quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Quando a chuva cai

Normalmente deveria ser algo alegre o ato de observar a chuva cair, especialmente no início de ano. Isso tinha no passado, para muitos povos, a simbologia de um ano próspero e alegre, cheio de fertilidade nos campos. Entretanto não é o que acontece em muitos lugares do Brasil.

No início do ano passado aconteceram tragédias anunciadas na região serrana do Rio de Janeiro. Um ano antes o mesmo em Niterói. E este ano acontece no norte e noroeste do Estado do Rio. Acontecimentos previsíveis, que os governos tinham condições de prever e se antecipar, mas nada fizeram, o que me motiva a considerar isso simples falta de vontade polícia mesmo. E o pior é não ser uma exclusividade do Rio de Janeiro, pois Minas Gerais está sofrendo enchentes que também poderiam ser evitadas ou diminuídas, assim como ocorreu no passado em Santa Catarina.

Toda prefeitura e estado consta de geólogos e urbanistas que podem claramente saber se pessoas ocupando áreas de risco estão se expondo ao tal risco anunciado. Então tem sim como evitar ou pelo menos minimizar os danos que chuvas fortes, tão comuns no início de ano, causem na população. Falta na verdade é de um plano decente e contínuo, que não seja parado porque o partido no governo mudou. Afinal de contas, técnicos concursados continuarão trabalhando, independente de qual partido político esteja no poder.

Este ano é ano de eleições, então é hora da população, eu e você, começar a usar informações que existem na internet (de fontes sérias e minimamente confiáveis) e observar o que os políticos têm feito e, especialmente, não têm feito. Cuidar da população não é sinal de bondade, mas de cumprir o que é dever de todo político. Além disso, ver para onde recursos disponibilizados após as tragédias vão parar! Em Teresópolis ficamos sabendo que o prefeito anterior, que foi afastado, usou dinheiro para reconstrução da cidade para comprar notebooks para os seus protegidos. Mas até hoje tem cidades que não viram dinheiro destinado a elas, como umas em Santa Catarina, e pessoas que perderam casas e o poder público não fez nada para elas ainda. Cabe a nós cobrar dos políticos atitudes e saber em quem votar nas elições deste ano.

Além de cobrar dos políticos, temos que observar para onde vão as doações. Ano passado vimos gente se aproveitando da bondade alheia e dizendo que estava recolhendo donativos para as vítimas da região serrana do Rio, mas desviavam estas doações. Este ano a Cruz Vermelha está colhendo donativos, e sinceramente, acredito mais na ação da Cruz Vermelha do que de algumas instituições que se dizem acima de suspeita mas não sabemos a índole de seus membros. Não de todos, mas basta um ou dois "espertos" para estragar todo o sistema. Então é ficar de olho a quem doar também, caso queira fazer o bem a quem está sofrendo.

Espero que chegue o dia que as chuvas de início de ano voltem a apenas significar bom presságio para nós. Até breve!

Pensamento do dia: Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. Ambos existem; cada um como é. Fernando Pessoa

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Interstella 5555

Atendendo a alguns pedidos de amigos, aqui está o wallpaper do filme musical Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem. Na imagem acima está na resolução de 1920x1200, podendo ainda baixar na resolução 1600x1200 e 1280x1024.

Este wallpaper surgiu ao ver um vetor do casal que aparece no filme, Stella e Shep, e bater a inspiração deles em um fundo que remetesse aos planetas que eles viviam. Daí foi compor de forma até simples, para valorizar o belo vetor dos dois.

Para quem não conhece o filme, segue abaixo o resumo da Wikipédia:

Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem é um longa metragem, em animação japonesa, um filme musical originalmente lançado em 1° de Dezembro de 2003. O filme é a realização visual de "Discovery", um álbum do Daft Punk. Cada clipe do álbum foi animado como um episódio da história de seqüestro e resgate de uma banda de pop interestelar. O filme foi produzido pelos criadores do álbum "Discovery", junto com Toei Animation, sob a supervisão de Leiji Matsumoto. O filme não possui falas e mínimos efeitos sonoros, porem possui músicas.

Como sou fã de Leiji Matsumoto e adoro o album Discovery do Daft Punk, não é difícil perceber que amo Interstella, especialmente pelas músicas de Daft Punk evoluirem como quem conta uma história e é percepitível pela animação. Este filme é tão maravilhoso que minha mãe e minha irmã, que não são chegadas em animes e nem em música eletrônica, adoraram. O filme pode ser baixado com facilidade na internet, pois não precisa de legendas, já que não há diálogos. Quem achar o DVD original para comprar, recomendo que compre, não irá se arrepender. Quem quiser ver online pode acessar o vídeo no google e curtir para ver o que acha, mas ver no DVD é sempre melhor. Em épocas como as de hoje, onde pessoas sem cultura acham que para fazer música eletrônica basta colocar uma batida repetida eternamente, conhecer esta obra prima mostra a diferença entre o que é bom e o que é ruim.

E para finalizar, gostei tanto deste wallpaper que estou usando a um mês e não pretendo tirá-lo tão cedo, algo raro para quem me conhece! Espero que gostem e até breve!

Pensamento do dia: O homem precisa daquilo que em si há de pior se pretende alcançar o que nele existe de melhor. Friedrich Nietzsche

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Katawa Shoujo

Esta é uma visual novel interessante e diferente chamado Katawa Shoujo. O projeto parece que é de 2007, surgiu em um comentário de um artista e rendeu no projeto. A história do jogo é de um rapaz japonês chamado Hisao Nakai, um estudante normal que tinha uma vida normal até sofrer um ataque cardíaco e descobre ter aritmia. Com esta descoberta do problema grave no seu coração e a necessidade de acompanhamento médico constante, ele é transferido para um colégio fictício chamado Yamaku High School, dedicado a alunos com deficiências. Lá ele encontra uma garota surda, uma cega, uma sem braços, um cara quase cego e assim vai.

Ontem, dia 4, saiu finalmente a versão oficial e esta conta com imagens hentais, que existem para quem curte, mas com a opção de desabilitá-las, já que o foco é mais a história mesmo. O jogo pode ser baixado gratuitamente via download no site oficial, tendo 420 Mb no total, disponível para Windows, Linux x86 e Mac OS X.

Eu cheguei a jogar o beta disponível no passado, mas não passei do primeiro ato, mas gostei muito dos personagens e da história, bem cativante e diferente, especialmente por mostrar personagens com problemas e levando a vida normalmente. Daí não caem no clichê e no pieguas, que seria o padrão, fazendo o protagonista e até mesmo a gente pensar que nossos problemas não são tão grandes assim.

Para quem não sabe, uma visual novel é um jogo no estilo livro digital para quem não conhece onde você vai jogando escolhendo algumas opções e seguindo a história, claro, dando finais diferentes de acordo com as escolhas. Esta visual novel é relativamente simples, foi produzida diretamente em inglês, logo recomando para quem sempre teve curiosidade em jogar alguma vez uma mas nunca pode. É ótimo para iniciantes mesmo. O traço das personagens é bonito e o jogo em si só falha em alguns cenários de fundo, sendo muitos com fotos tendo efeito para parecer desenhados. Um amigo que está jogando e chegou no terceiro ato disse que basicamente as decisões no primeiro que determinam a rota a seguir e que no final de cada capítulo tem ceninha animada.

Bem, com tudo isso fica a dica de uma boa, acessível e diferente visual novel. Divirtam-se e até breve!

Pensamento do dia: No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade. Albert Einstein

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Animes de 2011

Aqui está a minha lista dos animes que se destacaram em 2011 para mim, sendo assim minha opinião pessoal e não a verdade suprema. Vou tentar ser curto nos comentários porque a lista tem 12 animes. Vamos lá!

Melhores do Ano:

Mawaru Penguindrum: Para mim foi o melhor anime do ano. Conseguiu me prender, cativar com personagens e um enredo muito bem feito, com a lógica de construir para depois descontruir e mostrar valores mais importantes dos que os iniciais. Basciamente é um anime que fala de família e amor, mas de forma que o Kunihiko Ikuhara conduz muito bem. Tecnicamente achei superior a muitos outros também. Recomendo muito quem não viu que veja e dê uma chance, lembrando-se sempre que neste anime nem tudo é bem o que parece ser. Digo apenas cuidado com alguns assuntos abordados e com a narrativa que as vezes confunde propositalmente quem assiste. Além disso há muitas citações e simbolismos, que para uns pode ser ótimo, mas para outros ser chato.

Steins;Gate: Outro excelente anime que aborda diretamente a idéia de viagens no tempo, focando-se em um elenco pequeno que consegue prender pelo assunto em si, o roteiro bem feito e protagonistas carismáticos. Quem é fã de Efeito Borboleta e De Volta para o Futuro, e obras similares, perceberá que este anime é um prato cheio, usando referências corriqueiras para o espectador se sentir mais acomodado. Entretanto a narrativa lenta por mais de 1/3 do anime pode incomodar alguns e se você for mesmo fã de viagens no tempo irá achar algumas passagens previsíveis, além de haver citações e termos técnicos que podem fazer você se perder. Se nada disso incomodar ou simplesmente assistir sem se guiar pelo hype enorme neste anime, vai se divertir muito.

Tiger & Bunny: Este anime poderia facilmente estar entre as grandes surpresas do ano que passou, mas não, coloquei aqui, por ser realmente um dos melhores animes que assisti ano passado. Um anime que tem um tema bem geral e que todos conhecem e se identificam: Super Heróis! Mas havia desconfiança por ser um anime com patrocinadores inseridos, mas essa presença só deixou o anime com mais facilidade de aceitação. Com um elenco altamente carismático, tendo Kotetsu, o herói Wild Tiger, o mais carismático e o personagem do ano para mim. História simples mas bem conduzida, com a técnida da Sunrise em produzir animes com qualidade, recomendo fortemente que dê uma chance e veja o anime.

Mahou Shoujo Madoka Magica: Um excelente anime e considerado por muitos o melhor de 2011. A história produzida pelo Shaft, estúdio que adoro, se basea em uma história típica de animes de mahou shoujos (garotas mágicas) e junta elementos de outros animes, criando um enredo envolvente. O anime é curto, o que facilita quem estiver curioso a ver. Engraçado é que a "protagonista" Madoka é a que menos chama atenção, com o anime contando com um staff de coadjuvantes maravilhoso. O traço moe (feito propositalmente) com uma história nada moe e tensa pode incomodar um popuco e o hype exageradíssimo no anime pode gerar frustações em quem segue este hype. É um excelente anime e recomendo que vejam e curtam.

Gosick: Um anime que considero um dos melhores do ano passado pela condução do anime que se propõe em ser uma história de mistérios e inicialmente começa com mistérios relativamente simples para quem é fã de histórias policiais e de mistérios. Mas com o tempo os mistérios vão ficando um pouco mais complicados e a história particular dos personagens vão se desenvolvendo de forma envolvente. Além disso BONES demonstra que criou vergonha na cara e não deixou a qualidade do anime cair em momento algum (quem viu Eureka Seven sabe bem o que digo). Victorique é uma personagem carismática que não cai no clichê esperado por uma personagem que parece uma boneca e vive isolada. Além disso há referências trechos histórico do período entre as duas Guerra Mundiais.

Destaque do Ano:

UN-GO: Considero como destaque simplesmente por este anime ser muito subestimado pela grande maioria dos fãs de animes, tanto que apenas um fansuber brasileiro pegou esse anime para legendar. Uma pena, pois este apresenta histórias inspiradas nos famoso romance japonês do detetive Ango na Era Meiji. O cenário é um Japão em um futuro não tão distante, que encarou anos de guerra civil e agora precisa ser reconstruído e está em um sistema similar da Era Meiji. Aqui vemos mistérios realmente complexos a serem desvendados pelo detetive Shinjuurou com ajuda do estranho e misterioso assistente Inga. O anime conta com um staff de peso e trilha sonora muito boa. Se quer um anime que surpreenda e com mistérios, política e verdades ocultas, este anime é um prato cheio e merece destaque, podendo facilmente estar entre os melhores se tivesse mais episódios além dos poucos 11 produzidos.

Melhor Continuação do Ano:

Maria Holic Alive: Confesso que aqui estou com uma dívida, pois não vi Working! ainda, o que impossibilitou assistir a sua continuação, então das continuações que vi posso destacar Maria Holic Alive. Normalmente as continuações mantêm o nível ou acabam tendo alguma queda, mas aqui não. Houve na verdade, para mim, uma melhora considerável, arrancando inúmeras piadas e situações sem noção. Mas aqui aumenta-se a sensação de "AME OU ODEIE" que já existia na primeira temporada, pois esta tudo intensificado. Portanto, se não gostou de Maria Holic, passe longe de Maria Holic Alive!

Frustação do Ano:

C: The Money of Soul and Possibility Control: Esse anime começou sem grandes expectativas comigo, até pela premissa de unir mercado financeiro com batalhas estilo Shin Megami Tensei ficou estranho, mas logo no início conseguiu me cativar. O anime foi se desenvolvento lá pelo meio você pensa "agora vai ficar foda!". Mas não fica tão quanto se espera, mas ainda fica bom. Beleza. Mas é justamente o final que ocorre a grande frustação. Uma história com grande potencial, grande possibilidade de exploração, com elementos sendo inseridos e desenvolvidos para cumlinar em um último episódio frustante, que não usa nem metade do que o anime foi colocando em jogo. No final me senti trollado pelo Masakaki, o chapeleiro louco do Banco Midas. É um bom anime e recomendo, mas perto do que seria e do que ele constrói, fica aquela coisa de que poderia ser muito melhor, daí a frustação...

Poderia ser Melhor:

Freezing: Aqui um anime simples, pelo menos na sinopse, que você pensa que seria foda: mistura idéia de claymore mas em um cenário futurista, onde as guerreiras precisam de um parceiro macho para lutarem contra gigantes aliens invasores. Mas como o anime foi produzido, no estilão da década passada, até com a estranha resolução de exibição de 4:3 para os padrões de hoje, tendo animação mediana e alterações visuais como o pandora mode, o anime fica com aquela idéia de que se fosse feito com mais cuidado, mais dinheiro e mais episódios, seria um bom a ótimo anime misturando combate com cenas ecchis, estas aliás existiam aos montes, ficando pelo menos esse consolo a quem buscava um anime ecchi.

Coito Interrompido:

Fate/Zero: Ok, o título não é padrão, eu criei, mas não tenho melhores palavras para classificar esse anime! Sério mesmo. Não estou revoltado com o anime em si, mas não curti nada o anime se desenvolver muito bem, mantendo o ritmo típico de Fate, que é ter uma narrativa lenta, afinal de contas ninguém saí por aí destruindo tudo e todos em nome do Santo Graal. Tinha bastante intriga, diálogos fodas e estratégias. Mas, iniciar um combate deflagado com uma enorme invocação e cortar logo em seguida, dizendo que terei que esperar até abril para ver o resto foi muito revoltante! Especialmente por ter visto um episódio que para mim caberia tranquilamente em um extra de Blu-ray: o da pequena Rin. Foi bem divertido, mas não somou nada ao enredo aquele episódio todo. Enfim... Fate/Zero agradou, especialmente com momentos realmente ÉPICOS, mas acho que essa interrupção pode ficar negativo para o anime. Terão que fazer uma segunda temporada muito mais épica para agradar os fãs.

Grande Surpresa do Ano:

Ben-To: Quando li a sinopse achei que seria um anime de comédia sem noção. Depois ao ver as imagens achei que seria um anime de comédia ecchi. Mas assim que vi os dois primeiros episódios percebi que Ben-To não era nada disso. Era um típico e excelente battle shounen! Não vou fazer uma resenha aqui, até porque Gyabbo fez uma excelente, mas com spoilers, aqui. Mas apenas digo que o anime foi ótimo e surpreendeu por ver mesmo com dinheiro limitado e claro pela animação limitada, fizeram um anime que cativou e com um final que eu adorei. Esse anime desprentencioso conseguiu ser um genuíno shounen, enquanto alguns não passaram de caricaturas clichês. Eu recomendo fortemente que vejam e se surpreendam!

Comédia do Ano:

Level-E: Aqui deixo uma recomendação de um anime de comédia que, a exemplo de UN-GO, é bem subestimado. Level-E consegue colocar paródias de ficção científica junto com piadas inteligentes e bem feitas e um protagonista alien verdadeiramente troll. Eu ri muito mesmo com o anime e recomendo para quem curte boas piadas. Se for fã de filmes e séries que tenham aliens, não viu até agora porque?

Ficou grande mas espero que tenha ajudado. Tentei colocar pontos positivos e negativos em todos os animes, pois o que me incomoda muito é as pessoa recomendarem animes falando apenas que é foda e colocar um hype enorme, gerando expectativa demais. Isso pode frustar que vai ver e resolver em até um hater da obra justamente pela decepção que teve. Dos que recomendei aqui espero que vejam com mente aberta e curtindo o anime. Até breve!

Pensamento do dia: É comum perder-se o bom por querer o melhor. William Shakespeare

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Feliz Ano Novo!

Sei que estou um pouco atrasado, mas antes tarde do que nunca, então estou aqui desejando meus votos de feliz 2012, ano do dragão no horóscopo chinês, para todos! Que este ano seja ótimo para todos que acompanham este blog!

Andei sem postar aqui por 6 meses, mas foi por boas causas. Consegui terminar meu doutorado e uma nova fase em minha vida se inicia juntamente com este ano, então pretendo voltar a postar aqui algumas coisas que ache interessante, além de animes que é meu hobby que não largo e que me ajudou a espairecer em momentos de dificuldades. Parei mais com jogos mesmo, pela falta de tempo.

Como podem perceber, troquei o layout do blog, buscando algo mais simples e leve. Vinha buscando isto a um tempo já, para retornar bem ao blog, mas a inspiração de fato só veio quando entrei no site oficial de Nisemonogatari, sequência de Bakemonogatari, e vi os fundos que eles usavam no site. Decidi editar o da Kanbaru e aqui está um layout da garota-macaco. Sobre o anime comentarei depois em outra postagem. Até breve!

Pensamento do dia: Escalar colinas difíceis requer um ritmo lento no início. William Shakespeare