quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Animes da Temporada de Janeiro

Após quase 1/3 dos episódios exibidos dos animes que terão uns 12 episódios, equanto os que serão com mais de 20 dá para ter noção do que esperar. Então aqui segue de maneira breve impressões que tive dos animes que estou acompanhando desta temporada:

Another: Para mim de longe era das estréias o anime mais esperado desta temporada, mas mesmo assim estava um tanto cético quanto ao que viria, pois sei por experiências anteriores que terror é algo bem complicado de ser imposto em um anime. No entanto uma grata e enorme surpresa pelos episódios apresentados até o momento, pois coloca-se no anime toda a atmosfera necessária para passar o suspense que este tipo de anime precisa ter. É criado todo o ambiente para que sintamos o que o protagonista Sakakibara Kouichi sente, como chegar a uma escola onde existe uma história que poucos querem revelá-la, até para explicar porque a turma que foi parar é especial, além de todos ignorarem uma garota com tapa-olho chamada Mei Misaki. Só aviso que se espera algo com gritos e sustinhos, não é o que encontrará, pois aqui é terror bem puxado para o suspense mesmo. E caso tenham lido o manga, esqueçam, pois está sendo adaptado direto da novel e há diferenças entre novel e manga. De longe um dos melhores da temporada. Previsão de 12 episódios.

Brave 10: O anime é uma adaptação de um manga honônimo, que conta a história de uma sacerdotiza que é única sobrevivente de um massacre e encontra um ninja sem senhor (mestre) vagando. Com o desenrolar da história vários outros ninjas se envolvem na busca por algo que pode mudar o equilíbrio de poder no Japão. Como toda adaptação havia uma preocupação se seria bem feita ou não. Mas está seguindo como o manga, pelo que amigos que o leram me falaram e eu particularmente estou gostando muito do anime. Lembra bem Basilisk, com algumas pitadas de humor, mas nada demasiado, na medida certa. A história pode soar clichê para quem gosta do gênero de história de ninja (menos de Naruto já que não é anime de ninja aquilo), mas diverte vem e tem momentos um tanto inesperados. Previsão de 12 episódios.

Inu x Boku SS: Um anime que não esperava nada, pois não estava acompanhando o manga, mas quando vi simplesmente adorei e estou gostando até o momento. Trata-se da história de uma garota que é rica e se muda para um condomínio de pessoas igualmente ricas, contando com um serviço secreto (daí o SS) para fornecer segurança. Mas a verdade é que o condomínio é feito para proteger pessoas que tem sangue meio-youkai de youkais de sangue puro e eventuais humanos que possam aparecer. A história se desenrola parecendo um pouco shoujo pela relação que se desenvolve entre Ririchiyo e seu segurança Soushi, sendo até meio previsível nesse aspecto, mas tem elementos de comédia e ação que fazem o anime ser diferenciado. Sem previsão de episódios, mas arrisco que sejam 24.

Mouretsu Pirates: Eu não iria ver esse anime, sério mesmo. Mas estava curioso para saber como ficaria o original para TV dirigido pelo mesmo diretor de Martian Sucessor Nadesico, anime do qual sou fã até hoje. Pois bem, não é que me surpreendi com um anime coeso, com momentos mais sérios misturados com momentos mais cômicos e sem muito fanservice? Até o momento vi poucos fanservice além dos óbvios que seriam mostrados e o anime mostra uma carga bem legal de paralelos históricos, como a carta dada a alguns piratas para "protegerem" um país de outros simplesmente saqueando os navios inimigos, formando uma espécie de piratas legais. Seria meio o que Francis Drake foi para a Inglaterra, enquanto para a Espanha não passava de mais um pirata. Além disso a garota não caí de cara no convite de ser capitã de um navio pirata, o que faz a história se desenrolar bem. Previsão de 26 episódios.

Rinne no Lagrange: Outro anime que não iria ver, mas a curiosidade de ver um anime financiado e co-produzido pela Nissan, responsável pelo design dos mechas, me chamou a atenção. O que vi é um anime divertido, que logo de cara fornece a ideia de que Madoka, a protagonista, não é uma garota normal. Simplesmente é boa em tudo que se arrisca a fazer e é algo como uma mini-heroína em sua cidade. Daí, ao contrário de Moretsu Pirates, aqui Madoka chega e pensar alguns momentos quando vê sua cidade ameaçada por uma invasão alienígena, mas o suficiente para ela decidir que tem que fazer isso. Vai guiada pela emoção e empolgação, como qualquer garota adolescente e o que vemos é uma luta surpreendente. O anime não preza pela profundidade de história ou personagens, mas cumpre bem o papel ao qual se destina: diverte muito! E tem as músicas de OP e de ED mais bonitas desta temporada. Previsão de 12 episódios agora e uma segunda temporada daqui a 3 meses com mais 12, no estilo de Fate/Zero.

Nisemonogatari: Passadas as estréias, este é o anime mais aguardado por mim nesta temporada, pois é simplesmente a continuação de Bakemonogatari, anime que adorei assistir e que recomendo quem não viu ainda que veja. Aqui vemos uma continuação dos eventos da série anterior, mas com um começo aos "dias atuais", para dar um salto de 1 dia atrás, explicando como tudo acabou como começa. Nessa parte revemos algumas personagens que apareceram antes, reintroduzindo-as mostrando a diferença que sofreram, já que tem um leve salto temporal de Bakemonogatari para Nisemonogatari, notório no cabelo da Kanbaru. O anime mantém o mesmo nível, sejam em animação, seja nos diálogos e uso de recursos visuais. Há quem reclame de fanservice, mas nada ali está fora de contexto, o que faz quem não acompanha o anime ficar tendo uma impressão distorcida da história. Previsão de 11 episódios exibidos (espero que tenha mais via web).

Zero no Tsukaima F: Última temporada do anime de magos que lembra Harry Potter e que o garoto é summonado do Japão para ser um familiar (mascote mágico) de uma tsundere detentora do poder mágico raro, o elemento do vácuo. Resumindo assim soa clichê e ZnT é realmente uma série muito, mas muito clichê. Mas ao contrário de muitos anime novos e metidos a serem grande coisa (como Ao no Exorcist), aqui não há pretensão alguma e o autor brinca muito bem justamente com o uso dos clichês, ao mesmo tempo que quebra alguns. Nesta temporada, a última, é aquela coisa: se você gostava de ZnT irá ver, se não gostava, não tem motivos para chegar perto! Previsão de 12 episódios.

Aquarion EVOL: Esta é uma continuação que não é bem continuação. Sim, isso mesmo, pois Aquarion EVOL não é bem uma continuação direta de Sousei no Aquarion, mas ele faz referências diretas a ele. Isso deixa um anime bom para quem não viu a primeira e dá um gostinho extra para quem viu. Logo, ao contrário do que uns chatos afirmam, não é preciso ter visto a série anterior para se localizar, pois ele vai se autoexplicando. O problema que vi muito hype e pouca consistência nesse anime. Os altos e baixos me fizeram ficar na dúvida se acompanhava ou não, pois não achei legal a combinação colocada no anime, gerando flutuações de momentos bobos e uns bem irritantes, com momentos simplesmente lindos e fodas. Como me estressei com a insistência de alguns para ver a série anterior, resolvi deixar o anime para conclusão e decidir se vejo ou não até lá. Se você curte mechas e muito fanservice, essa é sua praia. Previsão de 26 episódios.

Espero que tenha ajudado esses breves comentários dos animes desta temporada. De todos que propus a começar a ve, só Senki Zesshou Symphogear resolvi largar, pois começou bem, muito bem, mas parece que gastaram toda a grana do anime no primeiro episódio. O episódio 3 simplesmente parecia que estava vendo animação no estilo Flintstones, isso em pleno 2012 é piada de mal gosto. Fora que a história não estava prendendo, logo larguei com vontade. Mas volto a repetir que aqui são comentários pessoais e apenas se guiem no que comentei para escolherem algum anime que queiram. Senão, esperem e vejam mais comentários por aí, pois tem vários. Só acho que para uma temporada apontada como fraca, está sendo bem agitada...

Pensamento do dia: Comparar não é, para um ignorante, senão um meio cómodo de se eximir de julgar. Johann Goethe

2 comentários:

Natália disse...

Olá!1
que bom que gostou do layout, achei que ia ficar um pouco exagerado!!
Bem, não assisto mais animes pelo pcs (eu até tento assistir Bleach), mais tá difícil.
Desses dai conheço só o manga de Brave 10, que infelizmente não pude mais acompanhar. Meu irmão não comprou mais ¬¬ e estou sem grana!!
Parece que vai ser boa a temporada...E espero um dia poder assistir Zero no Tsukaima!! hihihi
Beijos, até mais

Hidekee disse...

@Naty:

Brave 10 é mto bom, recomendo ver de pois ou ler o mangá mesmo. E quando puder veja sim ZnT XD

PS: Desculpe não ter respondido antes ç.ç