sábado, 10 de abril de 2010

IP Ban em Aika Online

Eu ando meio ausente de jogos online, embora tenha achado um tempinho para testar Allods (comento depois sobre o jogo pois estou BEM no início), então só agora pude confirmar o que havia lido ontem (ou anteontem) em um dos blogs que acompanho e que está até na lista de blogs ao lado: gPotato aplicou banimento por IP para quem é fora da América do Norte em Aika online.

Me senti na obrigação de anunciar isso aqui (embora ache que qualquer busca no google pode ser fácil de achar o assunto) por ter recomendado o jogo da própria gPotato. Mas provavelmente devem estar se perguntando o motivo deste bloqueio por IP. A resposta dada pela gPotato é que se trata de uma "simples" questão contratual. Ao que tudo indica ela só comprou na prática direitos de distribuição na América do Norte e não no "mundo" todo, ou seja, uma versão global como chamamos. A versão global será explorada por uma empresa para mim desconhecida e nem lembro o nome, muito provavelmente não irei nem arriscar até que tenha um bom tempo de OBT.

Daí vem a segunda pergunta óbvia: gPotato não sabia disso? Ninguém sabe informar pois a própria gPotato não se manifesta sobre esse "pequeno" detalhe. Se esta previsto no contrato eles agiram de má fé, já que o IP Ban veio após 2 semanas de abertas as vendas na loja de itens. Ou seja, quem mora na Europa e gastou dinheiro de verdade no jogo acabou sendo banido. Se não era previsto contratualmente (coisa que duvido) então eles tomaram uma rasteira bonita. O problema envolvendo o banimento deixou a imagem da empresa tão marcada que eles estão lembrando que nos outros jogos (Allods é da gPotato também) não haverá IP Ban, mas claro que a essa altura muitos estão com um pé atrás com a empresa, que sempre fez uma ou outra trapalhada em questão de jogos online mas nada demais até então.

O que isso implica no jogo em si é que vai reduzir muito o número de jogadores (player base) do jogo, ficando mais complicado o prometido 1000 vs 1000 em batalhas, que além das Prans era o charme de Aika. Uns dizem que saudável devido a eventuais lags entre jogadores de diversas partes do mundo em um único servidor. Em parte tem razão, mas não deveriam ter avisado previamente isso? E porque não fizeram como Dragonica, onde ao criarem mais servidores regionais os próprios jogadores migraram de um servidor para outro justamente para evitar lags? Jogadores não são estúpidos (embora muitos dão a entender o contrário) e não iriam insistir em um servidor lagado.

Além de tudo isso vem a última questão: porque os japoneses, que são tão chatos com restrição de IPs (vide que maioria esmagadoras dos mmos japas possuem restrição) não aplicaram essa restrição nos seus servidores? É algo realmente a ser pensado. Para mim é questão comercial, provavelmente uma falha de negociação, que resultou no desastre atual. Desastre porque eu mesmo ainda estou podendo acessar Aika, coisa que não deveria, mas muitos americanos não estão após a última atualização, fora bugs inexistentes que apareceram do nada nessa atualização. Ou seja, gPotato conseguiu estragar um potencial jogo online, pois manchou a imagem do mesmo e creio que dificilmente (especialmente quem perdeu grana) vai tentar a sorte em um servidor global de uma empresa desconhecida... Portanto vou tirar Aika do menu lateral e já aviso que tem link para Allods e o jogo que lembra WoW é na verdade diferente de WoW e me surpreendeu muito. Depois quando tiver mais tempo e mais experiência no jogo eu comento sobre ele aqui.

Pensamento do dia: O sucesso é relativo: é aquilo que quisermos fazer da confusão que fizemos das coisas. Thomas Eliot

2 comentários:

Elen disse...

Eu jogo, nao teve banimento para que jogava, so quem nao eh americano nao podera se registrar. Novas contas nao poderao ser feitas de outros paises. Eu vejo que eles realmente nao tinham como prever que as licensas seriam vendidas por tudo que eh continente tao rapido, ja tem servidor previsto aqui no brasil e em outros continentes.
Talvez as regras contratuais previssem a restriçao somente depois da venda das licensas o que aconteceu com certeza apos eles darem inicio ao closed beta deles.

Ja joguei outros jogos com restriçao de ip, aqui no brasil mesmo temos muitos servidores assim, hj em dia eh natural e realmente eh uma questao extritamente comercial, achar que eles fizeram isso de vontade propria eh muito teoria de conspiraçao!

Hidekee disse...

>Elen:

Claro que eles assinaram um contrato e não sabiam das limitações contratuais (y)

Já joguei muitos com restrição de IP tb, como os da ijji, tipicamente com limitação, mas eles SEMPRE deixam bem claro a limitação. Par amim foi uma falha e má fé, pois a promoção de Aika foi enorme. Mas tomaram um efeito colateral tão absurdo que a coisa de uma semana mandaram email chamando os jogadores antigos que abandonaram o jogo, como eu.

Aliás, demoraram mto tempo para decidir se as pessoas com cadastros antigos teriam suas contas mantidas, coisa de um mês creio.

E não tem nada de teoria de conspiração, só uma falha épica comercial, como deixei claro antes.