sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Animes da temporada de janeiro

Com certo atrazo que venho fazer as recomendações dos animes desta temporada, quase na metade de fato, mas antes tarde do que nunca. E o lado bom que deu para realmente ter idéia do que é bom e do que apenas só parecia ser bom. Então aqui vão os animes que me interessaram e que estou vendo nesta temporada.

Gosick - Inicialmente deixo claro que eu mesmo sou suspeito em falar do anime, pois bem antes de anunciarem a produção do anime já me interessava pela novel e adorava as ilustrações de Victorique e Kujo. Além disso sou fã de histórias de detetive e mistério. Deste modo posso dizer que estou adorando o anime e para mim é o melhor desta temporada. Victorique tem seus momentos moe, mas ela não se prende nisso nem um pouco. Kujo é um personagem leal aos seus princípios e isso faz dele também não tão lugar comum. Fora que os mistérios, mesmo que não sejam muito elaborados de cara para quem adora esse tipo de história, se demonstram prender para saber como tudo irá se desenrolar. Em dado momento chega a lembrar Umineko inclusive. Mas as referências diretas de Gosick são de fato a Sherlock Holmes, onde Victorique até leva um cachimbo a boca quando vai revelar um mistério, e a histórias de Agatha Christie. Tudo começa quando Kujo, um japonês que se muda para um pequeno país no meio da Europa, entre França, Suíça e países daquela região, no período pós Primeira Guerra. Em um país onde há muita superstição, associam ele a Shinigami (ceifador) Negro. E ele acaba descobrindo no alto da torra da Biblioteca Victorique, que é associada a Fada Dourada da Biblioteca. Ambos acabam se envolvendo em um misterioso caso de assassinato graças a um inspetor que sempre vai consultar a loira para pedir ajuda a desvendar os casos, e claro ganhar fama com isso. Daí a história vai se desendolando. O anime, confesso, que não agrada a muitos, mas para quem for cativado pelos primeiros dois episódios, continue que valerá apena, especialmente pelo capricho que BONES está fazendo e pela equipe envolvida, já que a história em si já é boa. Terá 24 episódios.

Level E - Um anime de comédia sobre o tema de extraterrestres que vem para a Terra criado pelo mesmo autor de Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter. Eu não sabia mais do que isso, mas simplesmente ri, e ri muito com este anime. Até o momento só o episódio 4 que não ri muito durante o episódio, mas o final compensou demais a falta de risos. Por fim é um anime que realiza inúmeras paródias e usa várias referências ao tema de extraterrestres, desde livros e filmes a outros animes e tokusatsu. Animação caprichada pelo Studio Pierrot, algo que considero até surpresa pessoal, e que simplesmente se demonstra muito superior em piadas do que o que eu achava que seria a comédia da temporada, Beelzebub, que até larguei. Level E em certos momentos lembram personagens dos animes do mesmo autor, mas tem personalidade clara e forte. Fora que não foge do objetivo de brincar com o tema. Composto de histórias com certa ligação, o anime começa com a primeira delas tendo o jovem jogador de beisebol sendo contratado por um time universitário de uma pequena cidade japonesa. Neste local ele descobre que o apartamento onde ele irá morar foi invadido por um homem loiro e estranho, que se diz ser extraterrestre. O resto se desenrola a partir disso e não contarei mais para não estragar a surpresa. Previsto para ter 12 episódios.

Fractale - Anime que sugere um tema adulto e era bem aguardado por muitos, especialmente pelo bloco que ele passa. Mas para mim eu não esperava nada, não sou fã do bloco noitaminA, embora tenha gostado de alguns que passou lá mas nem sabia disso. Então creio que por não ter tantas espectativas prévias estou aproveitando e muito bem este anime, que parte de uma premissa simples inicialmente, mas que logo no primeiro episódio mostra não ser tão simples quanto aparenta. Em um futuro distante a internet se desenvolveu de tal forma que todos nascem com conectores nos corpos e vivem 24 h conectados a um grande servidor chamado Fractale. Mas a coisa evoluiu de tal forma que tecnologia e religião se misturam, com o servidor sendo gerenciado por sacerdotes e diariamente as pessoas terem que enviar dados ao servidor nos momentos de oração. Em trocas pessoas recebem tudo o que precisam sem precisar trabalhar. Esta liberdade ainda é ampliada com a presença de doppels, uma espécie de robôs hologramas, avatares em 3D. Assim o coneceito de família como conhecemos não existe mais, pois cada um pode viver em um cando do mundo mas estar conectado com os dopples e o Fractale. Nisso o jovem Clain, viciado em antiguidades (cartão de memória SD é antiguidade rara para ele) vive em uma casa, ao contrário dos outros, levando sua vidinha até ver uma jovem sacerdotisa sendo perseguida por estranhos. Nisso começa a história em si e até o momento estou gostando. Lembrando que a fotografia do anime é muito bela e a animação boa. Terá 11 episódios na TV.

Yumekui Merry - Anime que conta a história de um garoto que pode prever o que as pessoas vão sonhar na próxima vez, mas tem sua vida ameaçada quando ele encontra no sonho com um ser desconhecido que tenta possuir seu corpo. Mas graças a uma desconhecida que pode entrar nos sonhos, ele é salvo e decide ajudar esta garota chamada Merry a conseguir o que deseja: voltar ao mundo dos sonhos. Um anime comuma sinopse legal que me deixou meio duvidoso no início, pois me lembrou muito animes anteriores (peso de ser otaku velho), especialmente Shana. Mas depois do terceiro episódio o anime mostra serviço de fato e mostra que o anime tem um mundo enorme a ser explorado. A animação não é lá essas coisas, mas é boa. O design dos personagens é bom e a história varia entre drama, comédia e ação. Um bom entreterimento e dependendo do rumo que tome, pode ser um ótimo anime. Estou gostando até agora e verei até o final dos 13 episódios que terá.

Freezing - Um anime que tinha tudo para ser um ótimo anime, ou pelo menos se destacar. Primícia de Claymore misturado a vida escolar e tecnologia. Mas infelizmente o anime teve sua produção feita de modo modesto e tem uma animação apenas boa, podendo ser bem superior, uma história de boa a ruim, pois a direção está dando ênfase a trechos que podia pular e pulando trechos que para mim mereciam mais atenção. Além disso há certas mudanças bobas de design, como o "Pandora Mode". Fora que as lutas poderiam ser mais exploradas e mais bem feitas. Assim a adaptação do ótimo manga para anime ficou meia-boca. Você assiste e tem aquela sensação de que poderia ser muito melhor do que é. Felizmente, ou infelizmente, o anime no episódio 5 parece ter melhorado no andamento da história, mas com apenas 12 episódios, é complicado dizer que isso é bom. Estou vendo de teimoso e porque realmente gosto de Freezing e da Satellizer. Fica uma recomendação de um anime com muito peito e calcinha de fora que é mediano, mas que poderia ser muito bom.

E no mais, estou acompanhando o desenrolar de Mahou Shoujo Madoka Magica, onde estava vendo reviews de curioso pela personagem que simpatizei, mas fiquei surpreso com os eventos do episódio 3 e me fizeram acompanhar mais cuidadosamente. Talvez veja no final da série, mas como prevejo troll nesse anime, devo nem ver no final das contas. Já Beelzebub só me decepcionou, não sendo engraçado além do episódio 1 e sendo chato com a mesmas piadas e situações, fora animação fraca e que só tinha de bom a presença da Helba e sua dubladora. Anime totalmente dispensável ao meu ver.

Pensamento do dia: Não há assunto tão velho que não possa ser dito algo de novo sobre ele. Fiodor Dostoievski

4 comentários:

Anônimo disse...

Mahou Shoujo Madoka Magica tem cara de ser anime pra Lolicon.(^.^) O mangá de Freezing é baum, mas não pretendo assistir o anime. Yumekuy Merry não ouvi falar, mas vou procurar ver como é. Agora Fractale, Level E e Gosick parecem interessantes. Já estava esperando pelo Gosick porque fiquei bastante impressionado com o "trabalho gráfico" quando vi o trailer dele.
Falando em gráfico comecei a jogar essa semana Freejack é legal e tem algumas coisas que me lembrar Air Gear é legal, diferente e meio difícil. Tem alguma dica de como faço pra terminar o Training Mode Expert? Não consigo acertar Strike. ¬¬

Anônimo disse...

Hum, animes interessantes. E aí o que achou do artigo lá da Maximum que te recomendei?

Anônimo disse...

Tô pensando em criar um blog e queria saber quais dicas você poderia dar ou indicar.

Hinanii disse...

Iei!
Yumekui Merry parece ser muito fofo. Bem o estilo que gosto: fantasia. Obrigada pela recomendação, e com certeza vou assisti-lo (aproveitar o feriadão de Carnaval).