sábado, 23 de janeiro de 2010

Aika Online - Impressões

Como sabem estou com pouco tempo atualmente e a coisa de duas semana me cadatrei em Aika Online japonês, pois estava afim de testar o jogo que estava muito afim e a gPotato nunca atualizava o site tosco deles. Daí procurei e achei um tutorial para jogar no servidor japonês, que por incrível que pareça não tem bloqueio de IP e não pede o que seria equivalente a um CPF nosso. Infelizmente o tutorial foi deletado do fórum da gPotato, mas se desejarem posto um tutorial básico aqui futuramente. Mas vamos ao que interessa que é minhas impressões do jogo.




O jogo, após baixar "míseros" 400 Mb de instalador (sonho de qualquer brasileiro se comparado aos mais de 10 Gb de Aion e WoW), instalar e atualizar, tem a nossa disposição 6 classes, na verdade são 3 características, sendo que cada uma possui características particulares para cada gênero. Assim temos os "porradeiros" representados por Warrior e Crusade, seguidos pelos "atiradores" que são Sniper e Dual Gunner, finalizando com os "mágos", estes sendo os Night Magician e Priest. Eu creio que há um erro de "adaptação" ou tradução mesmo no Night Magician, já que o jogo foi adaptado do coreano para japonês e creio que o nome correto seja Knight Magician, já que é um mago guerreiro mesmo. Bem, levado pelo charme da classe em si e pela personagem sexy, escolhi Dual Gunner. Assim nasceu Haydee, inspirada na personagem do anime Conde de Monte Cristo, da qual sou fã.

Assim que entrei no jogo me deparei com... bem, o belo corpo de minha personagem visto por trás. A personagem realmente é bela e a renderização e engine usado (não sei qual é mas deve ser ou o mesmo ou similar a Aion) possibilita uma qualidade de imagens belas, mas sem pesar. Tanto que no meu notebook roda quase suave com tudo no máximo. O quase é devido a pouca memória da minha placa de vídeo onboard a Intel.

De início tive problemas de "ler" o que estava na tela, porque precisava mudar a configuração de localidade do meu Windows de EUA para Japão. Sem a mudança simplesmente não são vistas as letras pelo programa não entender a padrão unicode japonês. De cara não quis muito saber disso e fui correndo matar mobs, ingorando as quests, mas como não sou esse tipo de jogador, que só quer upar, acabei cansando e mudando o padrão.

Nada muito complicado na verdade, só chato. Mas como era algo temporário, me dispus a fazer isso e ver os caracteres japoneses direitinho. Isso é importante para que eu possa ver e fazer as quests, mesmo não sabendo ler japonês, pois faço o sistema de comparar os caracteres mostrados na quest com os exibidos no mapa.

Dá para entender pela seguinte lógica: em vermelho são os NPC's que você precisa conversar; em azul são tipicamente os monstros que precisa matar; em verde os lugares que precisa ir; em amarelo os itens necessários para a conclusão da quest. Com essa simples receita você consegue completar quase qualquer quest no jogo. Só fico meio perdido naquelas que pedem um item específico que eu nunca vi antes e nem sei qual mob dropa. Mas até agora não houve nada que me atrapalhasse, então deixava a quest lá e quando pegava o item eu ia entregá-lo, já que invariavelmente acaba tendo que matar mobs em outras quest. Tem quest de entregador, de matar (a maioria de início), pegar itens no cenário e de dungeons. Os mobs você simplesmente compara o que está ali, que geralmente tem local onde achá-los ou é próximo do NPC, e compara os nomes.

Mas o grande charme de Aika é além do belo cenário e personagens carismáticos, já que mulheres são sexies e homens tem cara de macho mesmo e não aqueles bishounens que vemos muito por aí. O charme está em criar uma Pran (PRincess of Air Nymph) como se fosse sua filha, ou sua loli para alguns. Ela é uma espécie de pet com forma elfica que vai crescendo conforme ela evolui com você. Assim como os tradicionais pets, precisa de conversa (ela pede para conversar com você como se fosse um NPC do jogo mesmo) e de comida (a barra em vermelho com percentagem quando vai no perfil da Pran apertando Ctrl+P). Esta comida vende nos vendedores de variedades e poções. Inicialmente a Pran, que você só pega após atingir o nível 7 de seu personagem, vem em forma de fada. Ela fica voando ao seu redor. Como tem 3 tipos, fogo, ar e água, elas tem cores diferentes nessa fase representadas pela sua luz. A minha é de fogo e chamei de Peppo, outra personagem de Conde de Monte Cristo, que por sinal se dava bem com a Haydee.

A Pran tem níveis de evolução que vai aumentando conforme a experiência recebida quando matamos monstros. Ela não recebe EXP quando fazemos quests, é importante lembrar isso. Ela começa no nível 1 e vai evoluindo até o nível 5, quando assim ela fala com você avisando que já pode pegar a quest para evolução. Neste momento você se dirige ao NPC que fica na cidade, no lado leste, e ele entrega uma questa que nem é complicada na verdade, já que neste momento você estará no nível 13-14. Após completar a quest e falar de novo com o NPC a sua Pran estará evoluída para sua forma criança. Ela aparece só de calcinha e sutiã, mas neste momento você já terá um vestido para ela. Também tem como criar com craft item que recebe um ursinho de brinquedo para ela, mas eu ainda não tenho uma linha que precisa para isso.

Os personagens são pouco costumizáveis, já que não há roupas para elas como em Perfect World, obrigando você a usar as armaduras típicas para seu nível atual, mas a graça do jogo está na costumização de sua Pran. Ela já na forma de criança pode torcer para você e equipar roupas e acessórios. Depois ela vira adolescente (não sei o nível de cabeça mas creio que seja 10 ou 15) e o jogo promete tê-las adulta ainda. Além disso é possível você ter mais de uma Pran. Acho que o limite de ter é duas mas não ao mesmo tempo. As possibilidades de evolução é bem grande, tendo 6 tipos delas. A minha inclusive, comparando pelo visual, parece que é a versão sexy delas.

Além de tudo isso o jogo é voltado para o PvP. Você pode lutar entre nações após se tornar um cidadão desta nação. O jogo promete até 1000 vs 1000. São 5 nações e isso dá uma gama boa de variedade.

Resumindo o jogo é MUITO BOM no mínimo. Não direi acima de muito bom por não avançar além do nível 14 e não entender a história do jogo direito. Mesmo quem busca alta personalização de personagem, como eu busco, vi um jogo com faces e cabelos legais e que me agradavam. Além disso o cenário, gráficos e leveza do jogo é incrível. O sistema de quests não deixa nada a desejar a fãs de WoW e PW. Até esqueci de mencionar, mas quando se vai conversar com NPC's, aparece uma cena com o NPC falando com você, bem no estilo de Granado Espada. Este aliás é muitas vezes lembrado por mim, já que é da mesma produtora. O design do jogo, por assim dizer, tem muitos nuances de GE e isso me agrada muito. E ponto negativo mesmo dessa minha experiência foi o de jogar no servidor japonês e não entender nada da história, já que a história parece legal, fora os diálogos, especialmente com a minha Pran. Não sabia o que estava respondendo a ela e isso é frustante. Mas esse "defeito" logo será corrigido quando a gPotato liberar a versão em ingl6es, prometida para a primavera deste ano no hemisfério norte. Então a quem não deseja jogar em japonês, basta aguardar um pouco para poder testar este jogo que gostei muito.

Pensamento do dia: Se Deus criou as pessoas para amar, e as coisas para cuidar. Por que amamos as coisas e usamos as pessoas! Bob Marley

5 comentários:

Chiizuda disse...

Joguemm Aionn onlineeeeeee huehueuhee

Hidekee disse...

>Chiizuda:

Para de fazer spam de Aion aqui hahuahuauahuaa...

Aika é free o.ó

Unknown disse...

lol AIKA esse sim e uma otima escolha pois e free tem otimos graficos boa historia e num e o jogo apenas bonito q nem AION q so tem seu grafico e mais nada... hauhauhua.

Joguem AIKA e confiram o quão bom e o jogo e num desistam so pelo fato de so ganha grana nas quest pois em nem um jogo vc faz grana upando nos mob anum ser em L2 pirata...

Anônimo disse...

a pran upa pra adolescente no lvl 20
E também tem server br pela ongame!
o site : aika.ongame.com.br

Anônimo disse...

poxa cara, nao teria como fazer o tutorial sobre como jogar no japones? queria muitooo jogar la >.<
vlw mesmo *-*