domingo, 14 de junho de 2009

Heterocromia - Olhos diferentes

O ser humano tem um certo fascínio sobre os olhos, sejam seus próprios ou de outros. Uma atração quase inexplicável que atrai pessoas. Existe a muito tempo a ideia de que os olhos são a janela da alma. De certo modo eu acredito nisso, mas só de certo modo. Existem pessoas que conseguem mentir e omitir tão bem que você pode olhar em seus olhos e acreditar na mentira que lhe é dita. Claro que são poucos que podem agir assim, logo a ideia de que os olhos representam o estado da alma da pessoa está de certo modo certo em maioria das vezes.

Em várias mitologias existem histórias que envolvem olhos. Na mitologia grega existia um gigante chamado Argus Panoptes que possuia 100 olhos, que enquanto dormia, 50 olhos permaneciam abertos enquanto outros 50 fechavam-se. Assim poderia estar sempre alerta. Na mitologia nórdica, Odin arrancou o olho direito no poço de Mimir em troca de mais sabedoria, logo assosciando de certa forma o olho direito a sabedoria.

Já na mitologia egípcia Hórus possuia dois olhos diferentes, com o olho esquerdo simbolizando a lua e o direito o sol. Novamente vemos que o direito era relacionado a conhecimento, já que o sol está atrelado a essa ideia de certo modo. Geralmente atrela-se a lua a misticismo e assim o olho esquerdo estaria atrelado ao místico. Tanto que durante uma batalha entre Hórus e Set, este arrancou-lhe o olho esquerdo, que foi substituído por um amuleto, o conhecido Olho de Hórus. Este amuleto significa não só proteção mística como também poder. Provavelmente por este motivo Lelouch ganha o seu Geass, poder de controlar a mente das pessoas, no seu olho esquerdo.

Mas o fascínio dos olhos tem uma vertente que percebo a cada dia ser maior em anime, mangás, games e outras obras que vão além do mundo asiático, chegando em obras ocidentais eventualmente, embora não com tanta força quanto no outro lado do mundo. Esta variação é a heterocromia, vindo das palavras gregas hetero (diferentes) e chroma (cor), que significa olhos de cor diferente.

Segundo definição da própria wikipédia sobre o assunto que comprovei em outras fontes estar correta, heterocromia "é uma anomalia genética na qual o indivíduo possui um olho de cada cor. É muito rara em humanos. Quando ocorre em gatos domésticos, estes recebem a denominação de Gato de olho ímpar. Isso se deve a uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho deve possuir, muito gera a cor marrom, pouca gera a cor azul, e também no gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, que diz se o olho é azul ou verde. Apesar de haver a alteração genética, outros fatores podem gerar essa alteração como a sindrome de Waardenburg, que gera surdez e provoca essa alteração. O mais comum é que ocorra através de lesões ou derrames que causem a modificação da quantidade de melanina na retina."

Em animes existem muitos casos, onde eu diria que a personagem mais famosa com olhos de cor diferente é a Suiseiseki de Rozen Maiden. Ela tem uma irmã, que parece uma garoto muitas vezes, que também tem olhos de cor diferente, mas de forma oposta a da irmã. Seguindo a ideia de que olho direito é conhecimento e esquerdo poder, explica-se porque Souseiseki tem a tesoura que corta quase tudo e a Suiseiseki o regador que faz brotar plantas e até curar problemas da alma indo para o mundo dos sonhos. Também uma é mais emotiva (Suiseiseki) e a outra mais dura e certinha (Souseiseki).

Além das irmãs, tem outros personagens que possuem este "problema" nos olhos, indo desde ambientação em mundo mais antigo e místico a ambientações mais modernas e futuristas. Asuna de Negima (embora tenha uma versão do anime que ela não possua heterocromia), Allelujah de Gundam 00, Shiki de Samurai Shodown (Samurai Spirits) e Vincent de Pandora Hearts. Existem ainda outros personagens que possuem este detalhe, em outros animes como Nanoha e Conde de Monte Cristo, em jogos como Touhou e Shikkoku no Sharnoth, e por aí vai, mesmo sendo raro nos humanos. O mais engraçado que geralmente os personagens são carismáticos. Claro que não é só pelos olhos, mas quase todos que tem esse detalhe acabam sendo atrentes de alguma forma.

Pode ser que seja por mostrar uma alma com duas facetas que isso chama a atenção, já que os olhos seriam a janela da alma. Também deve ser por tal alteração ser rara em humanos e que todos se sentem atraídos por aquilo que é raro de certa forma.

Sorte do dia by orkut: Trate os defeitos dos outros com a mesma consideração que lida com os seus

6 comentários:

Reika disse...

Post interessante, nunca havia pensado nisso.
Eu acho que tais personagens chamam a atenção pelo fato de serem diferentes. Não é todo dia que se vêem olhos de cores diferentes, além de que as pessoas gostam de ser diferentes do geral xD

Naty disse...

Olá!!
outro post interessante!!
não sabia que ter olhos de cor diferente era chamado assim!!
eu acho esses personagens (conheço apenas a Sousei Seki e Conde de Monte Cristo) são tão marcantes (deve ser pelos olhos)
Eu sei que na vida real tem um cantor que tem olhos assim ( e olha que ele não é cego, ja que geralmente apneas quem é cego tem olhos de cores diferentes)
muito interessante!!
sobre você ter dito que os olhos são a janela da alma, então, significa que pessoas com olhos de cores diferentes tem, como posso dizer, ...
o ying e o yang!! xD
bom é isso
boa semana
bye bye

Naty disse...

Ola!!
sim, eu vi Joana D'Arc (versão completa, era o que estava escrito na capa do DVD)
assim que eu fizer uma resenha apresentavel eu falo sobre o filme no meu blog!! xD
vou esperar anciosamente outra atualização sua!!
bye bye

Wein Cruz disse...

Eu sempre entro para dar uma olhada aqui.
Vc coloca assuntos interessantes.
E eu nem imaginava que isso tinha esse nome doido hahaha.

Hidekee disse...

>Reika:

As pessoas sempre são atraidas pelo diferente, mas só na ficção infelizmente u.u~

>Naty:

Sabe o nome do cantor? o.o

Sim, Joana D'Arc é muito bom e sou fã de Luc Besson e Milla Jovovich *-*~

>Wein Cruz:

HAHAHHAHAHAHA.. Bom saber que está sempre a olhar e que acha os assuntos interessantes xD

fabrcio disse...

Muiito interessante! Eu estava buscando informações sobre os olhos e encontrei esse artigo. Mas ainda não compriendo por que meus olhos são muito diferentes um do outro, sendo que um tem a "bolinha" redondinha e o outro e puxado para baixo, muito semelhante com os de lagartos.