terça-feira, 21 de julho de 2009

Memento Mori

Memento mori é uma expressão latina que significa algo como "lembra-te homem que morrerás um dia" ou "lembra-te de que vais morrer". Este tipo de pensamento é muito utilizado dentro da literatura, principalmente na literatura barroca.

A definição acima foi retirada da Wikipédia e acho que resume bem a ideia da frase que sempre gostei. Lembra que não importa o que acontecer, a única certeza real da sua vida é que um dia irá morrer. Planos e desejos podem ser realizados, mas não são tão certos quanto a certeza que um dia a morte chegará. Quando ela chegará é outro assunto...

Embora para uns possa parecer algo mórbido ou macabro para mim não é não. Lembrar que é mortal, que sua vida pode um dia se extinguir é interessante para aplicar o Carpe Diem que tantos gostam de usar para justificar o aproveitamente intenso da vida, pois seria algo como aproveite o dia. Entretanto, só esta ideia de querer viver intensamente pode levar pessoas a cometerem excessos que venham a colocar a própria vida e saúde ou até de outros em risco. Quantas vezes vimos que pessoas com a ideia de se divertir provocam acidentes, que levam ela a morte ou matam outros? Por isso gosto de Memento Mori, pois leva a aproveitar a vida mas com moderação, já que não só a nossa vida, mas a de outros também é frágil, passível de morrer facilmente.

Outro lado é poder encarar as mortes que ocorrem ao longo de nossa vida como algo predestinado. Acaba facilitando a compreensão e aceitamento do que houve com mais normalidade, mesmo que venha a doer muito, especialmente alguém bem próximo. Ontem, quando retornava de São Paulo, onde passei o fim de semana, soube que minha avó paterna de 92 anos veio a falecer no sábado de um modo um tanto bonito para ela: dormindo. Morreu de velhice. Embora seja doloroso falar com alguém com quem convivi desde criança, até mais que minha avó materna que morreu 15 dias atrás, sei que ela teve uma morte tranquila e espero um dia ter uma assim quando estiver velho e ter aproveitado a vida por completo...

Ainda teve uma coincidência interessante que estava passando as músicas no mp3 quando estava no metrô e parei e coloquei no repeat contínuo a música I'm Alive da cantora Becca, que toca na Ending de Kuroshitsuji. É interessante que possui algumas referências que gosto nela. Mais uma coincidência da vida.

Enfim, termino aqui e só digo para aproveitarem a vida, a cada momento dela, mas sempre lembrando que todos nós iremos morrer um dia, logo aproveite com sabedoria...

Sorte do dia by orkut: Devemos ser a mudança que queremos ver

3 comentários:

Ichigo Fujiwara disse...

Carpe Diem e Memento Mori são basicamente irmãs. Só que a primeira fala de uma maneira mais bonita enquanto a segunda assusta.
Há algumas músicas e frases que passam a mensagem, mas... é muito dificil aproveitar tudo, afinal, nem sempre conseguimos levar "carpe diem" a sério, ainda mais quando estamos tristes.
E como diriam os Titãs "É preciso saber viver".

Natália disse...

Olá!!
Bem interessante esse post!!
Momento Mori!!
gostei!! ^^
eu vi a tradução dessa música da Becca, bem interessante!!
É díficil aproveitar tudo no momento, porque as vezes esquecemos que iremos morrer um dia!! u.u
Isso é bem interessante mesmo
sim, é muito bom ter um grupo de amigos!!
bye bye

Hidekee disse...

>Ichigo:

Sim, são irmãs e uma meio que completa a outra no significado, mas ainda prefiro Memento Mori mesmo.

>Naty:

A música é muito boa mesmo e o anime que a usa também xD

Sim, mtos esquecem que vão morrer um dia e que as outras pessoas também vão, já que para morrer basta estar vivo ç.ç