quarta-feira, 29 de abril de 2009

Impulsividade

O ser humano é muito engraçado. Ao mesmo tempo que se diz um ser racional, que raciocina usando a lógica, ele também age por impulso, pura empolgação. Sempre vejo gente agindo assim e ninguém está isento de agir assim ou ser levado pela empolgação alheia, nem eu nem você.

As vezes as pessoas se deixam levar pelas outras que apresentam mais empolgadas com relação a alguma coisa ou alguém porque no fundo gostam disso. É legal estar empolgado junto com alguém, aquela sensação de que ambos compartilham do mesmo gosto.

Outras vezes as pessoas se empolgam com outra pessoa mesmo, onde seu algo de desejo é um outro ser humano. Geralmente a paixão é a responsável por isso, pois como já foi cansado de ser mencionado em vários lugares, a paixão cega também. É bom estar apaixonado sim, mas a mesma, se não tiver cuidado, cega e emburrece o ser. Quantas pessoas que já não passaram por isso? É normal até viver isso uma vez na vida pelo menos...

Também agimos por impulso quando buscamos ferrenhamente aquilo que queremos para nós. As vezes beira o egoísmo e ambição sim, afinal de contas, um pouco desses sentimentos não fazem mal se forem bem dosados. Mas tais sentimentos podem ser extremamente danosos as pessoas ao redor e principalmente a própria pessoa que as sente, pois fica em uma impulsividade de conseguir atingir o que deseja que acaba por deixar de lado o raciocínio e geralmente os efeito disso tudo é desastroso.

Agora o caso mais comum de se agir por impulsividade é o tão conhecido ódio. Esse é o sentimento que mais move as pessoas a agir sem pensar pelo que percebo. Quem não sabe de uma discussão que acabou mal por conta de um ou dois lados estarem de cabeça quente? É um dos sentimentos mais primitivos do ser humano, herdado quando ele se sentia ameaçado, quase que algo para sobrevivência, mas que também mistura-se com o orgulho de cada um. Com a adrenalina em alta, muita gente age e fala coisas sem pensar, que depois não tem mais volta mesmo.

No fim, é melhor evitar agir por impulsividade. Ter um pouco de empolgação é bom sim, mas tudo dentro do possível. Com um pensamento rápido é possível medir o que pode ou não pode vir a trazer consequências que não sejam desejáveis e depois dessa primeira refletida sobre a situação, se pode parar e refletir com mais calma. Porque muitas coisas que são podem ser feitas ou ditas de modo que nunca mais terá volta...

Sorte do dia by orkut: Para saber o que vem pela frente, fale com quem está voltando

Nenhum comentário: