sexta-feira, 17 de julho de 2009

5 Elementos RPG

"5 Reinos, 5 povos influenciados pelo zodíaco chinês e os seus 5 elementos principais: madeira, fogo, terra, metal e água. Após lutas entre si estes povos encontraram um equilíbrio e a paz como consequência. Mas novamente entram em disputa com a descoberta de um novo continente. Famílias dos cinco reinos começam uma corrida pela colonização das novas terras, enfrentando perigos sem fim, povos desconhecidos e inimigos antigos. Controle 3 desbravadores de novas terras e seja uma lenda do Novo Mundo!"

Esta é o resumo do novo projeto de RPG que estou a frente no fórum Lendas Infinitas, mas que pretendo na verdade seguir a sério, pela grande variedade que pode ser explorada neste RPG. Foi o tal RPG citado aqui anteriormente que foi inspirado em parte em Granado Espada.

A motivação inicial partiu de uns estudos que estava fazendo sobre os cinco elementos chineses, zodíaco chinês e a filosofia por trás disso. Descobri o Wu Xing, uma filosofia que associa tudo no mundo em 5 estágios, atrelados aos 5 elementos básicos: madeira, fogo, terra, metal e água. Existe ainda um desdobramento em Yin e Yang destes elementos e eles influenciam nos animais do zodíaco chinês também, que tem a regência do ano e da hora. Uma astrologia bem complexa com mais de mil combinações possíveis.

Inicialmente queia usar apenas 5 atributos para representar os personagens no RPG, mas depois achei melhor desdobrar estes atributos em físico e espiritual, usando o Yin e Yang como base. Para tanto desenvolvi 10 atributos básicos, onde 5 seriam físicos e 5 seriam espirituais. E estes elementos estariam associados com os elementos. Assim teria o fogo, terra, metal, água e madeira resultando em força, resistência, destreza, agilidade e vitalidade para atributos físicos e resultando em sorte, vontade, sabedoria, carisma e inteligência para atributos espirituais. Essas associações foram geradas depois de pesquisas de quais elementos estavam associados a quais qualidades, para ficar bem bonito também.

Partindo do objetivo de usar sempre um dado de 10 faces (d10), montei um sistema que a média seria 2 para todos os atributos, resultando em 20 pontos de atributos, estes que poderiam ser redistribuídos com o limite máximo de 4 em cada um dos atributos. Depois defini detalhes como defesa, ataque e inclusive acerto e falha crítica utilizando tais atributos e um d10. Eu gostei do resultado, que embora simplório, parece funcionar bem. Em breve começarei o RPG no Lendas Infinitas e testarei em combates e outras situações como o sistema em si funciona.

O mundo eu pensei inicialmente em uma divisão tipo Dynasty Warriors, com 3 reinos lutando entre si. Mas como temos 5 elementos base, porque não 5 reinos? E porque deveriam ser somente chineses? Daí pensei em 5 reinos que seriam associados a regiões diversas do nosso mundo antigo e assim ter certa variedade. Daí escolhi nomes de animais que não apareciam no zodíaco chinês, com certa base para esta associação também. Assim surgiram o Reino do Leão, que seria um reino no estilo Europa Vitoriana e das Grandes Navegações, o Reino da Garça, com um Japão Imperial com uma Coréia Tradicional, o Reino da Raposa, sendo uma espécie de Grande China das grandes dinastias, o Reino do Louva-a-deus, sendo similar a Índia e Tibet antigos e por fim o Reino do Escorpião, um mundo árabe misturando Oriente Médio com Norte da Africa. Reinos que após eras de guerras entraram em uma paz instável, mas que durava a uns 50 anos. Assim tinha o até então o único mundo conhecido.

Com a descoberta de novas terras a oeste, este mundo conhecido passou a ser chamado de Velho Mundo e as novas terras de Novo Mundo. Nada muito criativo mas como também foi usado em nossa história tal nomeclatura, achei interessante tais nomes. Este Novo Mundo era repleto de seres desconhecidos, monstros e selvagens. Assim a paz instável que fora atingida por uma espécie de equilíbrio natural poderia ser quebrada com novas fontes, novos recursos e assim ia. Começava assim uma corrida pela conquista e colonização das novas terras.

Nesse cenário que os jogadores entram, para interpretar até 3 personagens defendendo uma família no Novo Mundo. Como existem 5 cidades nas novas terras, uma para cada reino, fica uma certa tensão política no ar também, abrindo espaço para quem não quer apenas jogar algo só de porrada mas com intriga e sociabilidade.

Como todos no mundo dos 5 Elementos são regidos pela astrologia chinesa, todos creem nos 12 animais sagrados do zodíaco chinês os protegem e realmente, gastando pontos de ki, energia vital, os personagens podem invocar os poderes de seu animal protetor, ganhando poderes acima da média humana. Estes animais são "escolhidos" a partir da hora de nascimento do personagem, que segue para o resto de sua vida. Isto dá uma base legal de ter coisas meio sobre humanas para os jogadores.

O mais legal foi que acabei com os pontos de magia. Assim um mago pode SEMPRE ficar usando magia sem se preocupar de seus pontos de magia acabarem e ele ter que correr hahahaha... O que é gasto são os poderes dos animais que consomem pontos de ki.

Assim termina temporariamente o que queria falar sobre este novo projeto que estou curtindo muito em desenvolver. O que mais me deu trabalho mas também o que mais curti foi buscar os nomes para as cidades, com o auxílio do google translator e um dicionário etmológico que achei por aí, onde buscava os combinações de nomes que combinassem com a idéias de cada cidade mas nos nomes típicos que seriam falados em cada reino. Como as cidades do Novo Mundo: New Victoria, Koshinto, Xinjing, Navamandir e Farasa.

No Lendas Infinitas ainda estou com um projeto conjunto com um amigão meu de exploração planar mas sem uso de dados, apenas interpretativo. Fica bem variado e acho que ficará bem legal também. O 5 Elementos é um projeto pessoal meu mas quem quiser usá-lo, seja completo ou apenas como base ou inspiração, sinta-se livre para tal. O sistema ainda não está completamente testado, mas acho que está bem firme. Quem quiser olhar o sistema e as bases, pode ver aqui neste link em pdf: 5 Elementos RPG. Ainda faltam as cidades do Novo Mundo e suas descrições, que só nesta semana coloquei no Lendas Infinitas, mas em breve devo atualizar o arquivo.

E a todos que acompanham este blog, peço que aguardem até semana que vem para novas atualizações, pois estarei indo hoje para São Paulo visitar uns amigos amanhã e domingo ir ao Anime Friends. Até semana que vem e bom fim de semana a todos!

Sorte do dia by orkut: Uma pessoa precisa de uma boa reputação para sobreviver

2 comentários:

White disse...

Mweheheh o 5 Elementos vai ser foda! >3
Yay baka vai para SP e vai ao AF ver o pessoal e provavelmente vai conseguir ver a Idril. ;______; Morre. *odeia-se ainda mais agora por viver em Portugal*

Hidekee disse...

>White:

Sim, espero que seja foda mesmo, mas no bom sentido hahahahaha...

E sim, eu vi a Idril xP