terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Melhores Animes de 2010

Como prometi a duas postagens antes, aqui estão os 5 melhores animes de 2010 na minha opinião. Dos animes que assisti estes foram os que mais me agradaram e mostraram qualidade, logo não vou ficar justificando muito, pois creio que destes só o último não fiz uma postagem dedicada, mas isto virá mais a frente. Então vejam minha lista dos melhores de 2010:

Durarara!! - Ficou em primeiro simplesmente por ter uma qualidade elevada em todos os quesitos, de animação ao carisma de todos os personagens envolvidos na trama, uma trama bem elaborada e que foi muito bem adaptada para a TV, coisa que não é simples. Superou expectativas minhas, pois era do mesmo autor de Baccano!, anime que adoro. Mesmo o final com cara de haverá continuação e que não agradou algumas pessoas, para mim ficou perfeitamente de acordo com a proposta do anime: contar histórias incomuns e outras comuns em meio a uma cidade agitada, com a vida sempre seguindo.

Katanagatari - Anime que quase roubou o primeiro lugar no meu conceito, mas só pecou porque teve personagens que não gostei. De resto o anime foi fantástico, com ótima animação, ótima história, que para quem gosta de prever coisas, parecia que seguiria um caminho óbvio de qualquer shounen de luta mas ao longo do anime a coisa se mostra mais complexa do que parece, inclusive com muita coisa se mostrando diferente do que parece ser. Outro anime que eu tinha fortes expectativas e não me decepcionei, especialmente com momentos surpreendentes. Ficou coladinho a Durarara!! para mim.

Angel Beats! - O anime começou com uma proposta de parecer mais um anime de vida colegial com fortes paródias a jogos e animes, especialmente Suzumiya Haruhi, mas que logo no segundo episódio mostrou uma trama tensa, literalmente. Com um traço "moe", o anime mostrou um plot tenso que chegou a emocionar muita gente. Surpreendeu em muitos momentos, sabendo variar entre comédia, ação e drama. O final que não agradou a alguns, para mim foi ótimo e deu um bom desfecho a tudo que foi passado no anime. No final a música de encerramento se encaixa perfeitamente ao anime. E vale lembrar que mesmo com K-On!! sendo exibido, a OST de maior destaque no ano de 2010 foi de Angel Beats! Eu que comecei a ver o anime sem prentenção ou expectativa alguma curti cada episódio e gostei do anime mesmo, ficando como terceiro melhor do ano.

Seikimatsu Occult Gakuin - Ou Occult Academy, como gosto de chamar, foi um anime desprentencioso com a proposta de estudar o oculto e sobrenatural. Com uma abertura cheia de referências comecei esperando ver uma coisa meio Scooby Doo. Mas episódio passando e as coisas meio "lentas", mas a Maya e o envolvimento dela com os outros personagens, especialmente o viajante do futuro, me prenderam. Assim foi até no final simplesmente o anime dar uma reviravolta, mostrar que tudo aquilo vivenciado por Maya e cia. não foi mero acaso e amarrar com uma trama interessante e fechar com chave de ouro o anime. Com um final ótimo, este anime ficou entre os melhores de 2010 e com a tsundere do ano: Maya Kumashiro.

Panty & Stocking with Garterbelt - Este foi aquele anime que comecei vendo de curioso, adorei o primeiro episódio, rindo litros, adorei o segundo, e assim foi indo. O anime apresentou uma qualidade muito boa em quase todos os episódios e com uma animação ótima. E o final surpreendente também ajudou muito para entrar na minha lista dos melhores.

Aqui encerra-se minha lista de melhores de 2010, mas antes de terminar a postagem quero citar dois animes, um que considero destaque e outro que foi surpresa.

Arakawa under the Brigde - O anime produzido pela Shaft mostrou um humor um tanto característico do estúdio mas de modo diferente, bem pontual, com críticas sociais, especialmente à sociedade japonesa, mas em maioria à sociedade e ao modo moderno de viver. Embora reconheço que não seja um anime que agrade muita gente, me agradou e provavelmente não fui o único, pois ele teve continuação no mesmo ano, o que significa que caiu no gosto. Infelizmente não pude terminar a segunda temporada, mas pelo que vi até então estava mantendo o nivel da primeira. Fica como destaque para mim.

Hyakka Ryouran: Samurai Girls - O que esperar por um anime criado pela Hobby Japan, criadora de Queen's Blade? Muita calcinha, peito e mais nada! Pelo menos era o que esperava deste anime. Mas me surpeendeu por ter uma ótima animação, belo traço, censura que mesmo presente não incomodava (coisa rara) e o que mais surpreendeu: história! Tudo bem que não foi nada refinado, sendo uma história até clichê vista por certo ângulo, especialmente o final do anime, mas aqui eu vi um enredo, coisa que não percebi em Queen's Blade. Fora que as personagens eram legais e dava até prazer de assistir. Para mim este foi a surpresa do ano, superando completamente qualquer expectativa.

Como não faço um ranking estilo Oscar, minha postagem termina aqui, pois quero deixar recomendações. Para mim 2010 foi um bom ano de animes, especialmente considerando que a cada mês (ou quase isso) tinha episódio novo de Katanagatari para ver. Espero ter ajudado a quem busca animes bons para ver, pois aqui tem uma boa variedade de estilos até e todos foram concluídos. E que 2011 seja melhor que 2010!

Pensamento do dia: O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso. Ariano Suassuna

2 comentários:

Deborah Sena da Costa disse...

Concordo plenamente com o 1º lugar. Nunca assisti um anime com tamanha qualidade como Durarara!!!

Hidekee disse...

@Debora:

Durarara!! É maravilhoso e muito bom de acompanhar. Espero que venham extras por aí ainda ^^