terça-feira, 21 de abril de 2009

A necessidade de um líder

Como havia citado ontem, com alguns estudos, reflexões e conversas se pode chegar a conclusão de que o ser humano é um ser que precisa de um líder, uma figura que possa estar a frente de um movimento ou um grupo social.

Note figuras emblemáticas, que mesmo não sendo efetivamente quem dita as ordens, elas acabam representando a liderança e personificando uma ideia sempre existiram. Isso acontece desde que o ser humano passou a ter consciência de oq ue é viver em sociedade.

É da natureza humana querer estar acima de outros, liderando-os e tendo poder de comando, ou se deixar ser comandado, aceitar ordens e decisões dadas por um líder. O segundo caso é na verdade o mais comum se pensar bem. É muito mais fácil aceitar algo que já foi pensado e repensado por outros do que fazer todo esse processo de trabalho mental. O primeiro é um caso que muitos tentam mas nem sempre conseguem, poucos tem o dom de oratória, liderança, carisma ou outras virtudes que definem um bom representante de um grupo social.

Por esses casos que quando se quer acabar com um grupo, um movimento ou qualquer coisa similar, ataca-se primeiramente o líder. Dificilmente uma revolta, por exemplo, continua quando seu líder morre. Em casos especiais, ele se torna mártin, mas daí é necessário que outro venha e ocupe lugar similar, nem que seja para estar sempre lembrando do mártin que surgir durante o movimento. Claro que sempre exista a chance de que o líder venha a manipular e usar seus seguidores, mas alguns desses seguidores podem até saber e ter noção disso mas concordar em se deixar ser manipulado.

Existem casos, de que o representante de uma classe ou grupo deve ser morto ou aniquilado moralmente para mostrar que tal grupo acabou ou está subjulgado. Como exemplo lembro o caso do último rei da França, que fora morto na Revolução Francesa para justamente mostrar como a era da corte havia acabado. Ele foi "julgado" como num teatro, onde todos já sabiam qual seria o veredicto, faltando apenas decidirem a pena, que na verdade sabiam até qual seria, mas como seria aplicada.

O mesmo se aplica para o caso de quando Robespierre havia instaurado O Terror e acabado com a liberdade de todos. Quando ele agiu de modo exarcebado e mostrou-se não ser dígno de confiança até por seus aliados, acabou sendo preso e condenado a morte. Isso era necessário mais uma vez para simbolizar que aquela era de terrorismo com o cidadão francês tinha chegado ao final. Entretanto, considero que isso foi realmente necessário para que os cidadão desse valor a sua liberdade. Isso de certo modo fortificou e uniu os franceses também.

Agora a parte mais interessante que essa parte da história pode ser vista (claro que não descaradamente) refletida no anime Code Geass, que ilustra esta postagem. Isso demonstra que nossa vida real muitas vezes parece ficção hahahahaha...

Mas finalizando a ideia principal da postagem, como o ser humano necessita ou de liderar ou de ser liderado, eu não vejo em meio reais e práticos aplicações de anarquia ou comunismo em larga escala. Vai totalmente contra a "natureza humana", por assim dizer. Veja o Brasil por exemplo. Todos que tem pelo menos algum grau de instrução e se liga em noticiários sabe que nenhum presidente comanda um país sozinho, mas o presidente é o líder da nação e mesmo que ele não comande sozinho, ele representa o governo atual da nação. Entretanto a maioria das pessoas, quando elegem um líder, esquecem que ele é também humano, podendo errar, se corromper ou agir de forma fraca. Um método de governar sozinho, como uma ditadura, uma monarquia ou outro forma de governo centrada em uma única pessoa, depende esclusivamente do líder, sem outros para ponderar, tem grandes chances de "desandar", pois no final das contas, todos somos humanos.

Sorte do dia by orkut: Os dias são longos, mas os anos são curtos

Nenhum comentário: