quinta-feira, 12 de março de 2009

A culpa é sempre dos games

Ontem houve outro caso de massacre em uma escola promovida por um adolescente na Alemanha. Após um matar somente garotas que teoricamente o rejeitaram e professoras, o rapaz fugiu do colégio promovendo uma matança pelo caminho, para finalmente se matar.

Inicialmente essas coisas aconteciam somente nos Estados Unidos, mas com o tempo acontece em vários outros países desenvolvidos. Quem sabe um dia vire moda por aqui...

No entanto, geralmente os assassinos apresentam comportamento similar e e motivações parecidas, pois sempre foram quietos e exemplo de alunos, mas também eram vítimas de chacotas e dos bullying, muito famoso em Estados Unidos e Japão, e não sei se era antes na Europa, mas atualmente émuito discutido lá.

É sabido que pessoas que guardam mágoas e raiva quando estouram despejam tudo guardado de uma vez só. Existem casos extremos, como estes. Logo seria algo que merecia tratamento e acompanhamento psicológico quando percebessem casos de adolescentes com tais problemas, onde os professores, diretores e demais adultos deveriam inibir bullying e outras práticas similares para evitar que o pior acontecesse.

Ou seja, esses casos de massacre e desvios de carácter menos graves, são sim falhas da sociedade, sendo de educação, descasos ou cultural mesmo.

Mas como a maioria dos seres humanos não gostam de admitir os próprios erros é mais fácil jogar a culpa em outro ou outra coisa do que admitir os próprios erros.

Assim fizeram com o massacre de Columbine, onde culparam Marilyn Manson e até o filme Matrix, pois admitir falhas de ensino, educação, segurança com armas e tudo mais era duro demais para uma sociedade que se achava onipotente.

Hoje em dia a bola da vez são os games, sejam video games de consoles e de pc, online ou não. Cismaram que eles são responsáveis pelos adolescentes terem comportamento fora do certo da sociedade.

Na Austrália chegaram a acusar jogos de corrida, como Need For Speed e Gran Turismo, pelos jovens dirigirem embriagados e causarem acidentes de trânsito ou excesso de velocidade. Isso porque não querem admitir que a falha está em venderem bebidas alcoólicas para os jovens sem controle algum.

Esse caso do massacre na Alemanha, divulgaram que o rapaz disse na internet que estava com uma pistola e ia matar todos na antiga escola e logo depois divulgaram que "ele tinha em casa um jogo que vencia quem matava mais" como se fosse algo fora do comum!

Notem que hoje em dia, qualquer jogo para maiores de 14 anos incluem matar ou morrer, seja um NPC, um monstro ou outro jogador. Notem quantos adolescentes jogam esses jogos! Se isso realmente fosse motivo pelo o que aconteceu, hoje o mundo estaria um verdadeiro caos!!

É mais fácil culpar algo e censurá-lo do que admitir que tudo é culpa da sociedade. Outro dia mesmo ouvi uma reportagem que dizia que crianças hoje em dia apresentam depressão grave porque os pais depositam espectativas demais nelas, que acabam não suportando. Países como China e Japão, onde a cobrança pelo sucesso é maior que no ocidente, os índices de suicídios é alto. Lá também ocorrem assassinatos como esses, mas são menos divulgados e abafados, além de ocorrerem em menor escala, pois a maioria prefere mesmo suicídio.

Ou seja, ou a sociedade realmente encara os problemas de frente, pois crianças e adolescentes não podem continuar como estão sendo tratadas, ou as coisas tenderão a piorar.

Mas como não querem ver os próprios erros, é mais fácil jogar a culpa nos jogos eletrônicos. Então a culpa é sempre dos games.

Sorte do dia by orkut: Cuidado com o que você diz; entre aqueles que não dizem nada, poucos são os que ficam em silêncio

Nenhum comentário: