quarta-feira, 15 de julho de 2009

Justiça para todos?

Bem, recentemente aconteceu um fato infeliz aqui no Rio de Janeiro, onde uma mãe deixou sua filha de cinco anos no apartamento sozinha enquanto foi buscar ou a filha mais velha ou um refrigerante (até agora as informações são desencontradas nos noticiários) e nesse meio tempo a garota joga mochila, travesseiro e lençol pela janela e depois despenca do andar onde morava. A morte dela foi imediata. A mãe logo que soube ficou desesperada e tudo isso foi gravado pelo circuito interno de TV do condomínio.

Interessante que ela não é de um poder aquisitivo alto, vindo logo a ser presa, juntamente com seu marido. Ambos ficaram presos por abandono de incapaz, mesmo com o entendimento de que eles não tiveram envolvimento direto com a fatalidade, mas por simplesmente deixar a criança sozinha no apartamento. Ontem soube que a promotoria quer tirar a guarda da filha mais velha do casal.

Aí entra o comentário que tenho ouvido em casa, na vizinhança e até na rua, metro, ônibus e etc: Como a justiça é rápida com os pobres. Isso porque os ricos sempre arranjam um jeito de serem liberados ou responderem processo em liberdade ou mesmo serem inocentados.

Não estou criticando as ações dos policiais, delegados, promotores e juízes, mas é de se estranhar que quando se tem um certo poder aquisitivo maior, a justiça anda de forma diferenciada. O povo inclusive observa isso, e observa muito bem.

Notem que o caso da garota Isabela a justiça foi mais lenta. Tudo bem que os casos são BEM diferentes, não havia imagens gravadas para culpar ou inocentar, mas o povo não quer saber muito disso quando compara os casos. Idem para casos de sonegação clara com notas frias de empresas voltadas para pessoas da classe alta, onde há tudo para prender as responsáveis mas não ocorre porque elas tem como pagar vários advogados para entrarem com vários recursos.

Embora a justiça seja para todos na constituição, sabemos que quem não tem dinheiro acaba tendo a justiça atuando de forma mais rápida e as vezes chegando a ser injusta, como pessoas presas apenas por serem honônimas a bandidos e terem que lutar presas para provar isso. Assim como bandidos que roubam milhões de reais ficam livres mas quem assalta uma bolsa está preso. Não que o bandido da bolsa deva estar livre, mas sim o bandidão dos milhões também deveria estar.

Isso tudo pode parece bobeira para uns, mas no final das contas influencia a nossa sociedade negativamente, pois o sentimento de impunidade vai permeando dos mais poderosos aos mais pobres, mas quando os mais pobres começam a ver que eles são punidos e os poderosos não, começa a haver revolta, aumentando a violência por parte dos bandidos mais pobres, que são os que estão mais próximos de mim e de você. Ou seja, a violência que estamos vivendo em parte deve-se a justiça não ser na prática como deveria ser: para todos...

Sorte do dia by orkut: O otimista diz que vivemos no melhor dos mundos, e o pessimista teme que isso seja verdade

Nenhum comentário: