segunda-feira, 20 de abril de 2009

Toda história tem um lado desconhecido

Ontem estava assistindo History Channel, que minha irmã decidiu ver para ajudar uma aluna que está estudando sobre Revolução Francesa. Foi bem interessante porque ele resumiu e juntou coisas que eu já sabia e mostrou outra que desconhecia.

Fiquei bobo em ver que Robespierre, um dos idealizadores e almas da revolução contra o rei se corrompeu depois que o poder esteve em sua mão. Meio que um misto de sentimento de divindade e paranóia, ele de um idealista que era contra à pena de morte passou a um defensou árduo da mesma, chegando a mandar executar milhares de pessoas.

Também mostrou os massacres e barbaridades ocorridas durante a revolução, que começou com soldados do rei sendo empalados para mostrar o "poder do povo" mas que depois passou a ser um caos sem fim, com brutalidades e estupros promovidos pela população.

Isso tudo demonstra que muita gente ignora os fatos mais "sujos" da história, que em muitos casos nem são contados em livros de história, sempre mostrando atos tidos como "heróicos" como algo puro e virtuoso.

O próprio Robespierre, que auxiliou muito na elaboração da constituição, a qual muitas outras repúblicas se basearam, fruto do pensamento iluminista da época, considerano que todos os homens são iguais, base para os direitos humanos, acabou jogando para o lado depois de um tempo, suspendendo-a e impregando o que ele mesmo chamou de O Terror.

Sim, a república que que defendia a liberdade, igualdade e fraternidade depois de um tempo passou a aplicar a tática do terrorismo contra os próprios franceses, criando um ar absurdo de paranóia nacional, com vizinhos entregando outros e gente sendo denunciada e levada sumariamente a gilhotina por apenas não demonstrar entusiasmo da situação ou reclamar dos preços. Algo que é claro seria escondido da história "oficial" para não "confundir" a mente de quem estudasse sobre o assunto, pois é algo muito contraditório.

Vários outros fatos que foram mostrados só reforçam a ideia de que os seres humanos se deixaram livre por si só, acabam se destruindo e que comunismo e anarquia são mesmo coisas utópicas que nunca serão impregadas em larga escala como uma nação inteira.

Outra coisa interessante que também me levou a crer mais ainda que comunismo e anarquia são utopia é que o ser humano sempre busca ou se sobrepor a outros como líder ou eleger alguém como líder. Mas isso é assunto para amanhã, que inclusive eu vi GRANDES inspirações da Sunrise em fazer Code Geass nessa história da Revolução Francesa hahahahaha...

Sorte do dia by orkut: Se você quer ser amado, seja amável

Nenhum comentário: