segunda-feira, 19 de abril de 2010

Allods Online

Allods é o jogo que havia comentado em outra postagem e ele já configura no menu lateral a um tempo já mas estava devendo uma espécie de review desse jogo e agora que pude usufruir de um certo tempo livre ontem posso dizer o que achei do jogo que é F2P, ou seja, não precisa pagar mensalidades para jogar.

Para início de conversa, sei que muitos WoW fanboys vão berrar que é um WoW Clone. Em parte não deixa de ser verdade, mas não tira o mérito do jogo ser bom. Claramente o jogo de origem russa foi muito inspirado em World of Warcraft, jogo que é adorado por muitos mas que peguei aversão com o tempo, especialmente pelos gráficos feiosos, que por acaso é inferior a Warcraft III.

Mas isso é minha opinião pessoal então deixo de lado aqui. Como nesse mundo nada se cria do nada, o próprio WoW teve suas influências, Allods pegou algo que já fazia sucesso e usou como base. Mas não simplesmente copiou, pois se fosse isso seria apenas mais um na multidão de clones por aí. Eles pegaram e deram uma incrementada, fazendo especialmente com gráficos bonitos, mais leve e menor ocupação em disco do que sua inspiração principal. E foram além, colocando uma história original no mínimo interessante, que permite expansões sem ficar costurando como uma colcha de retalhos os itens novos e mapas novos, tema steampunk presente no jogo. O resultado final me agradou e por isso irei falar do jogo. Então vou começar pelos elementos novos ou pelo menos um pouco diferentes para depois ir as similaridades e coisas já conhecidas.

O mundo de Allods origina-se de um planeta conhecido como Sarnaut, com seu maior continente chamado de Yul habitado por Humanos divididos em duas tribos, Elfos e Orcs com seus reinos, além de uma raça de seres pequenos e peludos chamados Gibberlings que viviam em uma ilha chamada Isa, além dos Arisen, humanos que viviam na região de Zem e passaram a seguir o Necromante Tep, tornando-se mortos-vivos com partes mecânicas em seus corpos. Todos viviam no planeta em certa paz até que a tribo de Aros, liderada pelo grande mago Tensess, chegou às ruínas do antigo reino de June, que desapareceu após uma misteriosa maldição. Lá nas ruínas eles lutaram com os orcs e os venceram, criando a civilização Kanian.

Com a nova civilização estabelecida, outro grande mago chamado Nezeb se levantou requerindo a liderança do povo, mas foi derrotado por Tensess e banido para o deserto de Zem, onde tornou-se líderes de uma tribo nômade chamada Ugra. Assim ele construiu um novo exército e voltou a lutar contra Kanian, tomando agora uma parcela de suas terras. Assim nasceram os Xadaganians e a inimizade entre Kanian e Xadaganians que iria perdurar por milênios.

Ao passar do tempo, um enorme cataclisma caiu sobre Sarnaut, fazendo o planeta ser despedaçado em várias pertas menores, criando os chamados Allods, na prática ilhas que flutuavam no Astral, espaço onde Sarnaut permanecia rodeado.

Os grandes magos então criaram formas de manter vida nessas ilhas e assim de certo modo manter a vida onde outrora fora seu planeta, embora o motivo do desastre sobre Sarnaut permanece um mistério até hoje.

Com o passar do tempo duas facções foram formadas: A Liga, liderada pelos humanos de Kanian, com Elfos e Gibberlings juntos com eles; O Império, liderado pelos humanos Xadaganians, seguidos pelos Orcs e Arisen. A Liga seguindo a visão mais mística para manter as Allods e seus navios que navegam pelo Astral, enquanto o Império seguindo uma visão mais tecnológica, oriunda da descoberta de como manter Allods sem necessidade de grandes magos, sendo esse lado mais steampunk, como havia citado no início.

Notem que assim como em WoW temos duas facções, mas não há uma proibição de criar em um servidor apenas personagens de um dos lados. Você pode criar tanto personagens da Liga quanto do Império no mesmo servidor. Só que personagens de uma facção não podem enviar ou receber emails dentro do jogo para a outra facção, o que tem certa lógica.

A interface lembra muito a de WoW também, sem grandes novidades ao meu ver nesse ponto. A jogabilidade também é similar, levando a quem já está habituado a WoW a se sentir em casa. Quem não está creio que só irá sentir a dificuldade de que o personagem não se vira automaticamente para o inimigo, logo você precisa estar voltado para o monstro se quiser acertá-lo e se defender.

O visual é bonito e notem que pelas imagens do jogo que estou colocando aqui já são bonitos, mas estas foram geradas em nível próximo do mais baixo no meu notebook, logo se tiverem computadores mais poderosos terão um jogo mais bonito ainda. Com um estilo de design mais ocidental, o jogo ainda agrada muitos fãs de MMOs orientais, até porque dá uma grande variedade de personificação e costumização de personagem. E 0 destaque fica mesmo pela variedade de roupas e equipamentos, que além de ter status variados, eles realmente mudam o visual de seus personagens.

Cada raça possui 8 arquetipos de classes, sendo que as classes mesmo são diferentes por raças e facções. Assim sendo o Healer humano da Liga conhecido como Cleric, será diferente do Healer humano do Império conhecido como Inquisitor. Isso somado a habilidades únicas de raça dá um gosto mais de RPG tradicional de mesa, como em WoW, onde creio que seja o maior charme que há no sucesso da Blizzard, além de chefes de área e de dungeon dando ótimos desafios.

Além disso temos que no jogo você não sobe de nível facilmente. Até que para chegar no nível 4-5 é fácil, devido a um tutorial que é por si uma história sendo contada de modo que sinta como se seu personagem fizesse parte da história do jogo, diferente de jogos como Perfect World por exemplo, onde você é apenas mais um no mundo e nem precisa saber porque seu personagem existe ali. Embora seja lento para subir eu afirmo que você não fica sem ter o que fazer, pois as quests presentes no jogo são muitas e variadas, tendo o tradicional matar monstros para pegar o drop até plantar sementes. Acho que isso me fez realmente gostar do jogo mais que outras características.

E a quem tem medo de que ocorra o mesmo que ocorreu com Aika e que do nada gPotato de um ban por IP, podem relaxar, pois a gPotato também detêm a franquia na Europa e provavelmente não será criado um servidor global, o que motivou a gPotato a aplicar o IP ban em Aika. Então é um jogo muito bem recomendado, que tem "apenas" 2.5 Gb após donwload, que não carece instalação, já que após pegar com o downloader o jogo é só clicar e jogar.

Pensamento do dia: Copiar o bom é melhor que inventar o ruim. Armando Nogueira

7 comentários:

Anônimo disse...

Nem vem falar mal de WoW senão apanha u___________ú

Natália disse...

Olá!!
que legal esse jogo!1
pena que agora por estar trabalhando não tenho tempo de jogar... e também porque eu enjoô fácil. u.u
Perdi 2 posts seu Ç_Ç
mais tudo bem...
você sabe mesmo como falar de um jogo hein? Ja deu para imaginar tudo...
Beijos, até mais

Leandro disse...

Ainda estou para testar esse jogo, mas acabo sempre por algum motivo não o fazendo hehe, mas não duvido que seja bem divertido!

Meu medo é começar a jogar e ficar viciado u.u

Ichigo Fujiwara disse...

ô inveja, vc tem tempo pra jogar D=

eu gosatei da fadinha <3 e do wall abaixo tb... apesar que o wall me faz ficar meio triste ._.~

Isto não é um blogueiro disse...

Olha cara, eu sei que você parece querer odiar WoW com todas as suas forças, mas dizer que os gráficos de WoW são INFERIORES aos de Warcraft 3 é um erro absurdo. Basta vc olhar aí uns screenshots de ambos os jogos pra ver que não está certo isso que você falou. ç.ç

Hidekee disse...

> Anne:

Incrível como é só falar de WoW (seja bem ou mal) que o blog bomba HUAHUAHUAHUAHUHAUHUA...

> Naty:

Pode comentar nos outros posts Naty, já falei xD

Jogo sem tempo não rola. Por isso que só jogo F2P pq é complicado para mim, mesmo qdo estou de bobeira no pc, tenho outras coisas a fazer.

> Trunks:

Deveria testar cara, vale a pena xD

> Ichigo:

Muito pouco tempo, mas devo ter mto mais que vc pelo que sei ç.ç

Pq o wall te faz ficar triste?! O.o

> Popo:

Olha só! É falar mal de WoW que ATÉ VC APARECE HUAHUAHUAHUAHU...

Então cara, não odeio WoW, tanto que como já falei com vc e vc sabe, tentei jogar. Mas eu vejo problemas no jogo e pronto.

Qdo o jogo foi lançado, ele tinha gráficos RUINS sim, basta procurar screens antigas. O problema que como coloquei isso ficou parecendo que estou falando do jogo como está atual, então beleza, uma falha que admito ter cometido. O jogo de hoje ainda me parece feio mas bem melhor que os polígonos que ele tinha até uns 2 anos atrás. Eu espero que ele melhore MTO na próxima expansão, que vi screens e promete deixar o jogo com cara de jgo atual. Aí sim ele lemlhorará para mim qto a gráfico. Mas... Não vou jogar pq não pago mensalidade por jogo ç.ç'

Anônimo disse...

Só uma correção: no server original da Blizzard, dá pra criar sim personagens das duas facções, tanto Horde quanto Ally. O problema é que a maioria dos jogadores utilizam servers piratas, então ficam com essa impressão de que é necessário ter duas contas.

Nesse Allods tem Battlegrounds e Dungeons? Acho estes dois um GRANDE diferencial do WoW. Mesmo não sendo tão bom quanto o original, dá pra se ter uma boa ideia de como é nos piratas. Mas Blizz é Blizz e Blizz é amor, fato. Se o Popo joga no original, sabe do que estou falando (L)

E sim, posts falando de WoW bombam MESMO! ;D