domingo, 29 de março de 2009

Vetorização

Vetorizar ou fazer um traço vetorizado, como tem sido chamado atualmente o trabalho de cobrir um trabalho de um artista com vetores e depois até mesmo alterá-lo, sempre sem fins lucrativos.

É isso que estou aprendendo atualmente, usando o Photoshop. Tem como usar outros programas, como Illustrator da Adobe, que dizem ser o mais indicado, mas o Photoshop também serve para isso e como geralmente quem faz isso faz edição de imagem, evita ficar trocando de programa toda hora.

Basicamente é coisa de fã para ter aquela imagem do seu artista que só tem disponível na internet de tamanho reduzido ou as imagens escaneadas são ruins. Aí como faz para ter um wallpaper bem limpinho? Ou ainda um poster para colocar em sua parede? Vetorizando a imagem!

Resumindo tem duas formas de vetorizar no photoshop, uma com paths e outra com shapes. Eu achava antes que daria no mesmo, mas não dá não. O com paths, vc vai cobrindo o traço e depois aplica um brush ou stroke, mas isso gera defeitos que a Chii, minha amiga, tentou me explciar mas não entendi na época. A outra forma, usando shapes, vc vai usando realmente vetor, ou seja, definindo um ponto e outro na imagem, se ela for ampliada ou reduzida, ela não terá diferenças de qualidade, sem ficar pixalizado.

Motivado por querer vetorizar uma imagem da Klan Klan que Tony Taka desenhou mas que além de ter uma qualidade limitada, é uma imagem bem ecchi, com a Klan Klan nua tomando banho com a Sheryl e Ranka. Elas no tamanho humano dela e a Klan Klan no seu tamanho de Zentradi, ou seja, com uns 16 metros de altura hahahahaha...

Mas a imagem é tão linda que quero vetorizar e colocar umas espumas no bico de um dos seios e fazer um wallpaper com ela, retirando também a Sheryl e a Ranka dali. Daí corri atrás de tutorial e lendo um comentário de um artista no deviantART cheguei nos tutoriais da tsukishoujo de como vetorizar. Tutoriais muito bons mesmo. Daí comecei a treinar e estou com linhas do cabelo dela prontos.

Também, a pedido da Misume, eu alterei o cabelo da Louise que aparece junto com Graham em um fanart, as duas imagens que postei no início, com a imagem original, com a Louise de cabelo curto e liso primeiro e depois com ela de cabelo ondulado. Fui completando e cobrindo um esboço que a Misume fez de como queria os cabelo usando shapes também. Depois pintei usando o mouse porque não tenho tablet hahahahaha...

Estou gostando muito de fazer esses trabalhos com vetor e sempre quis aprender isso. Agora não vou mais encher a Chii pedindo para ela vetorizar imagens para mim =D

Sorte do dia by orkut: A melhor maneira de se encontrar é se perder em benefício de outros

5 comentários:

Isasa~ disse...

xD eu admiro quem cosnegue vetorizar, parece que requer MUITA paciência! Mas que bom que voce ta desenvolvendo isso hideki, ja tava na hora xD mané ficar torrando o saco da Dani com isso uahuahuauhahuauhauhahua nao esquece de mostrar qdo terminar o/

Reika disse...

uau, boa sorte o_o

Chiizuda disse...

Principalmente pq eu ando mais pra k do q pra laXD

Anônimo disse...

Pow, queria eu saber vetorizar... acho tão lindo i_i'

Vem cá, tô querendo fazer uma assinatura de uma Blood Elf Mage pro fórum do servidor de WOW que eu jogo e já achei umas imagens legais. ENTRETANTO, não consigo fazer NADA³³³ que me agrade.

Dá pra me dar uma mãozinha? XD~

Hidekee disse...

>Isasa~:

Sim, tem que ter muita paciência e concentração. Por isso estou fazendo meu projeto da Klan Klan beeemmmm lentamente xD

>Reika:

Valeu xD

>Chiizuda:

HUAHUAHUAHUHAUHUAHUA... Você sempre andou assim Chii, não é novidade xP

>Anne:

É lindo mesmo, por isso estou aprendendo *-*~

Ué, manda para mim mulher. Só mostrar a imagem que troco uma ideias do que se pode fazer xD