

Como um similar ao anterior ficou complicado, cheguei a testar um com as personagens do jogo Cosmic Break, mas como é algo bem específico e as cores padrões seriam em tons de azul, achei melhor procurar outro tema. Depois de muito procurar decidi criar esse da C.C. de Code Geass, com participação especial do Lelouch em uma cena de beijo.

Tentei me preocupar em colocar o layout que ficasse bom para reoluções pequenas (1024x768) a resoluções maiores (1920x1200), embora pelo tamanho do layout, mantendo as larguras anteriores, creio que quanto maior a resolução mais vazio será o blog. Mas como estão acostumados com o layout anterior, então não haverá muitos problemas de adaptação.

E por falar em imagens, agora deverei parar definitivamente com as com transparência, já que o fundo será sempre branco e fica sem sentido manter isso. Assim poderei usar normalmente o Flickr, pois recentemente, ao tentar enviar png para lá e era convertido em jpg.

Espero que gostem e caso o fundo não apareça depois de um tempo me avisem comentando, pois tive que hospedar no ImageShack porque o Picasa não suportava resolução tão grande. Caso de problema terei que criar uma conta especial para o blog no photobucket. Essa postagem não teve imagem para justamente maximizar a impressão do novo layout!

Pensamento do dia: A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro. John Kennedy

sábado, 12 de junho de 2010

A política do cada um por si e a corrida presidencial

Esta semana o senado, em concordância com o que foi aprovado na câmara anteriormente, aprovou as regras que mudam drasticamente a distribuição do dinheiro vindo da exploração do petróleo, os chamados royalties. O ponto polêmico e infundado dos senhores políticos é que eles alteraram dinheiro e repasse de campos de petróleo já licitados e com acordos firmados, coisa essa que em minha concepção fere claramente a idéia de direito adquirido defendido em nossa constituição. O que já foi firmado não deve ser mudado para justamente garantir a execução e os recursos planejados com regras anteriores.

No entanto os nossos políticos "maravilhosos" simplesmente ignoraram isso e votaram uma mudança na lei que, segundo eles, vai melhorar a distribuição de recursos no país. Claro que isso é uma grande falácia! O dinheiro que será dividido será muito pouco relevante, pois ele será diluído em vários municípios e estados, além do fato da já conhecida corrupção que irá parar esse dinheiro bem antes de ser aplicado. Logo o cidadão que está sendo enganado pelos políticos nesse discurso de criador de gado, sequer sentirá melhoria de vida devido a esse dinheiro. Em busca de alimentar seus currais eleitorais, os políticos esqueceram de partidos e ideologias para simplesmente seguir a lógica do cada um por si. Uma lástima...

Vamos agora a fatos claros. Se houver um vazamento de petróleo na baía de Campos, não será o estado do deputado Ibsen Pinheiro ou do senador Pedro Simon que será afetado mas sim o estado do Rio de Janeiro. O mesmo ocorrerá se houver vazamento no Espírito Santo. Então, para justamente cobrir essa eterna ameaça ecológica que existe a distribuição dos royalties. Não é uma distorção no sistema de exploração, mas sim algo previsto, como bem explicou um especialista da Petrobrás em uma entrevista a meses atrás, mas como tudo aqui no Brasil, nessas horas os senhores do legislativo estão pouco se importando com a opinião de quem realmente conhece o assunto e só querem saber de levar mais grana para o bolso ou para seus currais eleitorais, pois garante uma base eleitoral futura. No final estão pouco se importando com o que isso irá fazer com o resto do país e suas consequências...

Uma das consequências que noto é que a Câmara e o Senado simplesmente oficializaram que o que você conquistou e firmou no passado não vale NADA! Eles podem chegar e alterar o direito adiquirido e pronto. Se duas unidades da federação tiveram seus acordos firmados ignorados, quem dirá um mero funcionário público? Ou mesmo uma categoria de trabalhadores que "não tem importância" para a concepção deles. Espero que isso chegue até o judiciário e este determine que tais mudanças são inconstitucionais, pois se passar será um precedente perigoso para a democaracia do nosso país em médio e longo prazo. Resta uma esperança de ainda ser uma grande jogada política, pois sabem que o Lula irá (será mesmo?) vetar o projeto. Mesmo que ele não entre em vigor, os políticos com pouca vergonha irão dizer que tentaram levar mais recursos para seus estados e municípios... Maravilha esta política do cada um por si!

E hoje tivemos as convenções dos partidos, onde a maioria escolheu oficialmente seus candidatos. Agora iremos ver a real corrida presidencial, pois até agora nada era oficial, mas a notar pelos "escândalos" recentes, sejam eles reais ou não, a coisa vai ser feia. Espero que o mínimo de compostura exista, pois ver baixaria não ajuda a imagem de ninguém.

Mas voltando a corrida, é interessante como as coisas são feitas. Houveram candidatos definidos pelo PT e outros partidos, mas somente o do PSDB teve sua história de vida contada no Jornal Nacional. É claramente a preferência da Globo pelo partido do FHC, mas achei que eles tinham encontrado um ponto de equilíbrio, mas hoje novamente vi que nada mudou. O mesmo ocorreu sobre o candidato do PV, que embora eu simpatize com ele e por suas idéias, só em saber que o partido irá se aliar ao DEM e ao PSDB me desmotivou a votar nele.

Por que estou falando de não gostar do PSDB e do DEM? Simples. A política aplicada pelo PSDB durante o governo FHC foi uma das piores já vistas para educação e ciência, área com a qual sou intimamente ligado devido a minha formação. Eu vi e senti o que é ter por 8 anos bolsas e recursos congelados e a cada ano o orçamento sendo mais e mais reduzido. Um governo onde o oficialmente se admitia que era melhor comprar tecnologia a desenvolver uma própria para mim não presta. Por isso que qualquer candidato dos neoliberais do PSDB eu repudio. E sobre o DEM, bem, é o partido do Arruda e dos deputados envolvidos no escândalo de Brasília. Fora que vieram mais e mais denúncias na mídia sobre esse partido e sinceramente não confio nada.

Por pura exclusão vão sobrando a desconhecida candidata do PT, partido que tenho simpatia mas que tem muitos problemas e divisões internas para meu gosto, e a já conhecida do PV mas que demonstrou imaturidade na eleição anterior e o partido tem uma ideologia clara em alguns pontos mas obscura em outros. Negócio agora é acompanhar as eleições e não se prender apenas em propaganda e promessas de campanha. Prometer qualquer um faz. Cumprir poucos fazem...

Nesse pensamento que quero que cada um que está perdendo 2 horas de sua vida para ver jogo da seleção brasileira do outro lado do Atlântico, algo que na prática não acrescenta NADA em nossa vida, possa pelo menos investir uma vez por semana o seu tempo em propaganda política e em ler jornais sobre seus candidatos ou prováveis candidatos. Eu irei fazer isso, pois sei o valor que meu voto tem para não só o meu futuro mas o futuro da próxima geração, possivelmente meus filhos e sobrinhos, quem sabe. Não é por um pedaço de carne ou uma cara bonitinha que irei trocar o meu voto. Meu futuro é muito mais valioso que isso e o de cada um de vocês também.
Para finalizar, se você discorda de tudo que escrevi aqui, ótimo, pois aqui é minha opinião pessoal mesmo e não sou e nem pretendo ser o dono da verdade. Mas apenas reflita nas suas convicções de discordar das minhas. O mesmo para quem concordar também. Assim como não quero que votem em alguém porque a Globo ou a Band disse que ele é bom, não quero que votem em alguém só porque eu disse também. Parem e reflitam em suas convicções. O nosso voto será definido desde já!

Pensamento do dia: A política tem a sua fonte na perversidade e não na grandeza do espírito humano. Voltaire

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Durarara!! OP2 e ED2

Sabe quando você ouve uma música empolgante em uma abertura ou encerramento de algum anime e quando a pega ela completa a música não é muito empolgante? Aconteceu comigo isso com a primeira OP de Durarara!!, pois ela no TV size era perfeita mas completa não empolgava tanto. Caso similar aconteceu com a ED de K-On! (primeira temporada), que era muito maravilhosa no TV size mas completa parecia perder o fôlego no meio... O primeiro encerramento de Durarara!! por sua vez mantinha a beleza, e até achei que ficou melhor completa que no tamanho da TV. E é essa a grande notícia sobre a OP2 e a ED2 de Durarara!!

A música da segunda abertura de Durarara!! não agradou a muitos quando mudou, mas acho que era mais porque estavam acostumados com a primeira que era maravilhosa. Eu por outro lado gostei das cenas, pois mostrava que a fase da "inocência" estava acabando no anime, como era esperado pelo desenrolar dos acontecimentos. Mas a música também me agradou. Eu estava até ansioso para ouví-la completa, mas me surpreendi com a música. Ela completa é muito boa, com uma ótima introdução, a música se desenvolve sem perder em momento algum o fôlego. É tão boa que fiquei ouvindo em loop por um bom tempo. E o mais legal que as outras músicas do single são igualmente boas. Ou seja, um ótimo single dos ROOKiEZ is PUNK'D, banda que nem conhecia mas gostei muito mesmo. Altamente recomendado mesmo que você não goste do anime.

O single do segundo encerramento é igualmente bom, sendo que a segunda música dele, Connection, é um estilo diferente da Butterfly mas não é ruim, mas não é do mesmo nível (pelo menos para mim) da música do segundo encerramento do anime. Esta sim tem um estilo agradável de ouvir em loop também, pois não desanima depois do trecho que mostra no anime. O nome da banda, On/Off, é estranho mas eles cantam bem. Novamente para mim são desconhecidos, já que fizeram trabalho apenas nas OP's de Vampire Knight e este anime simplesmente não me interessou, logo nem os ouvi antes mesmo.

Comparativamente, o single da OP2 me agradou mais que o da ED2, especialmente que prefiro a OP2 a ED2, mas ambos são bons singles e podem ser baixados clicando nas imagens das capas. Baixei ambos singles pelo blog Metanorn, o qual acompanho e está no menu lateral deste blog. Coloquei o link fornecido nele para o mediafire, mas caso não funcione ou esteja off, visitem o blog que lá tem mais, pelo menos a da ED2 tem.
E para finalizar, Durarara!! na reta final e sem perder ritmo desde o início para mim tem tudo para ser o anime do ano. Vamos esperar até o final de 2010 mas creio que seja muito difícil mesmo ter um anime melhor que essa obra prima. E fiquei fã do autor, pois já adorava Baccano! e Drrr!! demonstra que o cara é ótimo!

Pensamento do dia: Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música. Aldous Huxley