segunda-feira, 26 de julho de 2010

Disciples III Renaissance

Disciples III Renaissance é um jogo que baixei de curioso, pois havia testado King's Bounty: Armored Princess e gostei, mas este seguia a filosofia de Heroes of Might and Magic (também bem conhecido como HoMM), onde os personagens de seu grupo são tropas que sempre vão morrendo, pois o HP é como se fosse o número de integrantes em cada tropa e o herói nunca fica no campo de batalha, só agindo com magias, buffs e chamando um pet, caso tenha, para auxiliar seu exército.

Já em Disciples 3 o jogador tem um herói também, mas esse participa efetivamente da batalha, ao contrário do estilo dos outros dois jogos comentados. Além disso cada integrante de seu grupo é efetivamente um personagem e não uma tropa. Assim ele tem HP, mana e pode evoluir. O herói ainda pode ser equipado e só ele, mas isso auxilia no efeito do grupo também. É permitido também recrutar novos heróis, dentro de 4 tipos que seguem a lógica de guerreiro, mago, arqueiro e ladino. Cada grupo de herói pode ser preenchido com personagens tipo "soldados", que além das classes citadas, tem o clérigo, que é puramente suporte.

A história do jogo é em torno de uma disputa entre 3 grupos que representam 3 raças distintas, com seus deuses e discípulos lutando entre si, dando fim a uma trégua que teve uma breve duração. Temos assim o Império dos humanos, a Legião dos demônios e a Aliança dos elfos. Cada um tem um personagem protagonista na campanha, que seria o "story mode" do jogo. Mas além dos protagonistas, que tem uma história a ser seguida, o jogador ainda pode convocar outros heróis para lutarem ao seu lado, como já citado antes, podendo renomeá-los e ir equipando-os de igual modo. Também é possível liberar novas construções no seu castelo, pois sem elas seus personagens não podem evoluir, comprar itens e aprender magias, estas disponíveis a todos os perosnagens do grupo. Valendo lembrar que mesmo na campanha do personagem, as outras facções estão se movendo e você precisará defender seu território também, além de expandí-lo. Como ainda estou no que seria o primeiro capítulo (me falta tempo livre na verdade) não sei precisar se há sidequests ou não, mas imagino que haja, para não deixar o jogo tão linear e ter a chance de evoluir tantos personagens que podemos ter disponíveis.

Além do modo campanha, tem outros modos individuais para passar tempo e o versus, onde você pode jogar com outro amigo no mesmo computador, onde ao final do turno o outro vai e move as peças, como um jogo de xadrez. Claro que pode-se definir enfrentar a máquina caso não tenha ninguém para jogar com você. Ao que parece pode-se editar mapa mas nem vi direito ainda isso. É previsto o modo multiplayer mas o jogo atual não permite, esperando assim um patch a ser liberado pela Akella, a produtora do jogo.

Apresentando uma bela arte, com um 3D que realmente fascina por ser simples e ao mesmo tempo num estilo que agrada. Os tons de cores dão um ar sério ao jogo, diferindo em muito os jogos da série HoMM e King's Bounty, já citados, por estes serem sempre bem coloridos. Gostei tanto da arte que estou a usar o wallpaper (levemente editado) da maga elfa de alto nível como wallpaper no meu notebook. Abaixo um vídeo com o gameplay do jogo e alguns personagens presentes. A duração é de 6:20 min. e vale a pena quem não conhece mas gosta do gênero de estratégia dar uma olhada.


O jogo é fácil de ser achado na internet para download, seja por torrent ou por link direto. Ao todo consiste em 7.5 Gb, e requer placa de vídeo 3D que ele reconheça (o meu notebook infelizmente não tem uma placa de vídeo padrão e o desgraçado não a reconhece, o mesmo que ocorre com alguns jogos offline como NWN 1 e 2, infelizmente, já que os online eles tem uma gama maior de placas de vídeo reconhecidas e se não tiver baixam algo na atualização). Se forem baixar, procurem pela versão "ViTALiTY" do jogo que é a que baixei e estou jogando, logo sei que funciona bem sem dor de cabeça. Claro que recomendo quem puder comprar, pois vale a pena.

Para mais informações, acessem esse este link. O pessoal desse site, o Game Vicio, está com um interessante trabalho de tradução do jogo para português brasileiro. Quem sabe ajude quem tem dificuldade com inglês e assim popularize mais o jogo? Acho esse tipo de iniciativa interessante.

Pensamento do dia: A conquista da liberdade é algo que faz tanta poeira, que por medo da bagunça, preferimos, normalmente, optar pela arrumação. Carlos Drummond de Andrade

domingo, 18 de julho de 2010

Animes da temporada de julho

Demorou mas aqui estou de volta. Mais de duas semanas sem postar devido a correria com a tese. Além disso a falta de quando parava para pensar em algo para postar decentemente. E como também demorei a ver alguns animes, acabei adiando esta postagem mas agora que consegui ver 1 dos que pretendia posso fazer um pequeno apanhado dos animes desta temporada e comentá-los, até porque não tem nenhum da temporada anterior que esteja acompanhando com afinco, só mesmo K-On!! que vejo vez ou outro uns acumulados mas não é nada de querer ver logo o próximo episódio... E nesta temporada temos muitos animes interessantes, vejam só...

High School of the Dead - Este anime é apontados por muitos forte candidato a ser o melhor do ano, e pode ser. O anime é muito bem feito graficamente e tecnicamente. Além disso a história é boa (eu lia o mangá e gostava, só parei para não ficar muito bitolado e acabar não curtindo o anime quando soube que ele seria exibido), com muita ação e personagens interessantes. Claro que o lado ecchi conta como grande apelo, já que muitos adoram ver personagens com várias curvas e seios enormes ficando com poses indiscretas e sugestivas, além de eventualmente terem suas roupas rasgadas por zumbis. Mas o anime não se resume apenas a um ecchi com aventura, já que existe um certo aprofundamento na construção dos personagens. Além disso, filmes e histórias de zumbis sempre tem um lado sensual apelativo, ficando até aceitável o ecchi mesmo para quem não curte. Basicamente contando a história de um grupos de estudantes que um belo dia como outro qualquer a escola é atacada por zumbis no estilo Resident Evil, onde quem é mordido pelos monstros acaba infectado e em poucos minutos morre para virar um novo zumbi. Nisso eles devem sobreviver em meio a esse caos que não se resume somente à escola onde estavam. Produzido pela MADHOUSE, o anime tem alta qualidade e é sem dúvida o destaque da temporada.

Ookami-san to Shichinin no Nakama-tachi - Um anime produzido pela mesma equipe de Toradora! com a protagonista lembrando em muito a Taiga em muitos aspectos físicos (exceto pela altura) com alguma coisa do Ryuuji. Pronto, o suficiente para muitos acharem que é mais uma espécie de cópia do primeiro. Claro que não! Baseado também em uma light novel japonesa, o anime conta a vida de Ookami Ryouko, uma aluna de um colégio onde tem um clube do qual ela faz parte: Otogi Bank. Esse clube serve com um banco mesmo, mas onde a moeda são favores. Eles resolvem problemas daqueles que os procuram, fazendo favores, e em troca a pessoa irá prestar um favor de igual tamanho quando o clube necessitar. Todos os personagens são inspirados em contos de fadas do mundo inteiro, desde o clássico ociedental "Chapeuzinho Vermelho", representados pela Ookami, sua amiga Ringo e novato no clube Morino, até contos asiáticos. Mas o grande destaque fica para a narradora do anime. Sim, como e em qualquer conto de fadas tem um narrador, aqui narradora, que sempre que pode sacaneia a Ookami, que parece ouvir as piadas que ela faz. Um bom anime para rir e se divertir sem dúvida e que tem grande potencial para se destacar na temporada.

The Legend of the Legendary Heroes - Não é nenhuma doideira, este é o nome oficial do anime, claro que em japonês (Densetsu no Yūsha no Densetsu). Basicamente é um anime que trás a idéia clássica de animes de aventura em um mundo de fantasia medieval, estilo clássicos como Slayers. Aqui o mundo é mais realista dentro do possível, com certo tom de comédia em alguns momentos. O primeiro episódio foi bem engraçado mas o segundo já mostrou que o anime tem uma boa história por trás de tudo isso. Em um mundo onde houveram demônios que dominavam os humanos a séculos atrás, surgiram heróis, os tais heróis lendários, que lutaram e derrotaram os inimigos da sociedade, mas estranhamente também sumiram depois disso. Havendo lendas de relíquias deixadas por eles, o anime se foca em pessoas buscando por tais relíquias. O protagonista é um mago que possui um poder que lembra a versão mágica do sharingan, chamado Lyner. Ele é acompanhado pela sua amiga, guarda-costas e viciada em dangos (doces japoneses) Eris. Mas para mim o destaque é para o terceiro personagem do anime, Shion Astarl, conhecido como Rei Herói, pois ele tendo sangue plebeu chegou a ser rei e é idolatrado pelo povo e, claro, tem muitos inimigos na nobreza. Ele é realmente carismático e não cai na mesmice de muitos personagens que tendem a ser bonzinhos mas ficam piegas. O episódio 2 mostra o passado dele e comprova as impressões iniciais. Aliás, o anime tende a misturar presente, passado e passado mais para trás na narativa. Um bom anime que estou acompanhando e curtindo muito mesmo.

Occult Academy - Um anima que mistura um design retrô do final da década de 90 com ideias do tipo Arquivo X e Scooby Doo mas com uma boa dose de ação e comédia. Aliás, a comédia é um ponto forte, pois as piadas e as situações não são exageradas e nem muito pouco. O anime se passa em 1999, data prevista por Nostradamus em que aquele que traria destruição ao mundo chegaria ao nosso mundo. Isso realmente ocorre e um viajante do futuro volta a 1999 para justamente alterar esse evento que trás resultados catrastóficos para a Terra em 2012 (olha só a carona das profecias de 2012). O destaque de longe fica para a protagonista do anime, Maya. Ela é altamente carismática, bela, não tem frescuras e tsundere! Não preciso dizer que adorei a personagem né? Com tais caraterísticas é um anime que irei acompanhar com certeza nesta temporada.

Strike Witches 2 - Basicamente a continuação exata da primeira temporada, com um pequeno salto de 6 meses que não mudaram muita coisa. É estranho ver Yoshika, a protagonista que não curto, dizer que vai para a Faculdade tendo as proporções e atitudes de uma garotinha. Mas o anime mostra oe neurois tendo uma briga de família, ou algo assim, com os grandões e mais fortes aparecendo e voltando a atacar o que seria a Europa. Daí a heroína, com uma clássica heroína shoujo, volta para o combate mesmo sendo uma civil e a contra-gosto de sua comandate. Ok, resumi assim porque a Yoshika dá nos nervos. A Sakamoto ainda salva este primeiro episódio que é no mesmo estilão do primeiro da temporada anterior mas com a graça de mostrar outras witches no início e no final. Minha espectativa fica por rever a Perine e a Gertrud, além das novas que devem mais ao longo do anime. Ou seja, quem gostou da primeira temporada vai gostar dessa, mas quem não gostou, melhor nem perder seu tempo, pois nada mudou ao final das contas.

Nurarihyon no Mago - Garoto que é meio humano, meio youkai é o sucessor para o cargo de líder de todos os youkais. Meio que mostra um mundo oculto dos youkais em meio ao nosso mundo, vivendo em segredo. O anime tem uma ideia muito boa, tem logo de cara uma pesonagem carismática, a Yuki, mas o protagonista não convence. Além de parecer demais com o Negi de Negima, o seu personagem oculto que é o youkai poderoso, como uma segunda personalidade, parece demais com a ideia de Samurai Deep Kyo. Até pouco mais da metade do anime achei que era uma nova versão de Negi. Depois que as coisas melhoraram. Deverei ver conforme forem acumulando episódios, mais pela Yuki e pela personagem que sei que existe no mangá, a Kitsune.

Asobi ni iku Yo! - O anime lembra MUITO To Loveru. Isso porque um garoto encontra uma alienígena que vem ao nosso mundo com a mensagem enviada antes de "Vamos brincar!". Tirando as orelhas e cauda de gato, ela é como uma humana comum. Ainda tem uma A.I. que parece o Peco de To Loveru. Mas a Eris (esse nome está em moda no Japão) é mil vezes mais inteligente que a Lala, se bem que isso não é nada demais, mas efim. O anime é carismático mas algo fica estranho... Ninguém estranha ao vê-la com orelhas e cauda, e muito menos dela falar ser de outro planeta. Deve ser porque há personagens muito estranhos também, como gente de grupo terrorista, fanáticos por alieníginas e uma espécie de andróide ou algo assim. Mas a trama se for bem aproveitada deve ficar um anime legal. Pena que só vi a versão censurada e ver censuras toscas como um raio de luz enorme que cobre a tela toda do nada é muito desmotivador. Deverei esperar acumular, ou mesmo acabar o anime. Se sair versão sem censura até acompanho, mas caso contrário só depois como fiz com Princess Lover (que gostei no final do anime).

Shukufuku no Campanella - Não esperava grandes coisas desse anime, embora tenha personagens bonitas, mas achei que seria pelo menos mais engraçado. Eu não achei tão legal o primeiro episódio, sendo bem previsível tudo e a protagonista não tem carisma para me prender a ver um anime assim. Devo ver quando tiver episódios acumulados ou no final da série, já que é um anime em um mundo que lembra a Itália, onde guildas de aventureiros disputam serviço, embora a mais famosa é liderada por uma garota que tem cara de idiota e aparentemente tem sangue nobre, a protagonista do anime. Duas personagens me chamaram a atenção e se ver deve ser por isso, mas quem sabe a protagonista me surpreenda como aconteceru com a Charlotte de Princess Lover ao longo do anime.

Shi Ki - Anime de suspense que lembra muito Higurashi no jeito de ser. Uma série de assassinatos ocorrem em uma cidade de interior e o único que pode descobrir algo é o médico que tem como sonho sair daquele fim de mundo para uma cidade grande. O traço é belo e se não me engano é do artista de S4 League e outras obras de jogos, embora lembre o estilo de xxxHolic. Eu vou esperar finalizar o anime para ver tudo de uma vez só.

Aqui termina um rápido mas demorado review dos animes desta temporada. Espero que gostem e usem como inspiração ou motivação para ver alguns dos que destaquei. Atrapalhou um pouco a ver todos, pelo menos o primeiro episódio, porque os fansubbers estão meio indecisos quanto de onde pegar raw, pois tem uns de qualidade HD mas que não é tão bom assim, então uma qualidade SD seria mais adequada, já que não seria true HD o raw e assim vai. Fora que tem uns que poucos fansubbers se interessaram, como Occult Academy. Mas todos estes tem para acompanhar em português brasileiro com certeza. Bastam visitar o Anime Blade que lá tem tudo.

Pensamento do dia: Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida. Confúcio

sábado, 3 de julho de 2010

Wallpaper da Lucca de Chrono Trigger

Eu adoro a imagem desenhada por um arista japonês que achei no danbooru a um tempo atrás que está abaixo. Ela é a Lucca em um traço mais bonito e moderno, segurando seu robo que tem o nome criativo de "Robo" mesmo, em japonês mesmo.

Bem, tive que completar o bando e a bolsa com brush simples e pintura primeiramente, já que o lado do pé eu sei bem que não teria competência para isso, então fui compor o wallpaper com o que tinha. Como a altura da imagem original era de 800 pixels, a resolução ficaria apenas com 1280 x 800, então já parti para essa resolução e fui acrescentando brushes de engrenagens ao fundo gradiente que fiz. Esse fundo foi engraçado, pois inicialmente pensei em fazer com efeitos 3D de bordas ou mais elaborados mas depois de umas 5 engrenagens vi que mesmo com textura não ficou legal, pois não tinha harmonia com a Lucca. Depois de retirar os efeitos 3D a coisa ficou agradável e segui compondo o wallpaper que tem um pouco de grunge pelo jeito das texturas e não ficou com tons de cores puxados para o escuro, como inicialmente sempre se pensa (incluindo eu mesmo) quando vai fazer algo ligado a mecância ou engrenagens. Par afinalizar um logo de Chrono Trigger para ficar claro de onde é o wallpaper e preencher levemente o espaço a esquerda, já que a Lucca estava muito a direita pelos motivos já mencionados.

Espero que gostem do meu wallpaper que fiz para uso pessoal mas disposto a compartilhar com vocês. Lembrando que o desenho original da Lucca não é meu, eu apenas completei o bando e a bolsa e criei o fundo das engrenagens.

Pensamento do dia: O progresso roda constantemente sobre duas engrenagens. Faz andar uma coisa esmagando sempre alguém. Victor Hugo