segunda-feira, 25 de maio de 2009

Troca de gênero

Não, embora eu vá falar sobre troca de sexo, não se trata de nada sobre operação transsexual. Apenas de algo que existe a muito tempo em animes, desde Ranma 1/2, onde Ranma devido a uma maldição ele ao ser molhado com água fria, o rapaz se transformava em uma bela garota, que só poderia reverter o processo precisava ser molhado com água quente.

O mesmo também já foi abordado, mas com um conteúdo mais "adulto", no caso um hentai mesmo, baseado em um jogo de mesmo nome, chamado X-Change. Nele o personagem virava uma garota só que ele aproveita o corpo novo para saber como as mulheres se sentem durante o sexo, além de continuar a pensar como homem, gerando relações yuris.

Mas baseado nessa idéia, muitos artistas se propõem a personagens que originalmente eram masculinos (ou femininos) e fazer suas versões de sexo trocado. Alguns gostam, especialmente quando são animes ou jogos onde a maioria é homem, como Dynasty Warriors. Mas ainda assim tem uns que repudiam, argumentando que é "coisa de viado" gostar de um personagem de sexo trocado. Daí vem a questão: o que define uma personagem?

Segundo um artigo na Wikipédia sobre a personagem (a palavra embora seja coloquialmente usada como masculino ou feminino ou ainda somente masculino, é uma palavra feminina), que me pareceu razoável, descreve que "A personagem é um elemento vivo de uma obra narrativa. Comumente é uma pessoa (Dom Quixote), mas pode ser um animal (A revolução dos bichos), uma boneca de pano (Sítio do pica-pau amarelo) e o que mais a imaginação do artista inventar."

Sendo assim, um personagem masculino pode ser muito bem representado com sua versão feminina sem perder sua escência original. Isso é o que mais importa ao fazer uma versão de sexo trocado de um personagem. E é essa a parte mais legal de visualizar também, pois é divertido você ver uma versão feminina de um lutador de um jogo de porrada mas com as características marcantes preservadas.

Baseado em preservar as características originais que hoje existem algumas versões de personagens masculinos nas formas femininas, preservando as características básicas. Se você for a um site de imagens tipo e-shuushuu (sem imagens ecchis) ou no danbooru (com imagens ecchis e hentais) e procurar por Luluko ou Kyonko, encontrarão vários artistas fazendo versões femininas de Lelouch de Code Geass e Kyon de Suzumiya Haruhi, respectivamente.

Existem versões versões masculinas de personagens femininas, como a Saber de Fate/Stay Night, mas não são tão populares assim. A Saber, em especial, tendem a fazê-la lembrando demais o Gilgamesh do mesmo anime, daí não é a mesma coisa. Perde-se nesse caso a essência da personagem quando ela pode ser confundida com outro quando troca-se o sexo dele.

Alguns artistas adoram fazer isso, com Nekkeau e Humio, embora não fiquem só nisso. O mesmo acontece para Yuyn, quem ilustra esta postagem com versões femininas dos guerreiros do jogo Dynasty Warriors. Achei que manteve bem a ideia original. Ou seja, isso faz parte da arte ter versões de sexo oposto ao original e ainda assim poder reconhecer os personagens.

Sorte do dia by orkut: Compartilhe sua felicidade com os outros hoje mesmo

5 comentários:

Natália disse...

Interessante esse assunto!1
ranma 1/2 é muito engraçado!! rsrsrsrs >_<
não conheço esse jogo que você citou no post
+ as imagens que você usou são tão legais!! O_O
eu acho muito legal essas coisas de personagens com sexo trocado, da para ver os dois lados da moeda e não apenas um!!
Se bem que muita gente vai chamar isso de "gay", porque a maioria das personagens que tem seu sexo trocado são homens!! xD
falei d+
vou ver se eu procuro aquele jogo do seu post passado!!
não deixe de ir no meu, coloquei um desenho meu!! >_<
bjos

syllpb disse...

Hideki, não sabia q vc tava escrevendo a respeito de anime manga!
Puxa, muito bacana!
Vc me cede uma tarde pra gente papear?:D

Anônimo disse...

Uia! Gostei da temática desse anime hentai que você citou!

Deve ser interessante :D

Natália disse...

Olá!!
sim,sim, falta muito pro AF chegar no nível do Anime Expo (um sonho)
que bom que você gostou do desenho.. é os olhos as vezes fica estranho, mais qualquer dia eu coloco um desenho melhor!! ^^
a sim, eu te indiquei!!
depois passa lá e saiba mais!!
bjos

Hidekee disse...

>Natália:

Tem sentido mesmo isso de chamar de gay, pq a maioria dos personagens são masculinos originalmente xD

E o jogo é mto bom, recomendo para se divertir. E não entendi bem essa indicação. É uma espécie de maldição? ^^'

>Silvia:

Mas que raio de nick é esse Silvia? Me recuso a escrever isso u.u

Mas só combinar que a gente sai para conversar sim o/

>Anne:

Mto safadenha vc Anne >D~