terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

As aparências importam

Ontem mudei meus óculos, usando uma armação mais "modernosa" como uma amiga me disse hahahahaha... A mudança de estilo de armação deu-se pelo motivo de que o anterior simplesmente estava ficando corroído pelo meu suor e isso acabava ferindo meu rosto onde a aste encostava. Porém é um estilo que eu gosto inclusive e iria dar um ar mais moderno mesmo. Isso me lembrou de alguns fatos onde alguma pessoas me consideravam mais "careta" do que eu realmente seria sobre determinados assuntos apenas pela minha aparência mais conservadora que os óculos antigos me davam. Uma outra amiga já disse pela foto que apresentei a ela que eu estava bem diferente de antes XD

Mas aí eu penso o quanto as pessoas por mais que digam o contrário, consideram a aparência alheia. A pessoa querendo ou não, é influênciada pela aparência de dos outros, como se aproxima-se um cara de uma mulher e o cara tiver uma aparência que não a agrade e mulher não vai dar margem de uma aproximação e quem sabe conhecer um cara legal, mas se ele tiver uma aparência que a agrade, a coisa é diferente. Geralmente se o cara for um baixinho, barrigudo, desdentado e com barba por fazer ele terá poucas chances de sucesso, mas se for um cara alto, loiro, de olhos azuis e barba feita as chances de sucesso são enormes!

E se fosse ficar apenas nisso de alguém chegar e tomar um toco ou não tudo bem, mas isso de aparência se extende por todas as áreas da sociedade. Uma reunião de trabalho com vários palestrantes apresentando resultados, podem crer que aquele que estiver com uma aparência mais despojada ou "desagradável" será menos considerado do que o outros que chegar com uma roupa mais alinhada. Experiementem ir de forma mais "esporte" para uma entrevista de emprego para ver se o consiguirão. Mesmo para aquela vaga mais braçal que o empregado terá que trabalhar com um uniforme, ou nas áreas mais informais e livres, como ficar de frente a um pc em casa, você deve ir vestido de roupa social para a entrevista, não me perguntem porque, mas a aparência do entrevistado já diz muito sobre ele.

As pessoas são tão influenciadas que lembro da época que viajava para o CEFET-RJ durante o meu segundo grau dentro do 665, que um trocador me contou que um casal de boa aparência, uma mulher baixa de cabelos longos e lisos, belo corpo e usando uma roupa social cinza e um cara alto, loiro, magro mas com físico considerável e vestindo um terno também cinza, assim como a mulher, ficavam viajando de ônibus em ônibus, sempre os que estavam cheios e a profissão deles era uma só: bater carteiras! Sim, isso mesmo, pessoas com aparências acima de qualquer suspeita chegavam nos outros, que não se incomodavam com eles, ainda mais que a mulher se encostava nos homens e o homem nas mulheres. O trocador já tinha cansado de manjar o casal e o conhecia de outra linha, uma linha que ia para o centro, que ao que lembre seria o 373. Por acaso esse casal havia pego o ônibus que eu estava. Ou seja, se fosse negro (sim, racismo ainda existe e sempre associam bandido a negro), com roupa pobre e fedendo a suor, o batedor de carteira nunca iria ser feliz em seus afazeres, mas como era uma pessoa de boa aparência, a coisa era mais simples.

No final das contas, mesmo quem diz não se importar com aparência alheia, se importa sim, pois é algo natural do ser humano fazer uma análise prévia das pessoas, realizar um pré-julgamento de quem chega perto dela, simplesmente como uma reação de proteção e preservação. A diferença está em quem se prende a primeira impressão ou a aparência que a pessoa possui e de quem consegue superar isso e dar uma chance de conhecer o outro melhor. E acho que foi bom para mim mudar minha aparência, já que é bom as vezes dá uma renovada no visual, pois cansa ter sempre a mesma aparência. Mulheres devem saber mais disso do que eu hahahahaha...

Sorte do dia by orkut: Faça feliz quem está perto de você e os que estão longe se achegarão

2 comentários:

Anônimo disse...

Mudanças com fundamento sempre são bem vindas!
É vero que tudo na vida é aparência. Se não fosse por isso, as clínicas de cirugia plástica, cabeleireiros, manicures e marcas de cosméticos seriam negócios previamente falidos.

Agora faltou você mostrar a foto, né? :D

Hidekee disse...

>Anne:

Exatamente. Tanta gente que se preocupa com visual que existe uma 'indústria" voltada só para isso. E vaidade, na dose certa, não faz mal a ninguém tb XD

Foto está no meu orkut ;*