terça-feira, 14 de abril de 2009

Reflexão sobre história mundial

Estava revendo alguns fatos históricos anteriores, como civilizações que foram atacadas e destruídas mas depois de um tempo se reconstruiram e apareceram mais fortes.

É interessante notar que até a Segunda Guerra isso era comum, nessa pequena reflexão, como a própria Alemanha. Roma se me lembro bem, antes do próprio Império Romano também sofreu muito e se reergueu. Japão também seguiu pelo caminho similar após a Segunda Guerra, mas aí já havia um personagem extra que não foi atingido pela guerra e de que o Japão acabou dependente demais: Estados Unidos.

Tudo bem que o 11 de Setembro mostrou que nenhum país é isento sofrer ataques, já que até então os americanos nunca tinham sofrido com guerras externas em seu território. Por isso o tal dia em que as torres do WTC cairam ficaram para história.

Alguns dizem que ali foi o início da queda do império americano. A atual crise econômica mundial seria apenas um reflexo disso, onde países mais fortes, como Alemanha, não estão sentindo tanto quanto os americanos e isso deve refletir futuramente em uma queda do poder dos americanos no mundo, dando espaço a outra potência mundial.

Aí que tem outro detalhe que podemos aprender com a história é justamente o fato de que qualquer grande império, ou nação dominante, após um determinado tempo, começa a ruir. Não que seja algo pré-definido, mas seria algo como ela colapsar, não suportar sua própria estrutura.

Foi assim com vários outros países e nações, desde os mongóis a Alemanha Nazista e seus aliados, e agora podemos estar vendo os EUA ruir, já que a base deles era justamente a área econômica e que quase desmoronou. E nessa brincadeira, o Brasil pode ter uma representação importante, desde que não se deixem levar pelo famoso neo-liberalismo que quase estragou e vendeu o país ao FMI, fundo que agora o país está emprestando dinheiro. Por isso que afirmo e sempre que puder eu vou espalhar que votar nos tucanos é burrice para o país.

Seria interessante que todos pudessem sempre que possível rever um pouco da história, pois conhecendo história podemos evitar erros futuros. Se Hittler, por exemplo, não tivesse deixado de conhecer a história de Napoleão e como ele perdeu, não teria perdido a guerra da mesma forma que o francês de miniatura hahaha...

Sorte do dia by orkut: Algumas pessoas demonstram tanto respeito por seus superiores que não sobra nada para si próprios

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse negócio de civilizações que estão tentando se reconstruir é coisa de WoW *nerd*

:P

Hidekee disse...

>Anne:

Ainda bemq ue vc sabe que é coisa de nerd hauhuuahuahaahuah...