domingo, 31 de maio de 2009

Axis Powers Hetalia

Ontem decidi começar a ver o anime Axis Power Hetalia, ou simplesmente conhecido como Hetalia. De ontem para hoje, em menos de 24 horas assisti 18 episódios!

Bem, podem estar se perguntando se o anime é bom mesmo assim para tantos em tão pouco tempo. Sim, é bom. Mas tem um fator muito importante a considerar: os episódios possuem 5 minutos! huhahuha...

A idéia do anime é bem interessante, embora não seja tão nova: personificar os países e fazer paródias com eles. Personificações é comum em meio a área animesca, indo desde softwares (fiferox, windows, etc) a veículos (aviões, navios, tanques, etc). Daí por que não personificar os países?

Seguindo a lógica, foi criado Hidekaz Himaruya, onde a história se passava originalmente após a Primeira Guerra. Fatos históricos são utilizados como base para as situações. Daí vão desenrolando o enredo, ora mostrando o passado da Itália também. Foi feito para web o mangá e virou tankobon (aqueles mangas grossos como livros). O anime também foi feito para web e já tem DVD também.

É divertido ver as caricaturas dos países. America (Estados Unidos) é um metido a herói do mundo e só vive comendo porcarias fast food, como hamburger e refrigerante. Japão, honrado e certinho, logo no início do anime, no primeiro episódio, numa reunião mundial (parece se passar na época atual) o Japão concorda se pensar com America. Franca, que tem um jeito um tanto duvidoso, é um sacana com Inglaterra, que é todo certinho. Alemanha é intimidador e fala grosso. Rússia está sempre envolvido em confusões de seus "irmãos" vizinhos, Ucrânia, Lituânia e Bielorússia. E assim vai indo, até Itália, que é o protagonista. Um personagem preguiçoso, mulherengo e que só pensa em comida e boa vida. Lembra até um certo país da América do Sul...

O título, Axis Power é referência direta aos países do Eixo na época da Segunda Guerra e Hetalia é uma brincadeira com a palavra japonesa hetare, que significa patético, com Itália. Sim, a personificação da Itália é um personagem totalmente patético mas que de alguma forma sonsegue se dar bem no final, mesmo sendo vítima de bullying hahahahahaha...

O anime tem para assistir online ou baixar pelo fansub GG via irc ou torrent. Infelizmente só tem em inglês até o 18, sendo que os brasileiros pararam no episódio 4. Mas acho que vale a pena, pois dá para entender e são apenas 5 minutos por episódio. Destaque para a música de encerramento, que é muito alegre e divertida hahahahaha...

E meu atual wallpaper foi baseado em uma linda imagem que achei no danbooru com os dizeres "Beautiful World" e decidi fazer um wallpaper dele. Fiz versão 16:10 (acima), mas também tem versão 4:3 dele ^^v

E a personagem que mais gosto é a Belarus (Bielorússia em inglês e no anime), que é irmã do Rússia, apaixonado por ele e sempre fica assediando-o. Isso que Rússia ainda tem Ucrânia como irmã também. Este é um anime leve, rápido e que garante bons risos, conforme a sorte do dia do orkut de hoje recomenda hahahahahaha...

Sorte do dia by orkut: Sorria. Isso basta

sábado, 30 de maio de 2009

Absoluto vs relativo

É interessante observa que sempre se busca uma verdade absoluta para um evento qualquer. Parece que o ser humano tem a necessidade de que elementos absolutos existam para poder ter algum referencial fixo para a vida.

Ouço e leio muito sobre buscar A Verdade. Mas o que seria A Verdade? Uma verdade absoluta, acima de qualquer coisa sobre um evento ocorrido, certo? Creio que é isso que todos buscam quando falam sobre A Verdade. Interessante que esquecem que para um fato ser relatado, precisa para isto passar por alguém que serve de testemunha. É aí que está o ponto onde eu creio que deve ser considerado.

Mesmo um evento gravado por câmeras e reproduzido posteriormente, ele não está isento de que está vendo apenas um dos lados do mesmo evento esteja sendo captado. Além disso, mesmo durante sua reprodução ela estará passando pelos olhos de quem a assiste, que fará uma análise baseada em algumas experiências, conceitos (sejam pré ou pós estabelecidos) e daí a pessoa concluir sobre o que viu. Como cada um tem um pensamento, mesmo que sutilmente, diferente dos outro, acaba que não existe e, segundo esta lógica, existirá uma verdade absoluta de algum fato. Mas sim uma das várias faces da verdade. Ou seja, existem tantas verdades para um evento quantas forem o número de testemunhas deste evento.

Mas o mais legal que o que importa não é a verdade absoluta, mas sim a diferença entre as várias verdades. Aquelas que menos diferenças tiverem entre si, teoricamente, estará mais próxima da realidade que seria a verdadeira. Assim é a diferença entre as versões que realmente importam e não realmente seu valor absoluto. Claro que algumas verdades ainda podem ser alteradas e assim gerar as verdades com menos diferença podem não ser as mais próximas da realidade, mas aí já é outra discussão, pois nesse mundo sabemos que infeliz, ou felizmente, tudo pode ser manipulado.

Interessante que existe similaridade com a física, que na verdade nada mais é do que observação da natureza. Um evento não pode depender da métrica utilizada. Ela não depende se você mediu um ponto ao outro com uma régua usando milímetros, polegadas ou o pé do João. O que vai importar é a diferença entre os pontos que você mediu.

Daí você se pergunta: porque usamos medidas padronizadas? Ora, simples: para ter um senso comum! Quando se fala em milímetro, centímetro ou mesmo polegadas, a maioria tem noção do tamanho considerado. Já quando se fala no "pé do João", cada um vai imaginar um tamanho para o pé do João, que ainda pode depender da altura, idade e peso do João para se ter real dimensão do seu pé. Basicamente é pelo senso comum que precisamos padronizar, para que todos saibam que estão falando a mesma língua sobre um evento. Mas o evento será o evento, independente de quem meça ou observe-o. Esta a explicar isso a uns alunos essa semana e interessante que aparentemente a única coisa absoluta que se espera existir seria o zero absoluto, quando não há mais agitação molecular e atômica. Interessante que pelo seu conceito em si, não o atingimos e creio provavelmente que nunca o atingiremos.

Mas mesmo assim, o ser humano não gosta de considerar que na natureza e no nosso mundo, o que importa não é o absoluto, mas as diferenças que contam. Acho que é a falta de um referencial padrão que possa comparar sua posição com algo. Acho que por isso que existe a eterna busca pelo valor absoluto em tudo... Talvez porque medir somente as diferenças nos dê uma sensação de ignorância ou de estar sem um chão. Não sei afirmar bem o porque. Quem souber comente aqui no blog...

Sorte de hoje: Agora é a hora de fazer novos amigos

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Você é especial?

Desconsiderem a ideia de especial estar retratado a uma pessoa com deficiência mental ou superdotado. Não é no significado de excepcional, mas sim de ser algo importante, diferente e único mesmo. Dentro deste contexto, você se considera especial?

Bem, pelo lado de que existem mais de 9 bilhões de seres humanos no mundo, comparativamente, um ser humano ter grande importância seria uma probabilidade de 1/9 bilhões! Se considerar que somos uma raça de seres vivos que não está em maioria numérica no mundo, pois existem muito mais baratas que seres humanos e estas sobrevivem até a uma hecatombe nuclear, realmente estamos mal como seres especiais. Lembrando que estamos inseridos na natureza e não acima dela, pois todas as agressões em prol de uma dita evolução tem acabado com o clima em nosso mundo, mais uma vez não estamos tão bem assim para nos considerarmos especiais.

Indo além, expandindo a visão para fora de nossa Terra, a mesma é um planeta dentro de um sistema solar onde a sua estrela (o Sol) tem um raio 100 vezes maior que a do nosso planeta. Considerando que nosso sistema solar está na parte mais externa de nossa galáxia, a cerca de 28 mil anos-luz do centro dela, que possui uma forma espiral, sendo que esta mesma galáxia e somente uma dentre várias outras, ficamos realmente muito mal em supor que somos especiais...

Entretanto, vale lembrar que cada ser humano, como indivíduo, é um ser único, não só de misturas fisiológicas como olhos, cabelos, nariz, altura, peso, etnia, marcas e sinais na pele. Cada um tem além de características fisiológicas uma herança de cultura, pensamento e carácter. Essas combinações garantem que mesmo que se encontre um sósia e alguém, este não será uma cópia perfeita. Nem mesmo gêmeos idênticos pensam igualmente em tudo.

Além disso, deve-se considerar o meio onde vive, as relações com outras pessoas e suas afinidades e ligações. Ligações realmente sentimentais, com vínculos emocionais que tornam uma pessoa de certo modo insubstituível como indivíduo, pois um cargo pode ser ocupado por outro, mas um amigo ou parente não.

Tais fatores mais locais levam a crer que somos especiais sim, mas para um determinado grupo, um conjunto bem mais local e restrito. Entretanto, em uma visão mais global, mais geral de mundo, não somos especiais nem um pouco. No final das contas, tudo depende de como se olha para si mesmo, para saber se somos ou não especiais.

Sorte do dia by orkut: Uma promessa feita é uma dívida não paga

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Troca de gênero

Não, embora eu vá falar sobre troca de sexo, não se trata de nada sobre operação transsexual. Apenas de algo que existe a muito tempo em animes, desde Ranma 1/2, onde Ranma devido a uma maldição ele ao ser molhado com água fria, o rapaz se transformava em uma bela garota, que só poderia reverter o processo precisava ser molhado com água quente.

O mesmo também já foi abordado, mas com um conteúdo mais "adulto", no caso um hentai mesmo, baseado em um jogo de mesmo nome, chamado X-Change. Nele o personagem virava uma garota só que ele aproveita o corpo novo para saber como as mulheres se sentem durante o sexo, além de continuar a pensar como homem, gerando relações yuris.

Mas baseado nessa idéia, muitos artistas se propõem a personagens que originalmente eram masculinos (ou femininos) e fazer suas versões de sexo trocado. Alguns gostam, especialmente quando são animes ou jogos onde a maioria é homem, como Dynasty Warriors. Mas ainda assim tem uns que repudiam, argumentando que é "coisa de viado" gostar de um personagem de sexo trocado. Daí vem a questão: o que define uma personagem?

Segundo um artigo na Wikipédia sobre a personagem (a palavra embora seja coloquialmente usada como masculino ou feminino ou ainda somente masculino, é uma palavra feminina), que me pareceu razoável, descreve que "A personagem é um elemento vivo de uma obra narrativa. Comumente é uma pessoa (Dom Quixote), mas pode ser um animal (A revolução dos bichos), uma boneca de pano (Sítio do pica-pau amarelo) e o que mais a imaginação do artista inventar."

Sendo assim, um personagem masculino pode ser muito bem representado com sua versão feminina sem perder sua escência original. Isso é o que mais importa ao fazer uma versão de sexo trocado de um personagem. E é essa a parte mais legal de visualizar também, pois é divertido você ver uma versão feminina de um lutador de um jogo de porrada mas com as características marcantes preservadas.

Baseado em preservar as características originais que hoje existem algumas versões de personagens masculinos nas formas femininas, preservando as características básicas. Se você for a um site de imagens tipo e-shuushuu (sem imagens ecchis) ou no danbooru (com imagens ecchis e hentais) e procurar por Luluko ou Kyonko, encontrarão vários artistas fazendo versões femininas de Lelouch de Code Geass e Kyon de Suzumiya Haruhi, respectivamente.

Existem versões versões masculinas de personagens femininas, como a Saber de Fate/Stay Night, mas não são tão populares assim. A Saber, em especial, tendem a fazê-la lembrando demais o Gilgamesh do mesmo anime, daí não é a mesma coisa. Perde-se nesse caso a essência da personagem quando ela pode ser confundida com outro quando troca-se o sexo dele.

Alguns artistas adoram fazer isso, com Nekkeau e Humio, embora não fiquem só nisso. O mesmo acontece para Yuyn, quem ilustra esta postagem com versões femininas dos guerreiros do jogo Dynasty Warriors. Achei que manteve bem a ideia original. Ou seja, isso faz parte da arte ter versões de sexo oposto ao original e ainda assim poder reconhecer os personagens.

Sorte do dia by orkut: Compartilhe sua felicidade com os outros hoje mesmo

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Pangya Returns!

A um tempo atrás eu havia postado aqui que desinstalei Pangya, na época Albatross18, do meu notebook porque o servidor haviria de fechar. Pois bem, agora posto dizendo que Pangya retornou!

Sim, após um bom tempo, NTreev abriu o servidor deles. Já faz um tempinho até e estava com a possibilidade de recuperar a conta do servidor do Albatross (menos itens pagos com dinheiro de verdade). Daí recuperei a minha, mesmo sem poder jogar.

Ontem deixei o downloader deles ligado a noite toda e mesmo com uma conexão lenta consegui baixar o instalador e hoje pela manhã instalei o jogo novamente. Foi formidável rever minha Kooh (Katia aqui na época do Pangya BR) e as roupas dela na minha conta *-*~

Agora tenho uma outra novidade: Level Up, que já oferecia a possibilidade de comprar itens com cash para Trickster, oferece agora a possibilidade de comprar itens com cash para Pangya também! Quem quiser ver basta clicar aqui e conferir!

É muito bom ter um jogo para passar o tempo e se distrair as vezes. E vou ficar aguardando pela Season 4 ^^v

Sorte do dia by orkut: Um dia sem sorrisos é um dia perdido

terça-feira, 19 de maio de 2009

Raça definida pela cor?

Novamente voltou a discutir-se no Congresso acerca de um tal Estatuto da Igualdade Racial. O link aí mostra para um texto na wikipédia e confesso que não sei se é fiel ao texto que está tramitando ou não, mas pelas notícias cruzadas, parece que é o mesmo texto.

Este tal estatuto preve algumas diretrizes comportamentais sobre como tratar os negros brasileiros. Considera que deve haver cotas não só no ensino público, mas também no governo, programas de TV, peças de teatro e em empresas. E o mais "interessante" é que as empresas que colocassem cotas para negros teriam previlégios.

O questão neste caso é: para que se designa este estatuto?

A começar pelo seu nome e pelos termos usados, até o final dos previlégios a empresas, este estatuto não acaba com preconceito e nem com as injustiças aos afrodescencentes brasileiros.

Para começar o teto considera erroneamente a etnia negra como raça. Ora, qualquer um que estuda biologia básica sabe que a nossa raça é a raça humana. Raça negra é algo criado pelos brancos dominadores para indiretamente dizer que os negros eram de uma raça inferior e justificar sua dominação. Método utilizado amplamente antes e depois, dos mongóis do leste asiático aos nazistas. Portanto é um tanto estranho os negros abraçarem o termo "raça negra" e se orgulharem disto.

E antes do que digam besteiras sem ler, sou mulato, filho de negra e metade de minha família é negra, ok? Ah sim, nasci em um lar pobre e estudei toda minha vida em colégios e faculdade públicos, portanto sei muito bem o que é ser negro e pobre.

Por minha experiência de vida de de amigos próximos eu sei que colocar cotas e querer dar privilégios, separando a população em negro e não-negro, como vi hoje em um reportagem uma líder de movimento anti-racista declarar, não é o meio mais inteligente de acabar com o preconceito. Na verdade considero isso um efeito alimentador para um preconceito. Se o tal estatuto for aprovado estaremos em uma questão de tempo estando em uma situação de racismo e preconceito étnico igual ao que existe nos EUA.

Isso acontece porque querem importar uma ideia de outro país, com outra cultura (que por acaso não deu certo nem no país que foi criado) e colocar aqui diretamente sem nem ao menos pensar em adaptar. Onde colocar cotas para entrar em faculdade vai dar mais chances a alguém na faculdade? Facilita entrar, facilita, mas quando for cursar, sem bases concretas, poderá vir a desistir. Forçar empresas a aceitar negros para receber incentivos, isso já coloca os negros em "vantagem" frente aos não-negros por conta disso. Isso é colocar todos em pé de igualdade?

Sinceramente, acho que os negros são tão capazes quanto os brancos, índios, amarelos, pardos e outras etnias que temos no mundo. Não precisam de cotas para provar isto, apenas melhores condições. Se a maioria da população negra é pobre, porque não incentivar melhorias da educação e qualidade de vida para os mais pobres? Porque não lutar por uma real distribuição de renda no país? Se os negros são injustiçados historicamente, tendo melhores condições, estarão em pé de igualdade com qualquer outro cidadão.

Fora que tratamento diferenciado só fermenta mais ainda o preconceito, pois sempre que alguém será previlegiado, os que não são reclamarão e generalizarão. Somente tratamento igualitário e justo pode acabar com preconceito e injustiças. E não precisa estudar filosofia ou antropologia para saber disso. Um pouco de história e visão social já ajuda a perceber tal coisa. E este estatuto não irá ajudar a situação dos negros no país e por tal motivo eu posso afirmar sem medo que sou contra ele e espero que não seja aprovado. Nossa raça é a humana e somos todos iguais perante isto...

Sorte do dia by orkut: Os tolos e os fanáticos estão sempre seguros de si, mas os sábios são cheios de dúvidas

domingo, 17 de maio de 2009

Le Chevalier D'Eon

Estou assistindo, durante o curto tempo livre que venho tendo atualmente, o anime Le Chevalier D'Eon, um anime é muito interessante pois se passa na época de Luís XV, penúltimo rei da França antes da Revolução Francesa. Mistério, intriga, terror e muita ação nesse anime que segue o estilo histórico. Não que ele siga fielmente a história, mas se aproveita de lacunas históricas para desenvolver seu argumento.

A história gira em torno de D'Eon de Beaumont, um jovem chevalier (cavaleiro) do rei da França. Sua vida de servir ao rei no Palácio de Versalleis muda quando um caixão com a inscrição "Psalms" sobre o mesmo é encontrado boiando em um rio. No seu interior havia o corpo da irmã mais velha de D'Eon, Lia Beaumont.

D'Eon passa a integrar a polícia secreta afim de encontrar o assassino de sua irmã. No rastro ele acaba sendo levado a uma série de assassinatos. O pior que ele descobre que estas pessoas não morrem apenas. Acabam virando zumbis. Enfrentando um deles com sua espada, que agora estava com o crucifixo que Lia lhe havia dado antes de partir para a viagem que não retornou com vida, o espírito de sua irmã se apodera de seu corpo. Assim ela assume controle do corpo do seu irmão, demonstrando um poder de combate superior ao dele, além de alterar a voz e soltar os cabelos dele. Como D'Eon era muito parecido com sua irmã, essas mudanças permitem que ele adquira uma aparência mais feminina quando Lia se apodera de seu corpo.

Resumi bem o que acontece, sendo que tudo que narrei acontece no primeiro capítulo, mas não contei nem metade do que ocorre, para não estragar a surpresa e a graça. Com o tempo D'Eon vai se aprofundando mais e mais na intriga que estava por trás da morte de sua irmã e ele passa a contar com mais 3 aliados em sua saga.

Interessante que o anime se baseia em um mangá honônimo, que foi o responsável por encontrar e me fazer interessar pela história do anime. O mangá segue em um ritmo mais "heróico", com direito a superpoderes e poses de super-heróis. Já o anime é mais pé no chão, com algumas coisas místicas e religiosas em meio a uma trama política.

A história é inspirada na história real de um espião de Luís XV chamado D'Eon de Beaumont(tem uns nomes a frente mas acho que é desnecessário) que era mais famoso por afirmar que na verdade não era um homem mas sim uma mulher, tanto que recebeu permissão especial do rei para trajar vestidos. Daí a inspiração de o espírito de uma mulher incorporar no personagem, provavelmente. Legal que figuras históricas vão aparecendo ao longo do anime e quem curte isso acaba se divertindo e querendo saber como o autor vai amarrar a ficção com alguns os históricos.

Até o momento o autor está se saindo bem. Estou no meio do anime e estou adorando. Já o mangá não tive muita sorte, lendo apenas três capítulos, pois ele foi licensiado nos EUA, o que complica achá-lo para baixar. Mas do pouco que li não curti tanto, pois o D'Eon, quando é incorporado por Lia, estranhamente ganha seios hahahahaha...

Mas esquecendo-se do mangá, o anime é muito bom e altamente recomendado ^^v

Sorte do dia by orkut: Todas as gerações dão risada da moda antiga, mas seguem religiosamente a moda atual

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Opinião pública...

Achei algo interessante esses dias acompanhando os noticiários, especialmente os da TV Globo. Um deputado que era relator de uma CPI em uma entrevista, onde o repórter insistia em questionar um assunto que o tal deputado respondera anteriormente e o mesmo responde que "estava se lixando para a opinião pública".

Tudo bem que o deputado foi muito infeliz em sua afirmação, pois ele conhecendo os meios de notícias do nosso amado país deveria medir mais suas palavras, mesmo que os repórter sejam chatos muitas vezes. Mas não é bem sobre isso que quero tratar e nem se o deputado estava certo ou não no que fez. Mas sim na perseguição que se deu ao deputado pela mídia sobre o caso. Tudo bem que tem aquele ponto irônico, pois se ele não se importava mesmo, não ligaria por ser perseguido. Entretanto isso me chamou a atenção e me fez procurar saber o que é realmente opinião pública?

A mídia, principalmente a TV, no caso da Globo, se doeu mais que as pessoas comuns com quem tive contato e comentava sobre o caso. Fui pesquisar e achei um texto muito bom na internet publicada em 84 (a muito tempo atrás mesmo) sobre Formação e desenvolvimento da opinião pública. A professora da USP aborda o assunto passando até por esteriótipos para mostrar como a opinião pública pode surgir de um grupo comum. Altamente recomendado a ser lido.

Era assim que eu entendia de início, o que era opinião pública. Uma opinião de um grupo de pessoas a larga escala. Mas o episódio citado me levou a abrir os olhos sobre que na verdade quem mais se dói e o mais responsável por influenciar e até mesmo definir na maioria dos casos a opinião pública são os meios de comunicação massivas, a nossa mídia que conhecemos.

O legal é notar que mesmo os estudiosos sobre o assunto tem suas divergências e não conseguem chegar a um conceito fechado. Deve ser principalmente ao fato de a mesma ser muito dinâmica e sofrer várias influências.

Uma coisa interessante também é que a opinião pública não é unânime. Isso sabemos por nossa convivência pelo dia a dia. Não é porque a TV e as rádios dizem que funk é um sucesso que TODOS irão compartilhar da mesma opinião. Entretanto sabemos a muito tempo que a massa em si segue praticamente o que a mídia dita. Quem não se lembra do "É o tchan" que virou sucesso, mesmo com suas músicas ridículas e dançarinas feias que só tinha bunda para mostrar, mas de tanto aparecer no Domingão do Faustão as pessoas começaram a crer nisso? Outros artistas seguiram no mesmo caminho, alguns emplacaram nessa onda de lavagem cerebral, outros não foram capazes de se manter, como um tal de Felipe Dylon...

Porém a mídia ditar opinião pública é mais danoso quando ela trata de definir quem é "bom" ou "mau". Decidir quem "presta" ou "não presta". O filme que estreiou a pouco tempo nos cinemas tratando de retratar umas das desgraças que a mídia fez ao Simonal é um belo exemplo do que a mídia pode fazer com alguém. O próprio presidente Lula só perdeu a presidência para Collor porque em um dado momento a mídia decidiu dar apoio ao "presidente elegante e simpático". O resultado sabemos como foi...

O mais legal de analisar a opinião pública atrelada a mídia é que vemos que em muitos momentos ela parecer ser ou esquizofrênica ou hipócrita. Em dados momentos apoia uma atitude, mas alguns minutos depois condena atitudes similares. Considerando a sociedade em si, creio que seja é hipócrita mesmo. Mas principalmente, uma arma de manipulação da massa.

Bem, finalizando um assunto que poderia render muito, passar uma tarde inteira discutindo sobre ele, creio que é bom para todo o cidadão não se deixar guiar pela mídia e sim parar e analisar com cuidado os fatos e suas várias versões, pois a verdade tem tantas faces quanto testemunhas houver. Não existe verdade absoluta e sabemos que uma imagem, dependendo de como é mostrada e de como é narrada, pode ser interpretada de várias formas possíveis. Um herói pode ser um vilão e vice-versa. Tudo depende de quem passa a informação aos outros.

As imagens usadas são de várias versões de Alice no País das Maravilhas e Chapeuzinho Vermelho, porque creio que tem muito a ver com o assunto. O motivo? Reflitam XD

Sorte do dia by orkut: Para conquistar boas coisas, precisamos sonhar e agir

PS: A quem não percebeu ainda, eu respondo os comentários sempre nos comentários das postagens anteriores. E agradeço aqui aos comentários de todos, sempre me deixam feliz ler o que acharam do que escrevi ^^v

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Anjos e demônios

É, exatamente sobre o filme que será estrelado por Tom Hanks e que é continuação do famigerado O Código Da Vinci. Assim como o primeiro filme, não pretendo ver esse filme, já que odiei o livro Anjos e Demônios mais que primeiro. Nem cheguei a terminar porque cansei e não aguentei.

E olha que o livro e o filme tinham tudo para eu gostar dele, pois trata sobre os Illuminati e sobre CERN, centro de pesquisas físicas europeu que é muito importante. Mas o autor fez a graça de usar dados fictícios como se fossem reais e viajou muito mal em coisas que deveriam ser bem embasadas, além de não gostar da narrativa dele nem um pouco.

Mas tem um lado interessante no lançamento deste filme. Muitas pessoas estão interessadas nas pesquisas que o CERN faz, que já ficou em evidência depois de um maluco dizer que o LHC, o principal experimento rodando atualmente no CERN, poderia destruir o mundo.

Tudo bem que antimatéria sempre teve um certo deslumbre nas pessoas e o livro de certo modo incentiva isso, embora na verdade as pesquisas no CERN sobre antimatéria, aliás, pesquisas físicas sobre antimatéria são muito antigas mas o ser humano ainda está muito longe chegar a ter realmente antimatéria estável como na ficção. Entretanto o interesse por assuntos físicos, como quântica, relatividade e outros assuntos de física moderna tem aumentado em meio ao povão que é mais leigo no assunto e até mesmo pessoas que são de outras áreas. Acho isso muito legal por esse lado, já que ciência em geral precisa mesmo de divulgação e esclarecimento.

Aqui segue a sinopse do filme citado: "Uma ameaça que pode destruir toda a Cidade do Vaticano. Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Robert Langdon (Hanks) é chamado às pressas por Maximilian Kohler para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado no CERN, um grande centro de pesquisas na Suiça. Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura marcada no corpo da vítima - um ambigrama, palavra que pode ser lida tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo - é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há 400 anos. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal. Correndo contra o tempo, Langdon vai para Roma junto com Vittoria Vetra (Zurer), filha do físico assassinado, para avisar o carmelengo Carlo Ventresca (Ewan McGregor). Nessa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião."

Postagem como ilustração, imagens de Etna e Flonne de Disgaea, uma diabinha e uma anjinha XD

Sorte de hoje: Procure viver pela paz, não por conflitos

domingo, 10 de maio de 2009

Aulas finalmente!

Estou meio sumido daqui por estar um pouco cansado e sem tempo. Mas não estou reclamando não, muito pelo contrário! Aulas significam além de dinheiro no bolso e fazer algo que gosto, dá para mudar de ares XD~

Graças a Deus um outro curso de aulas para reforço escolar me ligou e acabei sendo contratado por eles para ministrar aulas. Aulas de tirar dúvidas e também preparatórias para vestibular. E além disso pagam bem também /o/

Estou sem tempo porque também quero dar um empurrão na tese para finalizá-la antes de Novembro e sei que estou tendo ue ralar muito para isso, mas agora ela finalmente está andando a passos largos. Além do fato de um concurso que irei fazer semana que vem hahahahaha...

Daí tudo isso acaba me tirando tempo e inspiração para postar aqui. As vezes até surge mas depois some quando chego no pc. Então é praticamente uma postagem para dizer que ainda estou ativo e de justificativa do sumiço temporário, mas que não abandonei este blog ^^v

Sorte de hoje: O segredo da criatividade é saber como esconder suas fontes

domingo, 3 de maio de 2009

Remakes

Não é de hoje que refazer obras antigas (as vezes nem tanto) é válido. Mas ultimamente até mesmo os animes entraram na moda, com atualmente três sendo refeitos e não duvido nada que outros estejam para vir por aí. Agora, muitos podem pensar por que refazer algo que já foi feito?

Eu considero que existem vário motivos que levam autores, produtores, empresas detentoras de direitos autorais e outros tantos quererem refazer uma obra. Claro que não é apenas por simples "amor a arte", isso é lorota que alguns querem se iludir. É óbvio que ó se faz remake daquilo que se espera ter algum retorno financeiro, portanto é complicado ver remakes de obras consideradas ruins por completo.

Considero obras ruins por completo aquelas em que nada é aproveitável. História, enredo, personagens e tudo mais sendo ruim, a obra pode ser considerada ruim por completo para mim. Mas creio que em geral, sempre se pode reaproveitar um algo de alguma obra, seja história, personagens ou coisas afim. Quando a obra é de boa para ótima em alguma característica, começa a se pensar em reaproveitar, claro se houver público que goste.

Assim sendo, pode-se ter obras refeitas por motivo de que as anteriores não foram bem adaptadas para a mídia (caso dos filmes do Batman, onde considerei que a melhor adaptação foi a última exibida no cinema, o Cavaleiro das Trevas). Também pode-se querer adaptar uma obra para querer simplesmente refazê-la com a tecnologia atual (exemplo de Dragon Ball Z sendo refeito no Dragon Ball Kai). Outro motivo seria simples falta de criatividade ou porque aquela é boa história que seria sinônimo de popularidade (como a novela da Paraíso). Mas também tem o detalhe de querer fazer com mais condições e inserir elementos novos, onde posso demonstrar como um belo exemplo os filmes Rebuild of Evangelion.

Diga-se de passagem, depois que a Gainax decidiu refazer Evangelion, sendo muito bem recebido, outras empresas e produtoras seguiram na onda de refazer, resultando por exemplo em Fullmetal Alchemist: Brotherhood e Dragon Ball Kai. E é em Rebuild od Evangelion que mais me assustei com a qualidade difente do anterior com o atual. Além disso inseriram novos elementos e prometem desenvolver melhor coisas que foram deixadas de lado. Sinceramente eu espero isso.

Um dos elementos novos inseridos é a personagem Makinami Mari Illustrious, mais conhecida como Mari atualmente. É ela quem ilustra esta postagem e, embora tenho um sobrenome típico de personagens de Gundam 00, parece ser uma personagem interessante. Só a sua aparência já desperta interesse, especialmente pelos óculos (sim, tenho queda por personagens de óculos, como já mencionei antes neste blog). Eu espero que este filme seja bom e irei procurar para assistir, vendo o primeiro junto, porque não despertou interesse. As imagens são do artista Shiduki Mitiru.

E sobre despertar interesse, percebi que meu interesse por animes refeitos é meio baixa. Não consigo sentir muita motivação de ver a cada semana animes que já sei como deve acontecer as coisas, como FMA e DBK. Vou deixar acumular e depois ver junto. FMA eu devo voltar a acompanhar semanalmente somente depois que entrar na parte em que desvia do antigo anime. DBK, como não deve ter novidades, vou vendo conforme acumular mesmo. Além disso, pela falta de tempo acabei priorizando apenas 3 dos 8 animes que pretendia ver e os remakes foram os primeiros a serem descartados. Fico no aguardo apenas por Valkyria Chronicles, Pandora Hearts e K-On mesmo XD

Sorte do dia by orkut: Encontre a felicidade no seu trabalho ou talvez nunca saberá o que é felicidade

sábado, 2 de maio de 2009

Amore Mio!!!

Não, não estou aprendendo italiano. Trata-se de uma declaração de amor, uma expressão apaixonada em italiano de quem ao seu amor. Isso é super normal de acontecer quando se está apaixonado e com relação a esta postagem, o alvo da frase no título se é uma japonesa que toca baixo, estuda ainda no que seria nosso ensino médio e faz parte de um clube de música. Ela é o alvo da paixão de muitos fãs de anime recentemente e ela se chama Mio Akiyama. Creio que o nome dela justifica já o título né? Crédito a minha amigona Chii que teve a idéia do trocacilho xD

Ela é personagem do anime desta temporada K-On!, que é uma abreviação para o que seria "Clube de Música Light" em japonês. E desde Suzumiya Haruhi não via um boom de paixão por uma personagem de anime em tão pouco tempo. Tudo bem que Konata, Kagami, Horo e Nagi fizeram sucessozinho em meio aos otakus, mas era mais "específico" a um grupo.

O sucesso que a Mio apresenta é em vários "grupos" de otakus (entenda-se fãs de anime e mangá, ignorando o sentido original para os mais xiitas, ok?) diferentes. Isso é interessante de se ver, mostrando que a personagem é muito moe hahahahaha...

O anime em si é um anime bem no estilo "passa-tempo", pois é leve, descontraído e sem grandes pretenções, assim como Lucky Star era, por exemplo. Basicamente um grupo de calouras em uma escola colegial decidem não deixar que o clube de música feche por falta de integrantes, onde o mínimo é quatro. Mesmo elas sem experiência no assunto, especialmente a "distraída", quase retardada, da Yui, que nem saber tocar guitarra sabe. Dá muitos risos e diverte bem.

O sucesso da Mio começou com a abertura do anime, onde a Mio aparece já com uma roupinha sexy rapidamente, mas demonstra seu ladinho fofo também. Entretanto o sucesso veio mesmo no encerramento de K-On!, onde todas aparece com umas roupas um tanto excêntricas, que pelo andei lendo seria uma variação de gothic-lolita, embora muitas garotas as considere bregas hahahahahaha...

Nesse encerramento, a Mio aparece com um ar mais sério, mas ao mesmo tempo mais sexy. A sua roupa (que mesmo as garotas que chamam as roupas de brega acham a mais bonita do grupo) ajuda a compor a personagem que canta a música Don't Say 'Lazy'. A música é muito boa e isso também ajuda muito, já que a dubladora da Mio é também muito boa, pelo menos o que tem demonstrado até o momento.

Daí em diante imagens de vários artistas começaram a pipocar em várias imageboards, chegando a ter a capacidade de ter quase metade das imagens postadas em uma página no danbooru sendo da personagem. Claro que tem versões mais "adultas" dela e de suas amigas, mas isso é normal com qualquer anime idol XD

Com o decorrer do anime, a personagem se demonstra na verdade muito garotinha, com medo de fantasma e coisas estranhas, cheia de vergonha, especialmente de mostrar seu corpo, que é bem dotado e outras coisas. Além disso ela é uma personagem inteligente e certinha. Isso tudo contribuiu para a popularidade só crescer.

Recentemente, em uma ideia de usarem ela vestida de empregada em um maid café, com a imaginação da Yui e Risu viajando imaginando a Mio com todos os adereços que se tem direito uma atendente de maid café, finalizada com uma expressão de vergonha com a Mio fazendo uma forma de coração com a mão. Isso me lembrou muito o Mikuru Beam de Suzumiya Haruhi, mas de forma muito mais moe mesmo *-*~

Ainda não tive tempo de assistir o episódio 5 mas assim que puder verei e verificarei se ela realmente aparece vestida de maid ou não. E enquanto isso divirtam-se com as imagens que coloquei dela, uma pequena seleção do que pode ser encontrado por aí. E dentre todos, o melhor wallpaper que encontrei até agora, na minha opinião, foi o que está abaixo.

Como só haverão 13 episódios, creio que Mio terá muito tempo para desfrutar de seu sucesso. E espero que apareça um figure dela que eu possa comprar na AF ç.çv

Sorte do dia by orkut: Os jovens têm anseios que nunca passam, enquanto os velhos têm lembranças do que nunca aconteceu