Não é de hoje que eu vinha tendo problemas problemas com internet. Recentemente foram problemas constantes de queda de conexão. Ficou assim por quase 6 meses e nada de a Velox dar uma solução definitiva. Até que hoje apareceu um técnico que além de ser inteligente estava com grande boa vontade e após uma análises minuciosas ele encontrou um problema no fio do telefone, na verdade problema de conector.
Mas a questão não é o problema de conexão que tive em si, mas o porque de a internet no Brasil ser como é. Por que devemos nos estressar tanto com a prestadora de serviço para ter um produto de qualidade pelo qual estamos pagando? Por qual motivo pessoas que tem condições de ter um serviço de velocidade maior que o vizinho ao lado tem mas quando se pede a empresa ela diz que o serviço não está disponível? Por que serviços wireless de larga escala, como o wimax, não foi popularizada? Por que a internet 3G dificilmente atinge a velocidade assinada com muitas pessoas? Estas e outras questões são que motivaram este tópico.
A internet, na verdade o serviço de internet no Brasil, é de uma qualidade muito aquém do que deveria ser, principalmente se o brasileiro, segundo várias pesquisas já demonstraram, é um dos povos que mais navegam na internet no mundo todo. Ou seja, cada brasileiro é um potencial consumidor que vai garantir grandes lucros as empresas provedoras de internet e serviços ligados a ela. Serviços de venda pela internet, com todos os problemas de distribuição e acesso, só aumentaram, incluindo vendas de produtos reais e virtuais, como músicas em mp3.
Tendo essas considerações eu fico a me perguntar o motivo de a internet ser tão ruim em qualquer parte do país. Conheço pessoas de todos os cantos da nação brasileira e todos eles tem sempre uma reclamação a fazer de sua internet, seja estabilidade, velocidade ou ambos. Isso sem contar com os famigerados shapes que aplicam no seu sinal, que a quem não tem conhecimento de como burlá-los, acaba tendo conexão irc, torrent e outros que estão fora do http básico prejudicados. Se uma pessoa assina um serviço de internet, ele teria direito a todos os tipos de protocolos existentes, mesmo que ameace sua segurança, como algumas empresas malandramente usam como desculpa.
Além disso, várias pessoas que assinam 3G, um serviço desgraçado que teria TUDO para ser um grande concorrente com as internets tradicionais, mas que no Brasil não é regulamentada, logo a ANATEL não tem como atuar (uma agência regulamentadora só atua no que é regulamentado) e os clientes ficam meio "a Deus dará". Conheço uma amiga que ela assina 1 mbps e recebe efetivamente 200 kbps SEMPRE! Já reclamou várias vezes e o próprio PROCON recomendou ela entrar na justiça. Torço que ela consiga vencer a ação, mas a verdade é que a pessoa fica jogada a sorte.
E estamos muito longe de atingir o nível de países desenvolvidos em matéria de internet, não pelos usuários, mas sim pelas empresas. Elas começam errado em estar agregando mais e mais clientes e não investir nada em infraestrutura. Esta cobiça é algo caro para quem é cliente novo e para os antigos, pois para ambos o serviço fica deteriorado. Além disso, existe a péssima mania de tratarem os clientes como idiotas. Não que todos devem saber de computador, mas quando encontram alguém que saiba, não se deve agir como um robo. Para que o técnico viesse aqui em casa foi preciso várias e várias reclamações. Era realmente necessário isto? Creio que não.
Quando tive a chance de estar nos EUA a trabalho, fiquei em uma cidade no interior do estado de Kansas e ali presenciei uma internet que pegava na cidade toda, via wireless. Você ainda poderia ter acesso por módicos dolares anuais, podendo cadastrar até mesmo video games. Cansei de ver gente indo ao Burger King com seu notebook de baixo do braço e comer lendo notícias na internet. Quando no Brasil chegaremos a tal nível? Duvido que seja em breve... Deus queira que eu esteja enganado e os empresários acordem para o futuro que já bateu a nossa porta a muito tempo mas não estão ouvindo-o bater!
Sorte do dia by orkut: Estude como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã
Mas a questão não é o problema de conexão que tive em si, mas o porque de a internet no Brasil ser como é. Por que devemos nos estressar tanto com a prestadora de serviço para ter um produto de qualidade pelo qual estamos pagando? Por qual motivo pessoas que tem condições de ter um serviço de velocidade maior que o vizinho ao lado tem mas quando se pede a empresa ela diz que o serviço não está disponível? Por que serviços wireless de larga escala, como o wimax, não foi popularizada? Por que a internet 3G dificilmente atinge a velocidade assinada com muitas pessoas? Estas e outras questões são que motivaram este tópico.
A internet, na verdade o serviço de internet no Brasil, é de uma qualidade muito aquém do que deveria ser, principalmente se o brasileiro, segundo várias pesquisas já demonstraram, é um dos povos que mais navegam na internet no mundo todo. Ou seja, cada brasileiro é um potencial consumidor que vai garantir grandes lucros as empresas provedoras de internet e serviços ligados a ela. Serviços de venda pela internet, com todos os problemas de distribuição e acesso, só aumentaram, incluindo vendas de produtos reais e virtuais, como músicas em mp3.
Tendo essas considerações eu fico a me perguntar o motivo de a internet ser tão ruim em qualquer parte do país. Conheço pessoas de todos os cantos da nação brasileira e todos eles tem sempre uma reclamação a fazer de sua internet, seja estabilidade, velocidade ou ambos. Isso sem contar com os famigerados shapes que aplicam no seu sinal, que a quem não tem conhecimento de como burlá-los, acaba tendo conexão irc, torrent e outros que estão fora do http básico prejudicados. Se uma pessoa assina um serviço de internet, ele teria direito a todos os tipos de protocolos existentes, mesmo que ameace sua segurança, como algumas empresas malandramente usam como desculpa.
Além disso, várias pessoas que assinam 3G, um serviço desgraçado que teria TUDO para ser um grande concorrente com as internets tradicionais, mas que no Brasil não é regulamentada, logo a ANATEL não tem como atuar (uma agência regulamentadora só atua no que é regulamentado) e os clientes ficam meio "a Deus dará". Conheço uma amiga que ela assina 1 mbps e recebe efetivamente 200 kbps SEMPRE! Já reclamou várias vezes e o próprio PROCON recomendou ela entrar na justiça. Torço que ela consiga vencer a ação, mas a verdade é que a pessoa fica jogada a sorte.
E estamos muito longe de atingir o nível de países desenvolvidos em matéria de internet, não pelos usuários, mas sim pelas empresas. Elas começam errado em estar agregando mais e mais clientes e não investir nada em infraestrutura. Esta cobiça é algo caro para quem é cliente novo e para os antigos, pois para ambos o serviço fica deteriorado. Além disso, existe a péssima mania de tratarem os clientes como idiotas. Não que todos devem saber de computador, mas quando encontram alguém que saiba, não se deve agir como um robo. Para que o técnico viesse aqui em casa foi preciso várias e várias reclamações. Era realmente necessário isto? Creio que não.
Quando tive a chance de estar nos EUA a trabalho, fiquei em uma cidade no interior do estado de Kansas e ali presenciei uma internet que pegava na cidade toda, via wireless. Você ainda poderia ter acesso por módicos dolares anuais, podendo cadastrar até mesmo video games. Cansei de ver gente indo ao Burger King com seu notebook de baixo do braço e comer lendo notícias na internet. Quando no Brasil chegaremos a tal nível? Duvido que seja em breve... Deus queira que eu esteja enganado e os empresários acordem para o futuro que já bateu a nossa porta a muito tempo mas não estão ouvindo-o bater!
Sorte do dia by orkut: Estude como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã
3 comentários:
Olá!!
outro post interessante!!
Eu vi numa notícia que a banda larga aqui no Brasil é um das mais caras do mundo, assim como telefonia celular!!
eu tenho speedy e como você, as vezes eu e todos que usamos a internet aqui em casa sofremos com a falta de consideração pelos usuários.
Pelo jeito que as coisas estão, vai demorar pro Brasil chegar ao nível do EUA (se bem que estão tentando com aqueles moden da Tim, Claro e Vivo)
Bom, só espero que algum dia (espero que ele não demore para chegar) o Brasil (operadoras) tomem vergonha na cara e mudem o serviço do que está hoje para melhor!!
gomen n.n'
como sempre falei d+
boa tarde
bye bye
vi a sua resposta no seu outro post
e não me lembro o nome do cantor, mais assim que eu lembrar eu te falo!!
bye bye
>Naty:
É, a internet é uma porcaria aqui no Brasil e o 3G das operadores de telefone são igualmente ruins, ninguém se salva não ç.ç
E sobre o tal cantor, fica tranquila XD
Postar um comentário