domingo, 14 de fevereiro de 2010

Valentine's Day

É, hoje para o mundo todo, menos o Brasil (até onde sei e me corrijam se estiver errado) é o Dia dos Namorados, mais conhecido como Valentine's Day, mais precisamente Saint Valentine's Day, ou Dia de São Valentim caso queriam adaptar para o nosso português.

A data é conhecida como o dia dos enamorados e apaixonados devido ao fato de que o imperador romano Cláudio II proibia casamentos durante períodos de guerra, pois a sua lógica considerava que os solteiros eram melhores combatentes que os casados. O bispo Valentim se opunha a tal proibição e continuava a celebrar casamentos de modo secreto, mas que com o tempo acabou sendo descoberto, preso e condenado a morte. Durante o cárcere recebia presentes e bilhetes de jovens dizendo acreditar no amor e nesse mesmo período Valentim se apaxonou pela flha do carcereiro, que era cega mas milagrosamente Valentim devolveu a visão. Antes de partr para a morte dexou uma bilhete confessando seu amor por ela. Assim Valentim passou a ser considerado mártir e como a sua morte coincidia na véspera de uns rituais que eram feitos para assegurar a fertilidade das mulheres na Roma antiga, a data ficou marcada. No século XVII ingleses e franceses passaram a comemorar o dia 14 de fevereiro como o dia da celebração dos namorados e assim nasceu o Valentine's Day.

Como aqui no Brasil o São Valentim não é popular, mas sim Santo Antônio é considerado o casamenteiro, provavelmente a data do nosso Dia dos Namorados deve-se a esse fato. Há lenda de que o comércio queria lucrar com a época de baixas vendas no meio do ano e não admitia um dia de muitas vendas como este junto do Carnaval. Não sei a veracidade disso e considero como lendas mas que é uma maravilha para o comércio tal fato, isso é.

Embora não difira quase nada do nosso, o Dia dos Namorados do resto do mundo é uma simples troca de presentes entre namorados, sendo muito comum pedidos de casamentos também nesta data. Interessante como no Japão o comércio realmente interferiu na cultura e o que leva a crer que a lenda citada antes aqui no Brasil não seja tanta lenda assim, mas como ninguém confirma... Bem, no Japão, para assegurar as vendas, estabeleceu-se a cultura de no Valentine's Day as mulheres darem chocolates e/ou presentes aos homens, já que pelo restodo mundo parece que a mulher presentear o homem é um ato charmoso. Daí um mês depois os homens retribuem os presentes no White Day. Assim temos uma forma discreta de muitas garotas e mulheres declararem seu amor a algum homem e caso seja aceito o presente e receba a retribuição no mês seguinte, significa que o amor é correspondido. Algo até aceitável em uma cultura bem rígida, especialmente com as mulheres. Creio que isso que levou o povo a "comprar" a ideia e colocá-la na cultura local.

Bem, como estamos em um mundo globalizado, mesmo no Brasil há aqueles que comemoram o Valentine's Day. Então para quem tem a quem dar um presente, ou seja, tenha namorado(a), aproveite o dia para como uma desculpa para comemorarem juntos e tenham um dia feliz!

Pensamento do dia: O amor é cego, por isso os namorados nunca vêem as tolices que praticam. William Shakespeare

2 comentários:

Unknown disse...

Pelo visto a única forma deentrar em contato é por aqui, então lá vai...
Gostaria de obter algumas informações osbre esse estilo de desenhos e vídeos.
Aguardo então, quem sabe,um futuro contato.
Parabéns pelo blog.

Hidekee disse...

>Bruno:

Oi cara, se entendi bem vc quer saber o estilo das imagens que uso. Eu procuro sempre usar imagens de animes e mangas, entrando alguns jogos também. Basicamente desenhos no estilo oriental. Espero tê-lo ajudado e qualquer coisa é só comentar ^^