sábado, 31 de outubro de 2009

Halloween

Hoje é dia 31 de outubro, conhecidamente internacionalmente como Halloween, o dia das bruxas, onde crianças "tradiconalmente" andam pelas ruas fantasiados pedindo doces falando "trick ou treat?" como podemos traduzir como "travessuras ou gostosuras". Pelo menos é essa a visão geral que sempre foram dadas.

O Halloween tem na verdade uma origem celta, que devido dominação romana na região durante a expansão do Império Romano, houve mistura com a religião latina, enfraquecendo a religião local, o druidismo. O que aconteceu depois foi somente a aniquilação da cultura local devido a envagelização então fica meio restrito informações originais, mas está ligada a uma festa chamada Samhain, provavelmente ligada a metade do tempo entre o equinócio de verão e o solstício de inverno. Durante esse período diziam que o mundo dos vivos e dos mortos estariam mais próximos e uma ligação maior, com presença de médiuns que seriam os sacerdotes druidas. Coincidentemente ou não, o papa Gregório III mudou a data da comemoração do dia de "Todos os Santos" que era em maio para o primeiro dia de novembro. Gregório IV ordenou que esta festividade que era dedicada a Roma fosse comemorada em todo o mundo com uma grande festa, incluindo uma celebração com vírgilia do dia anterior. No inglês esta vírgilia seria chamada All Hallow's Eve, que com o tempo passou a ser chamada como Halloween.

Vale lembrar que basicamente tem uma ligação com a Igreja Católica, logo não é algo "americano" como muitos dizem. A celebração com abóboras e fantasias origanalmente também não são tipicamente americanos, tanto que em países de língua espanhola, como México, comemoram El Dia de los Muertos, com direito a três dias de celeração, do dia 31 de outubro ao dia 2 de novembro, com direito a caveiras e fantasias também. Aqui no Brasil teria também algo similar, que seria o Dia de Finados, mas como somos de origem portuguesa acabamos chorando os mortos e tendo um dia mais de choradeira que de celebração, onde se eu disser que "fulano está em um lugar melhor que aqui" corro risco de apanha em alguns lugares. Mas vale lembrar que no interior de nosso país, ainda há o velho hábito de "beber o morto". Então nem todos levam a morte com tristeza.

Ou seja, aqueles que criticam o Halloween com o velho argumento de "defender a cultura nacional" deveriam repensar seus argumentos, pois querendo ou não Halloween está ligado com a religião oficial brasileira e portanto deveriam em vez de reclamar da data tentar colocar elementos mais típicos do Brasil na festa. Incentivar a cultura nacional sem ir contra a maré, pois é praticamente impossível evitar que se fale em Halloween, pois devido a internet, onde o mundo todo mesmo que não comemore saiba a data e faça festas temáticas, esta festa se incluiu mesmo no calendário mundial. Já basta nosso "dia dos namorados" ser em dia diferente de todos os outros... Então comemorem mas se lembrando do Saci, da Cuca e do Curupira, embora sobre este último eu duvide que alguém se fantasie de um personagem com pé virados para trás...

E as imagens que ilustraram a postagem é de um manga hentai chamado Hallow Hallow, com paródias a animes (pode-se observar uma múmia com a cara da Rei de Evangelion) e a games (como a paródia a Final Fantasy pela bruxa que lembra o Vivi que depois se mostra uma bruxa boazuda acima), sendo bem divertido. Infelizmente só achei traduzido para inglês e quem quiser pode baixar neste link, traduzido pelo fansubber SaHa. E fiquem com o prêmio extra do belo wallpaper da Marisa de Touhou, uma bela bruxinha que representa bem a ideia do Halloween. E termino desejando um feliz Halloween e juizo nas comemorações da data, pois tem gente que aproveita o feriadão e as festas paa abusar na bebida... Comemore sim, mas com moderação!

E este blog acaba de passar de 20 mil vistas! Mais um motivo de comemoração! E notem que ele começou em uma sexta feira 13 e marca 20 mil visitas no dia das bruxas! Quem disse que estas datas não davam sorte? XD

Sorte do dia by orkut: Por que você não envia um recado hoje para alguém com quem não conversa há anos?

4 comentários:

Natália disse...

Olá!!
bem interessante isso sobre o HalloWeen, eu até ia postar algo ontem, só que nem deu (fiquei vendo o estranho mundo de jack)
bem que voce falou que tem uma personagem que se parece com a Rei!!
pena que é hentai (não gosto) >_<
sim, sim, foi muito erro sobre SE!! xD
gomen ter postado coisas erradas lá
bye bye

Rubí disse...

Oi, achei muito interesante o assunto a respeito do halloween,na verdade todos os assuntos que vc aborda, de alguma forma mexe comigo. E me deixa com vontade de escrever tbm mas, chama muito minha atençao.

Mas interesante mesmo foi a parte em que vc falou da laitura..E muito engraçado o fato de ler e nao conseguir passar pro papel, que e o meu caso.

E a primeira vez que estou postando um comentario.Noa sabe como isso e dificil pra mim, mas tudo bem, estou feliz por conseguir escrever algo..

bjao, espero anciosa o proximo assunto.

Ichigo Fujiwara disse...

coelhinho pesquisou sobre halloween! Viva samhaim!!! *o*~ *rebola - a atrasada*

Hidekee disse...

>Naty:

Estranho Mundo de Jack é antigo mas realmente ainda prende hauhauhauhau... Gosto muito do filme xD

E nem se desculpe que nem foi culpa sua por ter postado uma notícia errada que outros deram ^^'

>Rubi:

Nossa, fico honrado por gostar tanto do que escrevo. E sugiro que você tente, mesmo que ache que não vai ficar bom, pq no início eu me forcei a escrever aqui, senão a preguiça teria tomado conta e desistido huahuahuahua...

Olha, escrever é como ler, vc tem que ter hábito para isso. Se achar mais confortável, vai comentando aqui sempre que quiser, mesmo que ache que não tá escrevendo nada de importante, eu saber que vc escreveu já vai ser legal ^^

E sinta-se bem vinda aqui no blog o/

>Ichigo:

HUAHUAHUAHUAHUHAUHAUHUA... Eu imaginei vc falando isso e realmente rebolando feliz hauhauhauhauhauhau... *retardado* 8D