quarta-feira, 26 de maio de 2010

E vai começar a Copa do Mundo...

Sei que a Copa de 2010 só irá começar daqui a uns 15 dias, mas na prática ela começa hoje para a maioria dos brasileiros, pois a seleção brasileira de futebol saiu hoje em direção à África do Sul, passando antes em Brasília para receber a benção do presidente, levando as emissoras de TV e mídia em geral a se focar mais no dia a dia dos jogadores selecionados pelo Dunga para representar o nosso país na Copa. Agora quase metade das informações serão relacionadas a Copa e a Seleção.

Eu acho bem legal ver essa demonstração de patriotismo no esporte mais popular do país, mas acho um tanto exagerado como a mídia se foca nisso. É algo que chega a ser como uma cena que vi a um tempo, onde um amigo disse a uma colega que não ia ver os jogos e ela perguntou se ele não era brasileiro?! Meio que parece que demonstrar que é brasileiro é ficar na frente da TV torcendo pelos jogadores para vencer cada jogo como se sua vida fosse depender daquilo. Sejamos sinceros que tirando os momentos de alegria e a "vantagem" de sacanear os nosso vizinhos sulamericanos, especialmente os argentinos, vencer a Copa em nada muda a nossa vida e patriotismo exagerado não faz de você mais ou menos brasileiro. Se você é brasileiro e não liga muito para futebol ou até mesmo não gosta, onde fica? Espero que as emissoras lembrem-se disso, já que nem todos tem TV por assinatura. Mas a maioria adora isso tudo, fato!

Bem, é de se esperar esse tipo de comportamento em um país onde pessoas enfrentam 4 horas de fila em sol quente ou sob chuva para ver o seu time de coração, pagando por vezes um valor absurdo para ver seu time perder, mas mesmo assim sentir que valeu a pena. Enquanto isso boa parte dessas pessoas não perdem uns 15 a 30 minutos para ver horário político pelo menos uma vez por semana no conforto de seu sofá e na hora de votar votam em qualquer um ou vota nulo ou branco, passando a decisão de quem vai comandar o país por 4 anos para outros. E essas pessoas que fizeram isso ainda se acham muito mais brasileiras que as que pensam no país e no futuro dele, só porque torcem exageradamente por 11 jogadores que estão representando o nosso país em um torneio esportivo que coincidentemente ocorre na mesma época das nossas eleições presidenciais e gerais.

Então peço que torçam sim para o Brasil e que venha o hexa, mas não nos esquecemos do resto do nosso país, especialmente se o Brasil ganhar a Copa, sem que uma amnésia de quem era Arruda e outros tantos similares na euforia da vitória brasileira e levando o nosso país a uma derrota por 4 anos seguintes. Que a política de pão e circo seja menos eficiente nesse ano e que o ópio do povo não faça efeito dessa vez...

Pensamento do dia: O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso... Bill Shankly

3 comentários:

White disse...

Nós tamos fodidos D: Portugal nem vai passar dos grupos XD

Karoll Chaves disse...

Putz a parte q fika 4 horas na fila e paga um preço absurdo p/ ver o time perder foi p/ mim ç.ç

+ enfim sou fanática por futebol + seleção ñ curto mt..

ñ achu certo associar patriotismo com futebol se sabemos q os jogadores e o técnico tão poko se importando p/ seleção, kerem saber dos contratos milionários q a visibilidade copa do mundo proporciona, o técnico demonstra q se vende qnd ñ convoca os melhores.

Vamos ver se a seleção me emociona, d inicio minha torcida eh sempre p/ o Japão!

bjinhus =*

Anônimo disse...

Adorei a imagem da Tifa *comentário esdrúxulo*

;D