sábado, 5 de fevereiro de 2011

Respeito com Clientes

Como comentei na postagem anterior, minha ausência aqui no blog deu-se por um motivo muito chato, onde resumindo tudo, fiquei sem energia elétrica por 8 dias corridos sem dever absolutamente nada a companhia elétrica mas sim um acidente onde a empresa não veio simplesmente consertar o que devia.

A tal empresa em questão é a Light, companhia de distribuição de energia elétrica para a cidade do Rio de janeiro e região metropolitana, incluindo a Baixada Fluminense onde moro no momento. No dia 18 houve um temporal por aqui em que até granizo. Pois bem, 45 minutos de temporal e o bairro todo sem energia até o dia seguinte. No dia seguinte, somente a minha residência ficou sem luz por conta de um maldito chip que a Light colocou na rede aérea aqui e em muitos outros bairros, motivo detectado após conserto. Aí começa a primeira falha da empresa, pois colocou componete eletrônico sem ter caixas vedadas adequadamente, onde seus próprios funcionários já estão cansados de saber qual é o defeito.

O outro grande erro, foi a empresa levantar a rede aérea (em alto de postes) afim de dificultar gatos (roubo de energia). Mas com esta rede mais elevada, apenas caminhões com cesta e braço mecãnico podem acessá-la e fazer reparo. Mas a empresa NÃO dispõe de caminhões suficientes para tal demanda! Além disso, houve o maior de todos: desrespeito com o cliente.

Nossa família sempre pagou todas as contas de energia em dia, antes do vencimento. Daí somos um cliente exemplar para a empresa, sem falsa modéstia. O que se espera de uma empresa que você paga por um serviço assim? Respeito é o mínimo. Mas não foi isso que obtive. Durante os 8 dias sem luz, tive que ouvir inicialmente a desculpa de alta demanda, isso nos primeiros 3 dias. Depois a desculpa tomou uma proporção absurda! Cheguei a ouvir de uma atendente que a empresa NÃO tem a obrigação determinar prazos, sendo que isso foi já com 4 dias de falta de energia! Ela disse com muito orgulho que a ANEEL não determina limites de atendimento de emergência!

Ora esta, a ANEEL é o órgão do governo federal que deveria fiscalizar e gerenciar as empresas de distribuição de energia, pois isso não é favor algum que fazem, já que é simplesmente uma concessão pública. Mas ao contrário de agências reguladoras similares, como a ANATEL, que fiscaliza com rigor as empresas de telefonia e que já usei duas vezes inclusive com satisfação, esta agência simplesmente NADA FAZ! Ela apenas serve para vc, após TUDO resolvido, reclamar da conta! Ela baixou uma resolução que simplesmente libera todas as empresas a fazer o que bem entendem. Não determina prazos a serem cumpridos nem nada. Simplesmente entregam um bem concedido a empresários que fazem o que querem e pronto. Não sei quem fez isso na ANEEL, mas com certeza isso não foi feito para beneficiar o cliente. E notem que isso é para todo o país. Assim, os apagões que tem ocorrido no resto da cidade do Rio e até mesmo os mais recentes no nordeste, estão "dentro do esperado", pois para as empresas, demorar horas ou mesmo dias, estão dentro do esperado.

Enfim, após ajuda de um amigo que é trainee em direito, abri processo contra a Light, ainda quando estávamos sem luz. Após 8 dias, vários protocolos de serviço, somando mais de 20, o caminhão devido veio e pasmem, resolveu tudo em menos de 10 minutos, onde demorou mais o técnico elevar o braço da cesta e abaixá-lo do que fazer o reparo. Algo tão simples onde provavelmente o chefe desses técnicos estava no ar condicionado ou mesmo em sua casa e simplesmente não mandou a ordem de serviço imediatamente. Um completo descaso e desrespeito com o cliente. Fora toda a comida estragada, fiquei com meu trabalho de tese atrasado e precisamos passar a depender da ajuda de vizinhos. Esta parte foi pessoalmente supreendente, pois de onde você menos espera, surge ajuda na hora que mais precisa. Mas isso fica para uma outra postagem.

Termino este texto lembrando que ir no juizado de pequenas causas e abrir um processo contra uma empresa, especialmente grande como uma distribuidora de energia, é simples e basta ter vontade. Se todos os clientes mal-tratados começarem a cobrar atitude, mesmo com a maldita resolução da ANEEL (que a Dilma ainda terá que mudar para poder exigir mudanças das concessionárias de energia) as empresas deverão mudar seu atendimento. Façam valer seus direitos! Façam valer o respeito que merecem!

Pensamento do dia: É preferível cultivar o respeito do bem que o respeito pela lei. Henry Thoreau

3 comentários:

Ariana L. Prestes disse...

Realmente o serviço é porco. Mas vejo esse tipo de coisa quase sempre no meu trabalho.
Ex: Doações e campanha publicitária para adquirir mantimentos pro RJ. Verba liberada, tudo pronto, layouts feitos, mas... Veja bem, fiz uma ligação pedindo a aprovação do material já criado. O que escuto: "Ah, não precisa de tanto... Manda uma Moto Som nos bairros e deu pra bola!".
O mesmo acontece com a verba liberada para QUALQUER COISA ... Então o problema maior é aquele infeliz que está sentado 'mexendo os pauzinhos". Ou melhor, que não está mexendo os tais pauzinhos. Simples ato pelo qual ele é pago para fazer...

Mas ai tu fala em rodovias, escolas... em milhões de reais e "saltam" 10 para "ajudar"...


Não se admire. O problema maior, por incrível que pareça, é interno.
Sei que citei exemplos diferentes da sua situação, mas o descaso é o mesmo.

Boa sorte, tomara que não falte mais energia na sua casa. E... entre com um processo sim, vi gente ganhar causas alegando que a velocidade da 3G estava causando stress fora do comum (creia). Então sua iniciativa talvez concerte a postura "deles", as pessoas não cobram por respeito, por isso as coisas continuam como estão.

Abraços!

Rafaela Fortes disse...

Olá achei teu blog e to seguindo viu, apavorada com o que fizeram com vc mas afinal de contas o país que vivemos chamasse Brasil acontece kkkk!

beijos

Hidekee disse...

@Ariana:

Eu entendi bem o exemplo que você quis usar e acho muito absurdo essa má vontade de quem precisa apenas aperta um botão ou mandar um email. Fica no ar condicionado para não fazer o que é pago, e bem pago.

E sim, já entrei com ação e espero que mais gente faça isso, pq só assim vão tomar jeito. O que me espanta é a ANEEL ser como é...

Obrigado e abraços tb.

@Rafaela:

Obrigado e espero que realmente esse nossa país mude, por mais que essas coisas estejam impregnadas em nossa cultura ç.ç'

Beijos =**