domingo, 3 de maio de 2009

Remakes

Não é de hoje que refazer obras antigas (as vezes nem tanto) é válido. Mas ultimamente até mesmo os animes entraram na moda, com atualmente três sendo refeitos e não duvido nada que outros estejam para vir por aí. Agora, muitos podem pensar por que refazer algo que já foi feito?

Eu considero que existem vário motivos que levam autores, produtores, empresas detentoras de direitos autorais e outros tantos quererem refazer uma obra. Claro que não é apenas por simples "amor a arte", isso é lorota que alguns querem se iludir. É óbvio que ó se faz remake daquilo que se espera ter algum retorno financeiro, portanto é complicado ver remakes de obras consideradas ruins por completo.

Considero obras ruins por completo aquelas em que nada é aproveitável. História, enredo, personagens e tudo mais sendo ruim, a obra pode ser considerada ruim por completo para mim. Mas creio que em geral, sempre se pode reaproveitar um algo de alguma obra, seja história, personagens ou coisas afim. Quando a obra é de boa para ótima em alguma característica, começa a se pensar em reaproveitar, claro se houver público que goste.

Assim sendo, pode-se ter obras refeitas por motivo de que as anteriores não foram bem adaptadas para a mídia (caso dos filmes do Batman, onde considerei que a melhor adaptação foi a última exibida no cinema, o Cavaleiro das Trevas). Também pode-se querer adaptar uma obra para querer simplesmente refazê-la com a tecnologia atual (exemplo de Dragon Ball Z sendo refeito no Dragon Ball Kai). Outro motivo seria simples falta de criatividade ou porque aquela é boa história que seria sinônimo de popularidade (como a novela da Paraíso). Mas também tem o detalhe de querer fazer com mais condições e inserir elementos novos, onde posso demonstrar como um belo exemplo os filmes Rebuild of Evangelion.

Diga-se de passagem, depois que a Gainax decidiu refazer Evangelion, sendo muito bem recebido, outras empresas e produtoras seguiram na onda de refazer, resultando por exemplo em Fullmetal Alchemist: Brotherhood e Dragon Ball Kai. E é em Rebuild od Evangelion que mais me assustei com a qualidade difente do anterior com o atual. Além disso inseriram novos elementos e prometem desenvolver melhor coisas que foram deixadas de lado. Sinceramente eu espero isso.

Um dos elementos novos inseridos é a personagem Makinami Mari Illustrious, mais conhecida como Mari atualmente. É ela quem ilustra esta postagem e, embora tenho um sobrenome típico de personagens de Gundam 00, parece ser uma personagem interessante. Só a sua aparência já desperta interesse, especialmente pelos óculos (sim, tenho queda por personagens de óculos, como já mencionei antes neste blog). Eu espero que este filme seja bom e irei procurar para assistir, vendo o primeiro junto, porque não despertou interesse. As imagens são do artista Shiduki Mitiru.

E sobre despertar interesse, percebi que meu interesse por animes refeitos é meio baixa. Não consigo sentir muita motivação de ver a cada semana animes que já sei como deve acontecer as coisas, como FMA e DBK. Vou deixar acumular e depois ver junto. FMA eu devo voltar a acompanhar semanalmente somente depois que entrar na parte em que desvia do antigo anime. DBK, como não deve ter novidades, vou vendo conforme acumular mesmo. Além disso, pela falta de tempo acabei priorizando apenas 3 dos 8 animes que pretendia ver e os remakes foram os primeiros a serem descartados. Fico no aguardo apenas por Valkyria Chronicles, Pandora Hearts e K-On mesmo XD

Sorte do dia by orkut: Encontre a felicidade no seu trabalho ou talvez nunca saberá o que é felicidade

2 comentários:

Chiizuda disse...

Vamos ver c Fica bom
acho q vai.. a - q essa mari estrage

Hidekee disse...

>Chiizuda:

Esperoq ue seja muito bom mesmo também xD~