domingo, 20 de dezembro de 2009

Avatar

Depois de mais de uma semana sem postar aqui, agora estarei mais presente, já que estou aproveitando o curto recesso de final de ano. E já comecei aproveitando ontem, quando fui ver o filme Avatar de James Cameron, que não deve ser confundido com o desenho de mesmo nome que passa na TV. Simplesmente não tem nada a ver e é bom deixar claro vendo inclusive este trailer aqui.

O filme é simplesmente maravilhoso. Um épico muito bem feito, onde não vemos somente efeitos especiais, que de tão bem feitos chegamos a esquecer que são seres criados em computação gráfica, mas também um ótimo enredo e com personagens cativantes. E ainda pude desfrutar da experiência de ver em 3D, simplesmente maravilhoso mesmo.

A história se passa em um outro planeta, chamado Pandora. Nele existem seres que o habitam e são conhecidos como Na'vi, humanóides com pele azul, orelhas e feiçoes felinas e rabo (chegam a lembrar o que seriam um Shifter de pele azul em D&D). Os humanos desejam onquistar Pandora para explorá-lo e há um certo clima nada amigável para ambos os lados. Através do trailer mesmo pode-se já perceber que o nome do filme vem de um projeto em que o protagonista Jake Sully tem a possibilidade de usar um Na'vi criado em laboratório pelos humanos para fazer um tipo de conexão virtual com o ser, que eles chamam de seu avatar. O nome não é nada mal, já que originalmente vem da ideia de uma divindade se materializar em meio aos mortais e em jogos online seria o personagem que representa o jogador.

Com músicas bonitas e bem empolgantes, além de um visual muito lindo, o filme é agradável e mal se percebe o tempo passar. Interessante que o mesmo em determinado momento mostra que o que nos é apresentado é somente um pequeno espaço de um mundo bem maior, com grandes possibilidades. Não é à toa que cheguei a pensar em várias possibilidades de jogar um RPG ambientado nesse mundo. E creio que Cameron e os demais envolvidos pensaram nisso mesmo tanto que criaram uma Pandorapedia, uma espécie de wiki para o mundo deles. É ainda BEM inicial, mas creio e espero que se expanda com o tempo. Seria um cenário bem rico de se interpretar. Mas já existe o jogo do filme disponível nas lojas, inclusive no Ponto Frio, para PS3, XBOX 360, Wii e PC. O jogo segue o estilo adventure com elementos de jogos de tiro em primeira pessoa, com possibilidade de jogar do lado dos humanos ou dos Na'vi e tendo suporte multiplayer. Está 99 reais pelo que percebi a versão para PC, ou seja, nem está caro assim. Só que pelos vídeos não achei algo que me atraia no momento.

Durante o filme identifiquei muitas referências a jogos online, especialmente as pessoas que confundem o "real" com o "virtual", e a coisas de nossa própria história mundial, como colonização das Américas e África, fora alfinetadas no que estamos fazendo atualmente. Ou seja, dá para se divertir e refletir um pouco no filme, não ficando uma fantasia tão distante de nós.

Os efeitos 3D no filme achei bem sutis, já que produzir tudo em 3D deve ser bem mais trabalhoso, então geralmente eram mais cenas com pronfundidade na tela, sem ela "saltar" para cima de você, e quando isso acontecia era mais com cenário. Mas haviam cenas de ação e outras que davam uma ideia de estar mesmo no filme, como a arma parecendo que vai tocar no seu rosto. Gostei muito de como usaram a tecnologia e espero que mais cinemas desse tipo sejam espalhados pelo país. E como um extra, ainda pude visualizar filme que serão disponibilizados com a tecnologia 3D, incluindo Alice no País das Maravilhas de Tim Burton. Simplesmente estou com muito mais vontade de ver do que antes. A sensação de ver o Gato de Cheshire vindo pertinho de mim, abrindo o sorrisão, foi ótima hahahahaha...

Fica uma boa dica de filme para quem quer terminar o ano com grande estilo. Posso ainda estar sendo eufórico, mas para mim foi o melhor filme do ano, embora este ano tenha visto pouquíssimos também, então considerem isso. Mas que Avatar é diversão garantida, isso é!

Pensamento do dia: Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação. Charles Chaplin

2 comentários:

Ichigo Fujiwara disse...

eu tb quero ver o sorriso do cheshite grandão ç_ç~

Os graficos desse filme avatar parecem ser muito bons, mas não sei porque o trailer do filme não me atraiu ._.~

Hidekee disse...

>Ichigo:

Que é isso? Achei o trailer bem empolgante *-*

E aquele sorriso do Cheshire é mto foda huahuahuahuahua...

Vou querer ver Alice em 3D tb u.uv