sábado, 9 de janeiro de 2010

Eita calorão...

Esses dias estava vendo os efeitos do aquecimento global na TV, e chega a ser irônico inclusive, já que a reunião de chefes de estado em Copenhagen foi um fiasco. Vejo no hemisfério norte um frio de rachar, com nevascas e mais efeitos relacionados ao frio excessivo, com termômetros marcando temperaturas cada vez mais baixas, não registradas a décadas. E enquanto isso, aqui no hemisfério sul, sofremos com um calor excessivo, que dá as vezes vontade de ficar em uma banheira, piscina ou algo do gênero, com água fria, o dia todo...

Ultimamente tem feito tanto calor que nem ventilador (sou pobre e não tenho ar condicionado em casa) tem dado para aguentar. Tenho bebido muita água gelada e comido sorvete quando dá, mas mesmo assim é um momento de prazer em meio ao calor. Tudo bem que na Baixada Fluminense é mais quente que a cidade do Rio, mas mesmo assim. Os efeitos secundários são as chuvas torrenciais. Chuvas de verão qualquer carioca está acostumado, afinal de contas isso ocorre todo o ano, mas pelo excesso de calor acaba-se chuvendo mais do que de costume e os efeitos são os alagamentos e deslizamentos de terra que vimos ocorrer por aqui.

E essa semana ainda tive sorimento em dobro, pela incopetência da Light, companhia que fornece energia elétrica no Rio de Janeiro e região metropolitana, incluindo a Baixada. Simplesmente ficamos no bairro sem energia por 3 horas na terça e na quarta foi o absurdo de 6 horas, com 4 horas e meia direto, ela retornando meia hora para depois faltar novamente e só voltar as 2 da madrugada. Isso com um calor absurdo e pasmem, sem uma chuva sequer. Ou seja, quarta nem a desculpa de falta de energia pela chuva havia. Pura incopetência mesmo da Light. Por isso que gosto da Darkness e não da Light em Shaiya!

Mas voltando ao assunto original, estas mudanças climáticas ocorrendo para o excesso tem só mostrado que as aquecimento global, poluição em excesso e desastres naturais não fazem distinção entre pobre e rico, culto ou inculto. Simplesmente afeta a todos e acho que isso que todos deveriam se tocar e parar de achar que as tragédias só ocorrem com o vizinho mas nunca com ele. Ainda há tempo para mudarmos nossas atitudes e evitar o pior para nós e nossos descendentes, pois se está ruim hoje, imagine como estará para nossos filhos?

Mas o verão está aí e muita gente gosta dessa estação, mesmo com esse excesso de calor e chuva, então aproveitem mesmo. No mais, para encarar o calor, recomendo muito protetor solar, mesmo que não vá para a praia (afinal de contas a camada de ozônio está menor e raios UV entram mais que antes), roupas leves e muito líquido, de preferência água e similar, evitando refrigerantes e bebidas alcóolicas. Outro dia estava assistindo a TV e uma médica dizendo que aquela cervejinha gelada que muitos gostam tanto de tomar na verdade fazem mal no verão, já que o alcóol ajuda a eleminar líquido do corpo e você acaba correndo risco de ficar até desidratado. É bom as pessoas se tocarem nisso e beber mais água mesmo. Até porque, como já dizia um vendedor de água mineral, o que mata a sede é água! E fiquem pela sombra, porque o sol está de rachar... E como diz a música usada no comercial da Ford, é o Sol quem queima!

Pensamento do dia: O sol envelhece; Pavio queima por um fio; Verão que apodrece. Flora Figueiredo

2 comentários:

Natália disse...

Olá!!
esse calor está de matar mesmo, sem falae que eu odeio o verão!! u.u
sinto pena de quem está sofrendo com as chuvas (eu não sofro tanto, porque onde eu moro não alaga).
A é, você que mora na baixada, tome cuidado com o surto de virose que está tendo viu?
eu gosto de ler seus post porque sempre tem imagens referentes a notícia!!
parabéns!!
até mais

Hidekee disse...

>Naty:

Aqui agora está mais fresco, mas estava mto quente até ontem mesmo. Espero que as coisas melhorem por aqui e não haja mais alagamentos e faltas de energia u.u

Até mais =***