sexta-feira, 1 de maio de 2009

Trabalhar... trabalhar...

Hoje é dia do trabalho, dia criado para lembrar as lutas dos trabalhadores pelos seus direitos trabalhaistas, especialmente as manifestações ocorridas nos Estados Unidos conhecida como Revolta de Haymarket, quando trabalhadores lutavam por redução da jornada de trabalho para 8 diárias. Um dia para que todos os trabalhadores comemorarem. Agora, o que você entende por trabalho?

Pergunto isso, pois até mesmo hoje em dia, as pessoas tem uma noção de trabalho como algo braçal ou aquele em que você deve ir a um local, bater ponto até cumprir seu horário de trabalho e depois ir para a casa, esquecendo totalmente do trabalho. Assim é o que as pessoas consideram como "trabalho digno" ou "trabalho de verdade". Mas aí faço outra pergunta: os trabalhos que não se encaixam nessa descrição não são "trabalhos de verdade"?

A começar pela dona de casa e indo até o pesquisador de um centro de pesquisa, a maioria da população não considera tais afazeres como trabalho. Desenhistas e artistas em geral, embora tenham que trabalhar exaustivamente, mesmo sem inspiração, para pagar suas contas, não são considerados trabalhadores por muitos, infelizmente. O mesmo para quem trabalha em casa ou "apenas estuda", como muitos pesquisadores que conheço, assim como eu.

O mais interessante é que as pessoas não entendem que um trabalhador que não tem ponto para bater, horas fixas para trabalhar determinadas por outro, não tem um final de trabalho. Quando a pessoa trabalha com um tipo de emprego que bate ponto, após a saída do trabalho ele pode simplesmente esquecer de tudo que aconteceu no serviço, abandonando o trabalho no local de trabalho. Entretanto aqueles que tem horário flexível de trabalho ou que trabalham em casa, não tem uma hora para esquecerem os afazeres, levando-os consigo praticamente o dia todo. Ou seja, nunca se desligam totalmente de seus trabalhos. Essas pessoas que sempre carregam trabalho consigo acabam caindo na neura de se matar de trabalhar mesmo. Conheço gente que sequer tira férias para não perder tempo. Outros que simplesmente não possuem fim de semana. Eu decidi que pelo menos os sábados eu não faria nada de pesquisa para ser um dia de cuidar da casa e de mim mesmo com mais atenção e assim venho fazendo. Quando podia sempre saia com amigos nos sábados e não me arrependo disso. Quem não descansa acaba desenvolvendo vários problemas e no final das contas, literalmente se matam de trabalhar. Isso é um risco que todos que trabalham por conta própria acabam correndo. Assim como também correm o risco de depressão causada pelo tédio, isolamento e trabalho não ir para a frente como queria.

Mesmo com toda a modernidade, ainda acho que estamos longe de mudar os conceitos de trabalho tradicional, pois mesmo eu sendo um pesquisador, dentro de faculdades e centro de pesquisa, local onde a visão deveria ser diferente, cansei de ouvir dos funcionários comuns (que batem ponto) que a gente (pesquisadores e alunos) não faziam nada, só estudavam! Engraçado que se fosse simples "estudar" ninguém estudaria. E para ser sincero, até estudante de ensino médio e básico são de certo modo trabalhadores, pois estudar dar trabalho e eles recebem de alguém (geralmente os pais) casa, comida e roupa lavada em troca dos estudos, com alguma premiação por pordutividade (presentes por boas notas).

Então, todos que tem alguma atividade, seja remunerada por outros ou por conta própria, considerem o dia 1º de Maio seu dia de descanso. E feliz dia do trabalhor para todos! E aqueles que estão desempregados, que tenham boa sorte e encontrem seu emprego, pois sei como é duro estar desempregado...

Sorte do dia by orkut: A felicidade nada mais é do que boa saúde e memória fraca

Nenhum comentário: