domingo, 13 de fevereiro de 2011

2 anos de blog!

Hoje, dia 13 de fevereiro, este blog completa 2 anos. Fico muito alegre de estar durando tanto, pois nunca pensei que ele passaria de 1 ano. Mas hoje sei como este lugar virtual me faz bem, assim como as pessoas que o visitam e comentam aqui ou comigo por fora me fazem bem também. Estes 2 anos só existem porque vocês que lêm o blog existem, então agradeço muito a presença, de todos.

Após 2 anos o blog reduziu sua frequência de postagens, boa parte devido ao meu tempo cada vez mais excasso e que só deve melhora após minha defesa de tese, mas continua com a mesma proposta de temas. Com 98 seguidores e passando de 100 mil visitas nesta sexta, considero o blog como algo que deu certo e tem tudo para continuar assim. Mais uma vez agradeço a todos que estão sempre lendo aqui o que escrevo. Então esta festa também é de vocês! Peguem um pedaço do bolo e vamos comemorar!

Pensamento do dia: A maturidade do homem consiste em haver reencontrado a seriedade que tinha no jogo quando era criança. Friedrich Nietzsche

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Animes da temporada de janeiro

Com certo atrazo que venho fazer as recomendações dos animes desta temporada, quase na metade de fato, mas antes tarde do que nunca. E o lado bom que deu para realmente ter idéia do que é bom e do que apenas só parecia ser bom. Então aqui vão os animes que me interessaram e que estou vendo nesta temporada.

Gosick - Inicialmente deixo claro que eu mesmo sou suspeito em falar do anime, pois bem antes de anunciarem a produção do anime já me interessava pela novel e adorava as ilustrações de Victorique e Kujo. Além disso sou fã de histórias de detetive e mistério. Deste modo posso dizer que estou adorando o anime e para mim é o melhor desta temporada. Victorique tem seus momentos moe, mas ela não se prende nisso nem um pouco. Kujo é um personagem leal aos seus princípios e isso faz dele também não tão lugar comum. Fora que os mistérios, mesmo que não sejam muito elaborados de cara para quem adora esse tipo de história, se demonstram prender para saber como tudo irá se desenrolar. Em dado momento chega a lembrar Umineko inclusive. Mas as referências diretas de Gosick são de fato a Sherlock Holmes, onde Victorique até leva um cachimbo a boca quando vai revelar um mistério, e a histórias de Agatha Christie. Tudo começa quando Kujo, um japonês que se muda para um pequeno país no meio da Europa, entre França, Suíça e países daquela região, no período pós Primeira Guerra. Em um país onde há muita superstição, associam ele a Shinigami (ceifador) Negro. E ele acaba descobrindo no alto da torra da Biblioteca Victorique, que é associada a Fada Dourada da Biblioteca. Ambos acabam se envolvendo em um misterioso caso de assassinato graças a um inspetor que sempre vai consultar a loira para pedir ajuda a desvendar os casos, e claro ganhar fama com isso. Daí a história vai se desendolando. O anime, confesso, que não agrada a muitos, mas para quem for cativado pelos primeiros dois episódios, continue que valerá apena, especialmente pelo capricho que BONES está fazendo e pela equipe envolvida, já que a história em si já é boa. Terá 24 episódios.

Level E - Um anime de comédia sobre o tema de extraterrestres que vem para a Terra criado pelo mesmo autor de Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter. Eu não sabia mais do que isso, mas simplesmente ri, e ri muito com este anime. Até o momento só o episódio 4 que não ri muito durante o episódio, mas o final compensou demais a falta de risos. Por fim é um anime que realiza inúmeras paródias e usa várias referências ao tema de extraterrestres, desde livros e filmes a outros animes e tokusatsu. Animação caprichada pelo Studio Pierrot, algo que considero até surpresa pessoal, e que simplesmente se demonstra muito superior em piadas do que o que eu achava que seria a comédia da temporada, Beelzebub, que até larguei. Level E em certos momentos lembram personagens dos animes do mesmo autor, mas tem personalidade clara e forte. Fora que não foge do objetivo de brincar com o tema. Composto de histórias com certa ligação, o anime começa com a primeira delas tendo o jovem jogador de beisebol sendo contratado por um time universitário de uma pequena cidade japonesa. Neste local ele descobre que o apartamento onde ele irá morar foi invadido por um homem loiro e estranho, que se diz ser extraterrestre. O resto se desenrola a partir disso e não contarei mais para não estragar a surpresa. Previsto para ter 12 episódios.

Fractale - Anime que sugere um tema adulto e era bem aguardado por muitos, especialmente pelo bloco que ele passa. Mas para mim eu não esperava nada, não sou fã do bloco noitaminA, embora tenha gostado de alguns que passou lá mas nem sabia disso. Então creio que por não ter tantas espectativas prévias estou aproveitando e muito bem este anime, que parte de uma premissa simples inicialmente, mas que logo no primeiro episódio mostra não ser tão simples quanto aparenta. Em um futuro distante a internet se desenvolveu de tal forma que todos nascem com conectores nos corpos e vivem 24 h conectados a um grande servidor chamado Fractale. Mas a coisa evoluiu de tal forma que tecnologia e religião se misturam, com o servidor sendo gerenciado por sacerdotes e diariamente as pessoas terem que enviar dados ao servidor nos momentos de oração. Em trocas pessoas recebem tudo o que precisam sem precisar trabalhar. Esta liberdade ainda é ampliada com a presença de doppels, uma espécie de robôs hologramas, avatares em 3D. Assim o coneceito de família como conhecemos não existe mais, pois cada um pode viver em um cando do mundo mas estar conectado com os dopples e o Fractale. Nisso o jovem Clain, viciado em antiguidades (cartão de memória SD é antiguidade rara para ele) vive em uma casa, ao contrário dos outros, levando sua vidinha até ver uma jovem sacerdotisa sendo perseguida por estranhos. Nisso começa a história em si e até o momento estou gostando. Lembrando que a fotografia do anime é muito bela e a animação boa. Terá 11 episódios na TV.

Yumekui Merry - Anime que conta a história de um garoto que pode prever o que as pessoas vão sonhar na próxima vez, mas tem sua vida ameaçada quando ele encontra no sonho com um ser desconhecido que tenta possuir seu corpo. Mas graças a uma desconhecida que pode entrar nos sonhos, ele é salvo e decide ajudar esta garota chamada Merry a conseguir o que deseja: voltar ao mundo dos sonhos. Um anime comuma sinopse legal que me deixou meio duvidoso no início, pois me lembrou muito animes anteriores (peso de ser otaku velho), especialmente Shana. Mas depois do terceiro episódio o anime mostra serviço de fato e mostra que o anime tem um mundo enorme a ser explorado. A animação não é lá essas coisas, mas é boa. O design dos personagens é bom e a história varia entre drama, comédia e ação. Um bom entreterimento e dependendo do rumo que tome, pode ser um ótimo anime. Estou gostando até agora e verei até o final dos 13 episódios que terá.

Freezing - Um anime que tinha tudo para ser um ótimo anime, ou pelo menos se destacar. Primícia de Claymore misturado a vida escolar e tecnologia. Mas infelizmente o anime teve sua produção feita de modo modesto e tem uma animação apenas boa, podendo ser bem superior, uma história de boa a ruim, pois a direção está dando ênfase a trechos que podia pular e pulando trechos que para mim mereciam mais atenção. Além disso há certas mudanças bobas de design, como o "Pandora Mode". Fora que as lutas poderiam ser mais exploradas e mais bem feitas. Assim a adaptação do ótimo manga para anime ficou meia-boca. Você assiste e tem aquela sensação de que poderia ser muito melhor do que é. Felizmente, ou infelizmente, o anime no episódio 5 parece ter melhorado no andamento da história, mas com apenas 12 episódios, é complicado dizer que isso é bom. Estou vendo de teimoso e porque realmente gosto de Freezing e da Satellizer. Fica uma recomendação de um anime com muito peito e calcinha de fora que é mediano, mas que poderia ser muito bom.

E no mais, estou acompanhando o desenrolar de Mahou Shoujo Madoka Magica, onde estava vendo reviews de curioso pela personagem que simpatizei, mas fiquei surpreso com os eventos do episódio 3 e me fizeram acompanhar mais cuidadosamente. Talvez veja no final da série, mas como prevejo troll nesse anime, devo nem ver no final das contas. Já Beelzebub só me decepcionou, não sendo engraçado além do episódio 1 e sendo chato com a mesmas piadas e situações, fora animação fraca e que só tinha de bom a presença da Helba e sua dubladora. Anime totalmente dispensável ao meu ver.

Pensamento do dia: Não há assunto tão velho que não possa ser dito algo de novo sobre ele. Fiodor Dostoievski

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Respeito com Clientes

Como comentei na postagem anterior, minha ausência aqui no blog deu-se por um motivo muito chato, onde resumindo tudo, fiquei sem energia elétrica por 8 dias corridos sem dever absolutamente nada a companhia elétrica mas sim um acidente onde a empresa não veio simplesmente consertar o que devia.

A tal empresa em questão é a Light, companhia de distribuição de energia elétrica para a cidade do Rio de janeiro e região metropolitana, incluindo a Baixada Fluminense onde moro no momento. No dia 18 houve um temporal por aqui em que até granizo. Pois bem, 45 minutos de temporal e o bairro todo sem energia até o dia seguinte. No dia seguinte, somente a minha residência ficou sem luz por conta de um maldito chip que a Light colocou na rede aérea aqui e em muitos outros bairros, motivo detectado após conserto. Aí começa a primeira falha da empresa, pois colocou componete eletrônico sem ter caixas vedadas adequadamente, onde seus próprios funcionários já estão cansados de saber qual é o defeito.

O outro grande erro, foi a empresa levantar a rede aérea (em alto de postes) afim de dificultar gatos (roubo de energia). Mas com esta rede mais elevada, apenas caminhões com cesta e braço mecãnico podem acessá-la e fazer reparo. Mas a empresa NÃO dispõe de caminhões suficientes para tal demanda! Além disso, houve o maior de todos: desrespeito com o cliente.

Nossa família sempre pagou todas as contas de energia em dia, antes do vencimento. Daí somos um cliente exemplar para a empresa, sem falsa modéstia. O que se espera de uma empresa que você paga por um serviço assim? Respeito é o mínimo. Mas não foi isso que obtive. Durante os 8 dias sem luz, tive que ouvir inicialmente a desculpa de alta demanda, isso nos primeiros 3 dias. Depois a desculpa tomou uma proporção absurda! Cheguei a ouvir de uma atendente que a empresa NÃO tem a obrigação determinar prazos, sendo que isso foi já com 4 dias de falta de energia! Ela disse com muito orgulho que a ANEEL não determina limites de atendimento de emergência!

Ora esta, a ANEEL é o órgão do governo federal que deveria fiscalizar e gerenciar as empresas de distribuição de energia, pois isso não é favor algum que fazem, já que é simplesmente uma concessão pública. Mas ao contrário de agências reguladoras similares, como a ANATEL, que fiscaliza com rigor as empresas de telefonia e que já usei duas vezes inclusive com satisfação, esta agência simplesmente NADA FAZ! Ela apenas serve para vc, após TUDO resolvido, reclamar da conta! Ela baixou uma resolução que simplesmente libera todas as empresas a fazer o que bem entendem. Não determina prazos a serem cumpridos nem nada. Simplesmente entregam um bem concedido a empresários que fazem o que querem e pronto. Não sei quem fez isso na ANEEL, mas com certeza isso não foi feito para beneficiar o cliente. E notem que isso é para todo o país. Assim, os apagões que tem ocorrido no resto da cidade do Rio e até mesmo os mais recentes no nordeste, estão "dentro do esperado", pois para as empresas, demorar horas ou mesmo dias, estão dentro do esperado.

Enfim, após ajuda de um amigo que é trainee em direito, abri processo contra a Light, ainda quando estávamos sem luz. Após 8 dias, vários protocolos de serviço, somando mais de 20, o caminhão devido veio e pasmem, resolveu tudo em menos de 10 minutos, onde demorou mais o técnico elevar o braço da cesta e abaixá-lo do que fazer o reparo. Algo tão simples onde provavelmente o chefe desses técnicos estava no ar condicionado ou mesmo em sua casa e simplesmente não mandou a ordem de serviço imediatamente. Um completo descaso e desrespeito com o cliente. Fora toda a comida estragada, fiquei com meu trabalho de tese atrasado e precisamos passar a depender da ajuda de vizinhos. Esta parte foi pessoalmente supreendente, pois de onde você menos espera, surge ajuda na hora que mais precisa. Mas isso fica para uma outra postagem.

Termino este texto lembrando que ir no juizado de pequenas causas e abrir um processo contra uma empresa, especialmente grande como uma distribuidora de energia, é simples e basta ter vontade. Se todos os clientes mal-tratados começarem a cobrar atitude, mesmo com a maldita resolução da ANEEL (que a Dilma ainda terá que mudar para poder exigir mudanças das concessionárias de energia) as empresas deverão mudar seu atendimento. Façam valer seus direitos! Façam valer o respeito que merecem!

Pensamento do dia: É preferível cultivar o respeito do bem que o respeito pela lei. Henry Thoreau