sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Seu carro é seu Gundam?

Por mais estranho que possa parecer, muita gente acha que seu carro é um Gundam, um poderoso robo gigante construído para batalhas. Pelo menos é assim como muitos se comportam ao se sentarem atrás do voltante de um automóvel. Parece que são superiores aos demais e podem fazer qualquer coisa com isso. Se sentem também mais atraentes e irresistíveis. Tanto que até hoje tem lugares e grupos que consideram aquele que tem um carro possante "o cara".

Interessante que de certo modo tem uma certa razão, pois um carro é veículo pesado, de mais de uma tonelada, e potente, pois pode atingir facilmente 60 km/h, uma velocidade bem "babaca" mas que ao colidir o impacto proporcional a velocidade ao quadrado e multiplicada pelo peso do veículo. Tais características transformam este simples veículo de transporte em uma potente arma contra quem está a pé e até quem está em outros veículos, já que uma simples colisão em uma velocidade considerada baixa para muitos, pode matar facilmente se no momento da colisão for uma pessoa. Então a pergunta simples é, por que com um objeto tão perigoso ainda tem gente que insiste em beber e dirigir?

Essa semana fiquei assustado com uma reportagem que foi exibida no Jornal Nacional, onde um motorista mineiro, embriagado, ao ser abordado por policiais, já que demonstrava estar alcoolizado claramente, partiu em desparada, dando início a uma perseguição pelo centro da cidade. Este ser inconsequênte causou ao longo de sua fuga três acidentes, sendo que um deles o famigerado atropelou uma mulher que andava pelas ruas e NADA tinha a ver com a história. Ela acabou morrendo de imediato, sendo que o motorista sequer prestou socorro e continuou fugindo. Ou seja, por conta de um ato um tanto ridículo, uma família provavelmente foi destruída.

O mesmo acontece para aqueles que insistem em desafiar os limites de velocidade, acelerando como se a vida fosse um video game, como GTA por exemplo. Não sei o motivo específico, mas sei que a velocidade sempre mexeu com o ser humano e ainda mais quando se está com álcool no sangue, esta mistura é terrível. Muitos fazem isso para simplesmente aparecer para outros, para aparecerem mesmo. Já vi alguns dizerem que é frustação, muitas sexuais, e portanto uma projeção disso em algo que lhe dá um sentimento de poder. Outros dizem que simplesmente a sensação de poder nua e crua. Como o carro é algo legal de maior facilidade, é o que ocorre. O mesmo seria em certos lugares com a posse de uma arma, como em áreas dominadas pelo tráfico, onde jovens querendo esse "poder" entram para a vida de crime, mesmo sabendo que é uma vida sem muito futuro, onde eu dirinha nenhum na verdade.

O mais chato de quem fica vendo essas barbaridades é ver que existe a lei seca que impede o motorista que ingeriu alguma bebida alcoolica de dirigir na prática não é muito eficaz, já que se o motorista bêbado se recusar a fazer o teste do bafômetro ele também pode se negar a fazer exame de sangue, tudo porque uns juizes interpretaram que o cidadão pode se recusar a fazer um exame pos estaria fornecendo prova contra si mesmo. A pergunta que fica no ar é se os tais juízes já tiveram um conhecido ou parente atropelado? Nem pergunto se a pessoa morreu, mas se foi atropelado porque um ser estava embriagado. O pior que destes que se recusaram, quase a totalidade deles foram inocentadas depois. Um completo absurdo como as coisas são encaminhadas nesse país, fazendo leis que poderiam fazer diferença virarem uma verdadeira piada.

Só fica o lembrete que seu carro não é um Gundam, logo mesmo o motorista está passível de morrer em um acidente. Ou mesmo perder membros da família para outros motorista bêbado. Acho que se todos na sociedade não estivessem tão desapegados a vida alheia, a violência em uma escala geral seria menor. Noto que a sociedade brasileira aos poucos caminha para um estado de total desapego e respeito a vida se continuar assim. Espero que esse quadro mude, pois acredito que pode-se mudar, mas vendo casos de violências, desde no trânsito a criminais, é triste ver como a cada dia cada um dá menos valor a vida e que as autoridades não conseguem mudar e acabam até se contaminando, gerando violência policial. O fato é que violência gera mais violência, em qualquer escala e âmbito...

Sorte do dia by orkut: Compartilhe sua felicidade com os outros hoje mesmo

5 comentários:

Isasa~ disse...

Nossa, eu ja sou super medrosa com velocidade >>"
Ah, a lei seca ate que tem ajudado um bocado, mas é foda. Muit agete nao ta nem ai e acha que coisas assim nunca vão acontecer com elas xD

Ichigo Fujiwara disse...

nem me fale... hj memso no jornal local passou de um carro que foi ultrapassar um caminhão, bateu de frente em outro caminhão que estava em sentido contrário, que o projetou pra outra pista (a que ele iria retornar no caso) e bateu na frente do cmainhão que estava tentando ultrapasar. Nisso mais dois caminhões se envolveram sei lá como, não explicou direito. Resultado: dos 3 passageiros do carro, dois morreram e um está em estado grave.

E me faz lembrar do acidente das criancinhas argentinas da aula de direção defenciva, dos bombeiros fazendo uma pilha de corpos de crianças e erguendo a cabeça dos motoristas decepados... e lavando aquele rio de sangue...

Deve ser por isos que tenho medo de dirigir 8D

Hidekee disse...

>Isasa~:

Pelo menos vc dificilmente irá cometer infrações associada com excesso de velocidade xD

É, ajudar ajuda, mas é complicado mais por culpa dos motoristas irreponsáveis que acham que eles nunca vão se dar mal u.ú

>Ichigo:

Ultrapassagem perigosa, o maluco coloca em risco a vida dele e de outras pessoas. Se juntar isso com álcool, fudeu de vez ç.ç

E vc deve ser prudente no trânsito, pois os que tem medo são mais prudentes que os confiantes xD

Mari disse...

Nooossa... Esse louco, filhu da puta, bêbado passou aqui em frente >_< Sorte que minha prima ainda não tinha saido pra facul...
Tem gente que abusa, da bebida, da velocidade... das leis...
Um dia desses, lá em gv um amigo da nossa família presenciou um acidente, a menina, bêbada, topando racha 6h da manhã... quase pega o carro desse cara, que levava 2 meninas pequenas e a mulher. Sorte deles que ela bateu numa árvore antes, a menina morreu, o carona não, mesmo sendo o lado do carona que recebeu o impacto, ele foi salvo pelo cinto, a menina amassou a cabeça no vidro... Por isso.. o sinto é muiiiito importante... MUITO!

Annn!! Alem de abusos no volante, muitos acidentes são causados pela má sinalização da estrada... na BR 381, carinhosamente apelidada pelos mineiros de "rodovia da morte" a qual eu tenho que atravessar quase todo fim de semana. Tem um trecho de pista dupla, só que esse trecho acaba subitamente em um tunel, e o tunel começa em uma curva fechada, sem sinalização, nem do tunel, nem do termino da faixa dupla. Eu e meu pai estavamos viajando, e ele foi cortar um caminhão, como tinha duas faixas, não era proibido nem nada... quando os dois estavam emparelhados veio a curva, e o tunel, acabando a faixa, o caminhão se jogou pra cima do nosso carro, sorte nossa que não vinha nenhum carro na outra pista, senão... hoje eu poderia não estar aqui... D:

Hidekee disse...

>Mari:

Eu realmente fiquei preocupado com vc qdo soube do bêbado aí na sua cidade.

Essa garota aí irresponsável ainda estava sem cinto (o que é até entendível já que bêbado não consegue apertar o cinto qdo dirige)

Vc realmente passa pela rodovia da morte sempre? *preocupado* ç.ç

Graças a Deus não aconteceu nada a vc menina ;~;