quarta-feira, 29 de julho de 2009

Vetorizando-se

Estou a um tempo sem postar aqui por várias enrolações surgidas ao longo dessa última semana. Então por isso sumi um tempo, mesmo tendo ideias para postar aqui no fórum.

Uma dessas ideias é que estou treinando ainda vetorização e recentemente fiz meu ID (uma imagem que vale como um perfil) para o meu deviantART. Eu gostei porque foi algo inédito para mim até então, pois eu usei como base a imagem do Jobs de Eureka Seven, mas depois alterei para ficar similar a mim, como mudança na roupa, óculos e adição do notebook.

O resultado final me agradou muito, até porque também não tinha usado vetor sem contorno. É um estilo que confesso não ficar bem em qualquer trabalho, mas nesse em especial ficou bem legal e acho que deu um certo ar de modernidade. Gostei tanto que estou usando como avatar em msn e até coloquei no orkut hahahaha...

Além disso, surgiu um pedido para mim, que embora não tenha usado, eu vim a fazer a silhueta de um cachorro. Como base usei a foto de um cachorrão saltando alegremente e dela eu fui contornando e definindo somente a silhueta.

O resultado me agradou também, especialmente pela velocidade que tive a ideia e finalizei o trabalho. Agora estou com outros trabalhos com vetor a terminar, como uma imagem do mangá Pandora Hearts. Tenho só que ter tempo para tal. E sugiro que todos que gostam de edição de imagem e usar o Photoshop que tente vetorizar. É uma boa terapia contra o estresse hahahaha...

Sorte do dia by orkut: O maior erro na vida é ter medo de errar

quarta-feira, 22 de julho de 2009

AF - Andando Forever?!

Bem, como não fiz uma postagem sobre a Anime Friends 2009 na segunda em virtude da notícia recebida assim que cheguei, então irei fazer agora sobre o "evento". O que posso resumir desta AF é que andei, andei, andei e... andei muito!

Coloquei a palavra evento entre aspas porque na prática eu fui a São Paulo para ver e conhecer alguns amigos meus que não via a um tempo. Uns a apenas seis meses, outros a mais de dois anos sem vê-los. E ainda tinha aqueles que nunca havia conhecido também. Então a AF acaba mesmo sendo apenas uma desculpa para encontrar todos.

No sábado eu cheguei em São Paulo com meus amigos do Rio de Janeiro e encontrei com um amigo que iria dividir quarto de hotel na Liberdade e depois com uma amiga que morava em São Paulo mesmo. Ela ainda levou outra amiga dela que valeu conhecer, já que é gente boa. Daí eu e meus amigos fomos rodar na Liberdade até a hora da entrada no hotel e depois disto fomos para a Paulista simplesmente andar por lá. Mas andamos MUITO! Fomos de um lado para o outro umas três vezes pelo menos. Finalizamos o dia com uma janta na Liberdade em um restaurante japonês muito bom que já conhecíamos e vimos que planejando o que comer antes de sair pedindo sai bem mais barato. Interessante que presenciei o que um artista havia dito antes na TV, de que quando viajamos vivemos para comer, pois mal acabamos de tomar o café da manhã pensamos onde vamos almoçar e por aí vai...

No domingo foi a ida ao evento de verdade. Logo pela manhã, mesmo com um tempo frio, dois ônibus lotados deixamos passar no ponto da Liberdade para o evento. Só no terceiro ônibus que entramos e foi uma viagem até tranquila. Chegando no evento uma fila enorme que depois de meia hora havia dobrado. Muita gente mesmo para comprar na hora. Mas até que tava bem organizada a entrada e acabei entrando pouco antes do meio dia no evento, mas esperamos dentro das dependências do Mart Center já que a Yamato usou a bela ideia de colocar a fila para dentro e ir dobrando-a.

Dentro do evento em si não parei em momento algum, sempre me comunicando com um monte de gente que queria ver através de mensagens de celular. O evento estava até legal, mas sem grandes atrativos para mim, com excessão dos cosplays, que gosto muito de assistir, mas como dito antes, mal parei. Mas nem reclamo, pois ver amigos vale muito mais. Conheci umas pessoas legais como uns amigos de uma amiga minha que achei bem legais.

O evento só teve um grave problema que notei: falta de banheiro! Para homens banheiro químico é uma boa saída, mas para mulheres não. Mas mesmo assim deve-se considerar que estes banheiros não podem ser usados como padrão, apenas para escape do excesso. As mulheres chegaram a encarar uma fila de quase uma hora para poder usar um mísero banheiro. Creio que um evento que se destina a várias pessoas ficarem em seu interior por várias horas os banheiros devem ser considerados prioridades. De resto, o visual underground do lugar até passava, pois o espaço compensava.

Por fim, o evento em si é um ponto de encontro para pessoas de vários lugares do país se encontrarem. Seria muito mais proveitoso se marcássemos de andar por São Paulo por exemplo, sendo mais divertido e barato até, mas com certeza muitos acabariam furando, então ainda vejo sentido em ir para eventos assim para justamente encontrar os amigos. No final das contas valeu muito a pena a ida até São Paulo, foi muito proveitoso.

Detalhe que passei 16 horas no sábado e umas 14 horas no domingo direto, acordado e andando e só senti o cansaço mesmo na final do domingo, quando meus pés estavam até latejando de tanto andar, mas creio que foi agravado por andar com mochila, pois se andasse sem ela estaria mais inteiro hahahaha...

Sorte do dia by orkut: A melhor maneira de se encontrar é se perder em benefício de outros

terça-feira, 21 de julho de 2009

Memento Mori

Memento mori é uma expressão latina que significa algo como "lembra-te homem que morrerás um dia" ou "lembra-te de que vais morrer". Este tipo de pensamento é muito utilizado dentro da literatura, principalmente na literatura barroca.

A definição acima foi retirada da Wikipédia e acho que resume bem a ideia da frase que sempre gostei. Lembra que não importa o que acontecer, a única certeza real da sua vida é que um dia irá morrer. Planos e desejos podem ser realizados, mas não são tão certos quanto a certeza que um dia a morte chegará. Quando ela chegará é outro assunto...

Embora para uns possa parecer algo mórbido ou macabro para mim não é não. Lembrar que é mortal, que sua vida pode um dia se extinguir é interessante para aplicar o Carpe Diem que tantos gostam de usar para justificar o aproveitamente intenso da vida, pois seria algo como aproveite o dia. Entretanto, só esta ideia de querer viver intensamente pode levar pessoas a cometerem excessos que venham a colocar a própria vida e saúde ou até de outros em risco. Quantas vezes vimos que pessoas com a ideia de se divertir provocam acidentes, que levam ela a morte ou matam outros? Por isso gosto de Memento Mori, pois leva a aproveitar a vida mas com moderação, já que não só a nossa vida, mas a de outros também é frágil, passível de morrer facilmente.

Outro lado é poder encarar as mortes que ocorrem ao longo de nossa vida como algo predestinado. Acaba facilitando a compreensão e aceitamento do que houve com mais normalidade, mesmo que venha a doer muito, especialmente alguém bem próximo. Ontem, quando retornava de São Paulo, onde passei o fim de semana, soube que minha avó paterna de 92 anos veio a falecer no sábado de um modo um tanto bonito para ela: dormindo. Morreu de velhice. Embora seja doloroso falar com alguém com quem convivi desde criança, até mais que minha avó materna que morreu 15 dias atrás, sei que ela teve uma morte tranquila e espero um dia ter uma assim quando estiver velho e ter aproveitado a vida por completo...

Ainda teve uma coincidência interessante que estava passando as músicas no mp3 quando estava no metrô e parei e coloquei no repeat contínuo a música I'm Alive da cantora Becca, que toca na Ending de Kuroshitsuji. É interessante que possui algumas referências que gosto nela. Mais uma coincidência da vida.

Enfim, termino aqui e só digo para aproveitarem a vida, a cada momento dela, mas sempre lembrando que todos nós iremos morrer um dia, logo aproveite com sabedoria...

Sorte do dia by orkut: Devemos ser a mudança que queremos ver

sexta-feira, 17 de julho de 2009

5 Elementos RPG

"5 Reinos, 5 povos influenciados pelo zodíaco chinês e os seus 5 elementos principais: madeira, fogo, terra, metal e água. Após lutas entre si estes povos encontraram um equilíbrio e a paz como consequência. Mas novamente entram em disputa com a descoberta de um novo continente. Famílias dos cinco reinos começam uma corrida pela colonização das novas terras, enfrentando perigos sem fim, povos desconhecidos e inimigos antigos. Controle 3 desbravadores de novas terras e seja uma lenda do Novo Mundo!"

Esta é o resumo do novo projeto de RPG que estou a frente no fórum Lendas Infinitas, mas que pretendo na verdade seguir a sério, pela grande variedade que pode ser explorada neste RPG. Foi o tal RPG citado aqui anteriormente que foi inspirado em parte em Granado Espada.

A motivação inicial partiu de uns estudos que estava fazendo sobre os cinco elementos chineses, zodíaco chinês e a filosofia por trás disso. Descobri o Wu Xing, uma filosofia que associa tudo no mundo em 5 estágios, atrelados aos 5 elementos básicos: madeira, fogo, terra, metal e água. Existe ainda um desdobramento em Yin e Yang destes elementos e eles influenciam nos animais do zodíaco chinês também, que tem a regência do ano e da hora. Uma astrologia bem complexa com mais de mil combinações possíveis.

Inicialmente queia usar apenas 5 atributos para representar os personagens no RPG, mas depois achei melhor desdobrar estes atributos em físico e espiritual, usando o Yin e Yang como base. Para tanto desenvolvi 10 atributos básicos, onde 5 seriam físicos e 5 seriam espirituais. E estes elementos estariam associados com os elementos. Assim teria o fogo, terra, metal, água e madeira resultando em força, resistência, destreza, agilidade e vitalidade para atributos físicos e resultando em sorte, vontade, sabedoria, carisma e inteligência para atributos espirituais. Essas associações foram geradas depois de pesquisas de quais elementos estavam associados a quais qualidades, para ficar bem bonito também.

Partindo do objetivo de usar sempre um dado de 10 faces (d10), montei um sistema que a média seria 2 para todos os atributos, resultando em 20 pontos de atributos, estes que poderiam ser redistribuídos com o limite máximo de 4 em cada um dos atributos. Depois defini detalhes como defesa, ataque e inclusive acerto e falha crítica utilizando tais atributos e um d10. Eu gostei do resultado, que embora simplório, parece funcionar bem. Em breve começarei o RPG no Lendas Infinitas e testarei em combates e outras situações como o sistema em si funciona.

O mundo eu pensei inicialmente em uma divisão tipo Dynasty Warriors, com 3 reinos lutando entre si. Mas como temos 5 elementos base, porque não 5 reinos? E porque deveriam ser somente chineses? Daí pensei em 5 reinos que seriam associados a regiões diversas do nosso mundo antigo e assim ter certa variedade. Daí escolhi nomes de animais que não apareciam no zodíaco chinês, com certa base para esta associação também. Assim surgiram o Reino do Leão, que seria um reino no estilo Europa Vitoriana e das Grandes Navegações, o Reino da Garça, com um Japão Imperial com uma Coréia Tradicional, o Reino da Raposa, sendo uma espécie de Grande China das grandes dinastias, o Reino do Louva-a-deus, sendo similar a Índia e Tibet antigos e por fim o Reino do Escorpião, um mundo árabe misturando Oriente Médio com Norte da Africa. Reinos que após eras de guerras entraram em uma paz instável, mas que durava a uns 50 anos. Assim tinha o até então o único mundo conhecido.

Com a descoberta de novas terras a oeste, este mundo conhecido passou a ser chamado de Velho Mundo e as novas terras de Novo Mundo. Nada muito criativo mas como também foi usado em nossa história tal nomeclatura, achei interessante tais nomes. Este Novo Mundo era repleto de seres desconhecidos, monstros e selvagens. Assim a paz instável que fora atingida por uma espécie de equilíbrio natural poderia ser quebrada com novas fontes, novos recursos e assim ia. Começava assim uma corrida pela conquista e colonização das novas terras.

Nesse cenário que os jogadores entram, para interpretar até 3 personagens defendendo uma família no Novo Mundo. Como existem 5 cidades nas novas terras, uma para cada reino, fica uma certa tensão política no ar também, abrindo espaço para quem não quer apenas jogar algo só de porrada mas com intriga e sociabilidade.

Como todos no mundo dos 5 Elementos são regidos pela astrologia chinesa, todos creem nos 12 animais sagrados do zodíaco chinês os protegem e realmente, gastando pontos de ki, energia vital, os personagens podem invocar os poderes de seu animal protetor, ganhando poderes acima da média humana. Estes animais são "escolhidos" a partir da hora de nascimento do personagem, que segue para o resto de sua vida. Isto dá uma base legal de ter coisas meio sobre humanas para os jogadores.

O mais legal foi que acabei com os pontos de magia. Assim um mago pode SEMPRE ficar usando magia sem se preocupar de seus pontos de magia acabarem e ele ter que correr hahahaha... O que é gasto são os poderes dos animais que consomem pontos de ki.

Assim termina temporariamente o que queria falar sobre este novo projeto que estou curtindo muito em desenvolver. O que mais me deu trabalho mas também o que mais curti foi buscar os nomes para as cidades, com o auxílio do google translator e um dicionário etmológico que achei por aí, onde buscava os combinações de nomes que combinassem com a idéias de cada cidade mas nos nomes típicos que seriam falados em cada reino. Como as cidades do Novo Mundo: New Victoria, Koshinto, Xinjing, Navamandir e Farasa.

No Lendas Infinitas ainda estou com um projeto conjunto com um amigão meu de exploração planar mas sem uso de dados, apenas interpretativo. Fica bem variado e acho que ficará bem legal também. O 5 Elementos é um projeto pessoal meu mas quem quiser usá-lo, seja completo ou apenas como base ou inspiração, sinta-se livre para tal. O sistema ainda não está completamente testado, mas acho que está bem firme. Quem quiser olhar o sistema e as bases, pode ver aqui neste link em pdf: 5 Elementos RPG. Ainda faltam as cidades do Novo Mundo e suas descrições, que só nesta semana coloquei no Lendas Infinitas, mas em breve devo atualizar o arquivo.

E a todos que acompanham este blog, peço que aguardem até semana que vem para novas atualizações, pois estarei indo hoje para São Paulo visitar uns amigos amanhã e domingo ir ao Anime Friends. Até semana que vem e bom fim de semana a todos!

Sorte do dia by orkut: Uma pessoa precisa de uma boa reputação para sobreviver

quinta-feira, 16 de julho de 2009

OST

Original Sound Track (Trilha Sonora Original), popularmente conhecido como OST, são como o próprio nome já declara, são trilhas sonoras de alguma obra. Não só músicas temas, mas geralmente existem muitas músicas instrumentais, curtas ou longas, que ambientam a obra.

Geralmente é oriunda de filmes, mas séries, jogos, e outras obras possuem ótimas OSTs. Eu perticularmente adoro ouvir as OSTs de obras que eu gosto. As vezes chego a ouvir até de que não conheço tanto assim, mas pelos compositores envolvidos as vezes me chamam a atenção. Então vou contar sobre algumas que tenho ouvido recentemente mas que não são as melhores, porque seria muito complicado fazer um ranking.

Uma OST maravilhosa e uma das mais belas que já ouvi é a de Okami. Simplesmente 5 CDs quase puramente instrumental, já que a música de encerramento do jogo para PS2 é cantada. O jogo por si só é lindo e envolvente, pois embora não tenha PS2 eu cheguei a jogar na casa de um amigo. As músicas seguem um estilo bem japonês, com vários instrumentos que lembram muito as músicas antigas japonesas.

Outra que tenho ouvido e considero uma das melhores é a OST de Persona 4. Tem uma ou outra música que não curto muito nos 2 CDs, mas no geral são músicas bem legais. Ao contrário da maioria das OSTs que existem por aí, existem muitas, é que muitas, talvez a maioria, das músicas são cantadas. Durante muito tempo fiquei ouvindo direto e vez ou outra retorno a ouví-la.

Atualmente estou ouvindo muito a OST de Granado Espada. Segue bem o estilo do jogo, com músicas com alguns arranjos com instrumentos clássicos, como violino e piano, mas com um toque moderno. Também tem as músicas tecno e até as mais clássicas. Tem músicas cantadas tanto com coral quanto com vocal mesmo, como uma música coreana que é muito bela chamada Esa Promesa. São 3 CDs muito bem aproveitados.

Outra que tenho ouvido muito atualmente é a primeira OST de Pandora Hearts. Simplesmente muito no estilo que eu gosto, pois as músicas foram feitas no estilo do anime, ou seja, seguindo bem o estilo de abertura, com arranjos clássicos e vocal mais lírico. Uma das músicas, Contractor, é possível ouvir claramente momento de entrada, meio e final com um ápice na música. Comentando com uma amiga me lembra uma cena de um duelo entre dois personagens hahahahaha...

E uma OST que sempre ouço vez ou outra que é puramente instrumental mas é de um compositor que adoro é a OST do jogo Guilty Gear. A que eu tenho é a da GG XX. As músicas são muito bem arranjadas e sempre ouço para desestressar ou mesmo passar o tempo. Minha favorita de longe é Pride and Glory.

Finalizo perguntando se gostam de ouvir trilhas sonoras, se buscam ou e quais as suas favoritas ou quais tem ouvido recentemente? Gosto de OSTs de vários filmes mas não tenho ouvido recentemente. Em outro momento eu escrevo aqui.

Sorte do dia by orkut: Tentar e errar, mas não desistir de tentar

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Justiça para todos?

Bem, recentemente aconteceu um fato infeliz aqui no Rio de Janeiro, onde uma mãe deixou sua filha de cinco anos no apartamento sozinha enquanto foi buscar ou a filha mais velha ou um refrigerante (até agora as informações são desencontradas nos noticiários) e nesse meio tempo a garota joga mochila, travesseiro e lençol pela janela e depois despenca do andar onde morava. A morte dela foi imediata. A mãe logo que soube ficou desesperada e tudo isso foi gravado pelo circuito interno de TV do condomínio.

Interessante que ela não é de um poder aquisitivo alto, vindo logo a ser presa, juntamente com seu marido. Ambos ficaram presos por abandono de incapaz, mesmo com o entendimento de que eles não tiveram envolvimento direto com a fatalidade, mas por simplesmente deixar a criança sozinha no apartamento. Ontem soube que a promotoria quer tirar a guarda da filha mais velha do casal.

Aí entra o comentário que tenho ouvido em casa, na vizinhança e até na rua, metro, ônibus e etc: Como a justiça é rápida com os pobres. Isso porque os ricos sempre arranjam um jeito de serem liberados ou responderem processo em liberdade ou mesmo serem inocentados.

Não estou criticando as ações dos policiais, delegados, promotores e juízes, mas é de se estranhar que quando se tem um certo poder aquisitivo maior, a justiça anda de forma diferenciada. O povo inclusive observa isso, e observa muito bem.

Notem que o caso da garota Isabela a justiça foi mais lenta. Tudo bem que os casos são BEM diferentes, não havia imagens gravadas para culpar ou inocentar, mas o povo não quer saber muito disso quando compara os casos. Idem para casos de sonegação clara com notas frias de empresas voltadas para pessoas da classe alta, onde há tudo para prender as responsáveis mas não ocorre porque elas tem como pagar vários advogados para entrarem com vários recursos.

Embora a justiça seja para todos na constituição, sabemos que quem não tem dinheiro acaba tendo a justiça atuando de forma mais rápida e as vezes chegando a ser injusta, como pessoas presas apenas por serem honônimas a bandidos e terem que lutar presas para provar isso. Assim como bandidos que roubam milhões de reais ficam livres mas quem assalta uma bolsa está preso. Não que o bandido da bolsa deva estar livre, mas sim o bandidão dos milhões também deveria estar.

Isso tudo pode parece bobeira para uns, mas no final das contas influencia a nossa sociedade negativamente, pois o sentimento de impunidade vai permeando dos mais poderosos aos mais pobres, mas quando os mais pobres começam a ver que eles são punidos e os poderosos não, começa a haver revolta, aumentando a violência por parte dos bandidos mais pobres, que são os que estão mais próximos de mim e de você. Ou seja, a violência que estamos vivendo em parte deve-se a justiça não ser na prática como deveria ser: para todos...

Sorte do dia by orkut: O otimista diz que vivemos no melhor dos mundos, e o pessimista teme que isso seja verdade

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Animes da temporada de julho

Hoje consegui estar em dia com meus animes, já que foi uma semana de coisas acumuladas desde de semana passada, que tive que colocar em dia essa semana. Então aqui vou fazer uma revisão rápida dos 3 animes que estava querendo ver desde o início do ano.

Umineko no Naku Koro ni - Como havia comentado bem anteriormente neste blog, este é um dos animes mais esperados para este ano por mim. E simplesmente não está fazendo feio. Com uma abertura simplesmente épica e com bom acabamento e animação, está indo bem. Para quem já conhecia a história, mesmo que por alto como eu, parece que está meio corrido. Pelo menos eu acho que está assim porque pretendem seguir como em Higurashi, para surpreenderem os fãs que já conheciam a história. Vou esperar mais alguns episódios para ter certeza, mas até agora está sendo mesmo assim divertido para mim.

Spice & Wolf II - HORO!!!!! Não preciso dizer mais do que isso para explicar minah expectativa pela continuação da que para mim foi uma das melhores séries do ano passado. Horo e Lawrence novamente, com o mesmo estilo e com diálogos ótimos. Acabei de ver o primeiro episódio e nem notei tanto assim a mudança de traço ao longo do anime, pois o traço é mero detalhe perante ao anime todo. A música de abertura está muito boa, assim como o encerramento, mas infelizmente não tão boa quanto a da primeira temporada para mim. Mas isso é mero detalhe perante a deusa mais maravilhosa dos animes e seu companheiro de viagem. Porque reconheço que mesmo adorando a Horo, sem o Lawrence Spice & Wolf não existiria. Espero que mantenha a mesma qualidade da primeira temporada e do OVA.

CANAAN - Uma nova produção da TYPE-MOON. Não preciso dizer muito para explicar que era um anime esperado especialmente por isso, já que sou fã de TYPE-MOON. Mas além disso tinha uma ótima equipe envolvida e contava com Maaya Sakamoto no cast interpretanto a personagem que seria antagonista da série. A abertura é simplesmente viciante. A animação do primeiro episódio estava primorosa e com cenas de ação estilo Kara no Kyoukai. Vale notar que mais uma vez TYPE-MOON mostrando a fixação pelos efeitos nos olhos, pois Canaan tem seus olhos mudados quando utiliza seu poder, ficando vermelho. Um anime de ação sobre assassinos, terroristas e agentes secretos, com reporteres misturados no meio. Altamente recomendado!

E vou seguindo com meus outros animes, Pandora Hearts, que também já comentei aqui, Valkyria Chronicles, está caminhando para mais ação que a primeira parte até agora, e finalizando Hetalia Axis Powers, com mais países aparecendo recentemente! Essas são as minhas recomendações de animes e espero que ajude a quem quer anime novos.

Sorte do dia by orkut: Beleza sem virtude é como uma rosa sem fragrância

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Granado Espada

Bem, tirando a poeira e postando um assunto menos sério, aqui vai um sobre um jogo antigo mas que voltei a jogar (quando dá) recentemente: Granado Espada. Ele tem me inspirado a usar muito o Photoshop recentemente, como os wallpapers que ilustram esta postagem.

Eu voltei motivado por uma ideia de um RPG onde tirei a inspiração justamente de Granado Espada, com um velho mundo já estabilizado e cheio de coisas e um novo mundo a ser desravado. Este novo mundo seria explorado por 3 membros de uma família oriunda de um dos 5 reinos existentes no velho mundo. Com mais uns toques de Dynasty Warriors e coisas originais, eu criei o 5 Elementos, um RPG que vou mestrar no fórum Lendas Infinitas em breve e quem quiser ver basta se cadastrar e dar uma olhada. Ficou bonito porque aprimorei minha técnica de vetorização para compor os mapas do cenários, que são 100% originais mesmo, assim como a ideia dos reinos.

Voltando ao Grando Espada, eu usei ele para me distrair um pouco essa semana. Ele juntamente com o vício de ficar editando imagens no Photoshop. Isso de mexer com imagens é algo que realmente vicia e para mim distrai muito, quase uma terapia. O jogo foi útil por mudar de ideias também, pois juntamente com Jade Dynasty (outro jogo que irei comentar em um futuro breve) eu tenho gostado de jogar. Fora a vantagem de não me prejudicar caso a internet caia, já que a Velox ainda não resolveu o problema de perda de sinal...

Granado Espada é um MMORPG criado pelo mesmo criador de Ragnarök Online e que começou comercialmente a ser distribuído na Coréia em 2006. Neste mesmo ano ele recebeu o prêmio de melhor jogo eletrônico do ano. O jogo em si é um RPG eletrônico de aventura onde você controla 3 personagens simultaneamente que pertencem a uma família que o jogador cria durante o primeiro login no jogo. Daí tem direito a criar até 9 personagens que pertencerão a sua família. A ambientação se dá no período das Grandes Navegações, quando houve a descoberta das Américas, com Portugal e Espanha sendo os grandes senhores dos mares, por isso o nome Granado Espada, além de várias referências aos dois paises ao longo do jogo. Nos EUA-Europa ele recebeu o nome Sword of the New World, nome tosco demais para mim só porque tem gente de língua inglesa que não gosta de jogo com nome espânico ou português, como os americanos.

Um bom jogo para mim, que diverte e sai do padrão habitual. O problema e vantagem é você poder deixar os personagens jogarem sozinhos enquanto vai tomar um café. Inibe bots (não tem sentido de tê-los) mas ao mesmo tempo as pessoas meio que desanimam em upar. Sinceramente, para mim, que odeia upar por upar, acho legal pelo menos, porque perco tempo com as quests hahahahaha... Fica aí a dica e boa semana para todos!

Sorte do dia by orkut: Por que você não envia um recado hoje para alguém com quem não conversa há anos?

sexta-feira, 3 de julho de 2009

A morte de alguém querido

É estranho como o ser humano mesmo depois de anos e anos de vivência sobre a Terra ainda não consegue aceitar ou encarar a única certeza que temos desde que nascemos: que iremos morrer um dia.

Acho que a própria morte, de certa forma, é até encarada de forma mais natural, já que a princípio, notem que digo a princípio mas depois mostrarei que não é bem assim, isto só depende de você. Mas esquecemos que assim como nós, aqueles que nos cercam um dia também irão morrer. E aí, como reagir quando alguém próximo morre e você fica?

Enfim, acabo de perder a minah avó materna, que embora estivesse fraca, estava com a saúde boa. Acabou falecendo de parada cardíaca e creio que o corpo dela depois de um infarte e três derrames não suportou outro infarte e mesmo após tentativas de ressuscitar e estando no hospital, para onde foi ontem para tratar de um problema nos pés que deixou todos apreensivos a semana toda mas o maior risco que corria era exclusivamente perder os pés tendo que amputá-los, ela não aguentou e veio a morreu. Velhice? Talvez. Quem sabe fosse até o melhor para que ela não sofresse tanto, pois vá se saber como seria se estivesse viva mas precisasse ficar no hospital.

Entretanto eu quem sempre encarei a morte como um rito de passagem, o único destino certo que todos nós temos, acho que sinto mais essa morte que as demais. Era uma pessoa que eu convivia dia e noite, direto e isso faz mesmo uma grande diferença. Um tio muito querido meu morreu de infarte fulminante e não senti tanto. Meu avô quando faleceu, mesmo sendo querido, ele já foi mal para os hospital e era meio "esperado". Um amigo de faculdade morreu de forma abrupta engasgado com a própria língua em um ataque epilético, senti a morte mas não convivia tanto. Um amigo de fórum com quem eu conversava bem e que vim a conhecer uma vez ao vivo e nos demos bem morreu de forma trágica e estúpida por parte de um marginal qualquer, onde me fez ficar realmente muito mal. Mas nenhuma chega a esta perda porque, eu acho, seja a convivência contínua com ela. Ainda olho o quarto e ainda lembro dela e tudo mais. É meio complicado encarar que quem você gostava muito se foi sem que você estivesse "preparado".

Acho que a morte é dura conforme o grau de intimidade e convivência, sendo muito duro para quem fica. Quem vai, só espero que seja rápido e indolor, que vá com paz, mas quem fica que é dureza. Quando soube do acontecido, simplesmente na hora pensei na minha mãe, em como ela estava reagindo, já que estava ao lado da minha avó na hora. Acho que foi nessa hora que vi como é duro mesmo encarar a morte da perspectiva de quem fica, porque por mais que achemos que a pessoa vá ficar mal, não sabemos a real grandeza da coisa até vivenciarmos de fato. Por isso que o fato de encarar a própria morte não deve ser vista apenas do aspecto próprio, mas de quem vai ficar também, como as pessoas vão reagir. Por mais que seja duro para mim, espero que eu não vá antes de meus pais, pois sei que eles não aguentariam tal perda de alguém tão próximo.

E falo de pessoas queridas e próximas e não de pessoas que você querendo ou não só conhecia de ouvir ou ver de longe, como essa onda chata de ficar falando do Michael Jackson, que já se foi semana passada e até agora não se fala em outra coisa, sem nem sequer ter enterrado o difunto, enquanto os abutres familiares brigam pelos espólios do morto. Do nada, surgiram fãs do cara e os fãs se sentem viúvas do cara que mal conheciam. Sei lá, mas acho exagero demais para minha conta. É mais um desabafo sobre esse coisa bizarra que virou a morte do MJ este trecho.

Bem, desejo que minha avó descanse em paz e espero não ter sido muito confuso em minhas palavras. Até breve...

Sorte do dia by orkut: Ninguém pode voltar e criar um novo início, mas todo mundo pode começar hoje e criar um novo final